Rodar linux no alienware

ola, gostaria de uma dica quero usar um linux no meu alienware com gtx 980m um notebook de 8 anos

• gostaria de leveza
  • bonito
  • drivers compativeis
    já mexo com linux mas, sou novato
    grato

acho que nisso seria legal o kubuntu,ja que o KDE e bonito,hoje em dia esta muito leve,o kubuntu tem uma boa acessibilidade a nvidia,fora que tem a basta LTS do ubuntu que e inegavelmente estavel

Rapais, leveza e bonito entra em conflito ai, a beleza pode ser necessário um toque de placa de vídeo.
É um ou é o outro.

acho que o ideal seria um xfce,pois tem facilidade extrema de customização,soq ele disse que e iniciante entao acho que e legal o KDE,soq o KDE usa bastante gpu dependendo dos efeitos de area de trabalho

Kde acho que nunca usei mas o xfce já estou acostumado

Acho q xfce seria ideal mesmo

Verdade tinha pensando nisso mas vai q exista algo kkkk

Bem, eu creio que o desktop Linux que melhor une esse ideal de leveza e beleza seja o XFCE, e por isso discordo da opinião do colega:

Dito isso, recomendo o Linux Mint ou o Zorin OS, pois ambos têm ISOs disponíveis com XFCE e facilitam a instalação drivers.

O Linux Mint tem uma versão com o ambiente MATE (eu não curto), que também é leve, e outra com o Cinnamon, que não é tão pesada, mas não é mais leve que as opções anteriores. Caso queira experimentar o Cinnamon, pegue a versão “EDGE” Edition.

O Zorin OS ainda tem uma versão com Gnome, que não é mais leve que o XFCE.

Depois dá uma olhada no canal LinuxScoop, ele faz diversas customizações de desktops Linux, inclusive com XFCE e que ficam bem legais. :ok_hand:

1 curtida

Poderia postar as configurações dele? Processador, RAM, e tipo de disco usado?
Pretende utilizá-lo na bateria ou na maior parte do tempo (senão todo o tempo) conectado à fonte?
Qual o modelo/série deste notebook?
Pergunto, pois tenho um Inspiron 5537 de 2013/14 com uma Radeon 8850M dedicada, i5 4XXXU, upgrade para 16GB de RAM, SSD para o S. O., e o bicho aguenta qualquer interface, sem problemas.

Dá uma conferida nesse meu projeto:
http://tigeros.com.br

1 curtida

Zorion achei interessante parece bem bonito

Fedora xfce, como uma customização da pra deixar bem bonito.

Quer algo bonito, solido, atualizado e refinado? Vou lhes dar algumas opções:
1 - Ubuntu 23.10 (Atualize para uma LTS assim que sair)
2 - PoP!_OS 22.04 (ISO com Nvidia)
3 - Kubuntu 22.04

1 curtida

Captura de tela 2023-12-14 201839
nvidia gtx980m

a modificação dele é nativa? ou tenho que baixar?

Eu entende da frase dele é que “da para deixar” significa que é preciso fazer para acontecer “bem bonito” ou seja do jeito que vem é feio.

1 curtida

tem que baixar,xfce na maioria das vezes vem bem cru(Menos no zorin lite)

Acho q o zorion conquistou meu coração kkkk

1 curtida

zorin os e uma baita distribuição,nao vai se arrepender

1 curtida

Em menos de uma semana vão lançar uma versão nova!

https://twitter.com/ZorinOS/status/1735740183256158446

Não precisa ter pressa, mas é recomendável atualizar.

1 curtida