Rodar homelab em smartphone Android

Olá.
Penso em rodar um homelab em um celular Android (Redmi Note 11). Sei que tem como rodar em raspberry e afins, mas quero aproveitar o que tenho em casa.
Procurei alguns projetos como Mobian e postMarketOS, mas nenhum tem suporte.
Quero instalar o CasaOS ou Umbrel neste dispositivo. Alguém tem ideia de como fazer ou se é possível?

Agradeço desde já!

2 curtidas

Provavelmente para conseguir este feito, você precisaria instalar uma distro numa VM no seu celular, e dentro dessa VM, instalar o Docker.

1 curtida

Qual a melhor forma de fazer? Pode me auxiliar?

1 curtida

Estou fazendo alguns testes aqui, se funcionar, devo fazer um artigo sobre isso

2 curtidas

Limbo X86 PC emulator

Vc tem me ajudado muito com seus artigos, já ate marquei a sua cara de perfil.

1 curtida

Dá pra fazer isso sim.

Especificamente o CasaOS e o Umbrel você precisa do termux para conseguir instalar o debian, tem um app na play store que faz todo o processo para você.

Mas, caso queira, só com o termux você já consegue rodar muitas coisas, tipo um banco de dados MariaDB, Java JDK 17, Python3, etc.

1 curtida

Qual app uso para instalar o Debian? Se for facilitar, já tenho root.

Se fizer eu agradeço muito!

Não precisa de root, mas facilita a vida.

Procure por Andronix ou então UserLand.

bem,nn precisa (do root) só precisa selecionar entre X64 e X86 e dps o processador,quantos gb ram,nucleo do processador,boot por qual e dps a net,recomendo o termux e o projeto Udroid-ubuntu on android

Se vc tiver root pode tentar rodar o docker diretamente pelo termux, ele ja ta no repositório root.
Tem esse video do vegadata ensinando a instalar e configurar o ambiente.
https://youtu.be/qXzhbVF1GfI?si=mAilB717obOsL2_p

Tentei e não deu certo :frowning:

O aplicativo em questão que faz tudo sozinho seria o userland?

Tentei das formas que me informaram mas o android não tem suporte ao Docker de forma nativa

Sim, nós já sabíamos disso.
Precisa do termux e de root

Edit: Caso não queira ter root, precisará do termux e de alguns app que instale o debian através do termux.

Tenho ambos