Rodar linux no alienware

ola, gostaria de uma dica quero usar um linux no meu alienware com gtx 980m um notebook de 8 anos

• gostaria de leveza
  • bonito
  • drivers compativeis
    já mexo com linux mas, sou novato
    grato

acho que nisso seria legal o kubuntu,ja que o KDE e bonito,hoje em dia esta muito leve,o kubuntu tem uma boa acessibilidade a nvidia,fora que tem a basta LTS do ubuntu que e inegavelmente estavel

Rapais, leveza e bonito entra em conflito ai, a beleza pode ser necessário um toque de placa de vídeo.
É um ou é o outro.

acho que o ideal seria um xfce,pois tem facilidade extrema de customização,soq ele disse que e iniciante entao acho que e legal o KDE,soq o KDE usa bastante gpu dependendo dos efeitos de area de trabalho

Kde acho que nunca usei mas o xfce já estou acostumado

Acho q xfce seria ideal mesmo

Verdade tinha pensando nisso mas vai q exista algo kkkk

Bem, eu creio que o desktop Linux que melhor une esse ideal de leveza e beleza seja o XFCE, e por isso discordo da opinião do colega:

Dito isso, recomendo o Linux Mint ou o Zorin OS, pois ambos têm ISOs disponíveis com XFCE e facilitam a instalação drivers.

O Linux Mint tem uma versão com o ambiente MATE (eu não curto), que também é leve, e outra com o Cinnamon, que não é tão pesada, mas não é mais leve que as opções anteriores. Caso queira experimentar o Cinnamon, pegue a versão “EDGE” Edition.

O Zorin OS ainda tem uma versão com Gnome, que não é mais leve que o XFCE.

Depois dá uma olhada no canal LinuxScoop, ele faz diversas customizações de desktops Linux, inclusive com XFCE e que ficam bem legais. :ok_hand:

1 curtida

Poderia postar as configurações dele? Processador, RAM, e tipo de disco usado?
Pretende utilizá-lo na bateria ou na maior parte do tempo (senão todo o tempo) conectado à fonte?
Qual o modelo/série deste notebook?