estive pensando, é possível usar distro Linux no smartphone, Linux tem boa compatibilidade com ARM, existe emulador de Linux que funciona muito bem. entao pq diabos nao tem nada sobre instalar Linux no smartphone e jogar? se no emulador funciona bem rodando no próprio sistema deveria ficar ainda melhor, não é?
eu sei que é meio complicado mudar de sistema nos smartphones, mas queria ver pelo menos comparativos ou testes, não acho nada nem mencionando isso, tem até vídeos de teste em jogos no windows mas não achei no Linux…
quem puder me passar alguma informação sobre eu agradeço, comecei a me aprofundar em Linux recentemente.
Salve @DajyMadashiro, tudo bem contigo?
Eu já pensei várias vezes em como viabilizar conteúdos sobre Linux em smartphones, mas como você mesmo citou: eu precisaria comprar um smartphone somente para essa finalidade, já que durante os testes eu ficaria provavelmente sem poder usar minhas ferramentas de trabalho padrão.
Atualmente, a melhor experiência em smartphones é com jogos nativos para Android ou emuladores de consoles antigos. Jogos para PC precisam de várias concessões e adaptações para ficarem bem em telas pequenas, veja o exemplo do Steam Deck, por exemplo.
Creio que parte do motivo é o investimento necessário e por ser um nicho possivelmente muito pequeno. O Slackjeff tem vários conteúdos sobre Linux em smartphones, mas creio que jogos não seja a praia dele.
2 curtidas
Olá!
Rodar Linux desktop no smartphone não quer dizer que ele fará tudo com eficiência. Jogos requerem um nível de driver, stack gráfica e compatibilidade completa do soft para operar a GPU, vram e etc… ai está o maior problema. Conseguir esse nível de suporte rodando um Linux desktop em um smartphone.
Outra é você ter o conjunto de jogos nativos em aarch64 para desktop que acredito é bem reduzido. Daí você começa a cair sobre os emuladores e também sobre interpretadores pra trazer ABI x86 pra cima do ARM e a performance cai mais ainda e ainda sem acesso próprio e real à GPU do smartphone complica mais.
Isso falando de maneira bem rasa. De qq forma é só ver os avanços e dificuldades em SBCs como o Raspberry Pi 4/5 que aguentam muito e mesmo tendo uma grande comunidade, fundação e empresa junta nisso ainda não se tem o uso real da GPU por não se ter também toda a especificação técnica disponível ou mesmo que tivessem a licença pra usarem o driver proprietário que acessa toda a GPU.
Mais ou menos por ai a história…
2 curtidas
estive pensando que talvez seja uma boa usar linux em dispositivos arm naqueles casos de que a pessoa quer jogar, tipo se o emulador de PC esta funcionando relativamente bem em linux nativo não funcionaria melhor?
talvez em smartphones pessoais seja ruim mesmo, mas talvez em um portatil arm ou um smartphone só para jogos pode funcionar bem, mais uma vez considerando o que o emulador tem nos apresentado.
1 curtida
Um dos grandes desafios em plataformas RISC como o ARM e tantas outras é que manter a compatibilidade é muito complexo. Cada plataforma/produto pode implementar opções diferentes em relação ao hardware, o que torna quase impossível otimizar uma distro de forma genérica como é feito com o X86/AMD64 hoje em dia.
Eu não sei dizer, faz tempo que não testo nada neste sentido.
O “problema” do portátil ARM é a compatibilidade genérica como citei ali em cima, possivelmente por isso que preferiram usar X86 no Steam Deck, por exemplo.
2 curtidas
A questão é jogo nativo para Linux em aarch64/arm64.
Os consoles portátil tipo o SteamDeck e similares estão usando x86 que pega jogos de x86 e roda normal e quando o jogo é só para Win usa-se a base wine e ou se é de outra plataforma/console um emulador de consoles.
Dito isso, os consoles ARM vão seguindo passo similar pegando base do AOSP e rodando jogos com mais otimização vulkan e hora jogos de base arm64 que ja épara portátil. Quanto a usarem os jogos x86/x86-64 em um console ARM precisa fazer o mesmo trabalho que os smartphones usando emulação e interpretação com o agravante de ainda compatibilizar com binários para outra arquitetura.
Ainda, o maior problema continua sendo a questão dos drivers e suporte real ao hardware quando se fala dos consoles ARM. Acabam utilizando toda pilha foss que vem ganhando melhorias por engenharia reversa, mas vem exigindo força bruta demais de um equipamentos que não são a priori para isso. Como falei, consegue rodar, mas bateria vai pro saco, cpu esquenta nos limites, gpu fica sub utilizada e por ai vai.
De qq modo, mesmo nesse modo de força bruta já se tem biblioteca bem extensa de jogos e plataformas que se pode usar sobre computadores ARM, seja um smartphone poderoso, seja um SBC, seja um console portátil ARM. E novamente, observando que funciona melhor os emuladores e os jogos de Linux feitos para “Android”.
2 curtidas
obrigado pelas informações.