Rodar DVDs de filme no Ubuntu 19.04 com VLC

Olá pessoas, bom dia! Instalei o Ubuntu 19.04 recentemente e estou com problemas para assistir DVDs no sistema. (O DVD em questão é O Rei Leão 3, naquela versão cinza). No Windows 10 era só colocar o disco e boa. Mas, não consigo assisti-lo no Ubuntu. Já instalei aquelas dependências para DVD (pesquisei na net antes de postar aqui) mas segue aparecendo esse erro:

image

No aguardo da ajuda de todos :smiley: PS: O sistema e os softwares estão atualizados

Será quie não está faltando a libdvdcss para rodar DVDs encriptados ou protegidos?

Tente instalar o pacote:

sudo apt install ubuntu-restricted-extras

Na dúvida, veja depois se existe a libdvdread3 na pasta:

/usr/share/doc/

Se estiver usando VLC via Snap, pode ser que ele já tenha essa função nativa. O mini tutorial acima serviria para a versão em deb:

sudo apt install vlc

Claro, você pode fazer tudo pela interface se quiser. :slight_smile:

Abraços!

Que honra, o próprio dono do canal respondendo minha pergunta! Continue com esse blog/fórum/canal tão bacana! Salva muita gente, haha…
Sobre o que você perguntou: sim, esses arquivos estão instalados, vide o print abaixo

O mais pode estar causando esse problema?

Na descrição desse pacote tem o seguinte:

“““
This software does not include libdvdcss2, and will not let you play encrypted DVDs. For more information, see https://help.ubuntu.com/community/RestrictedFormats/PlayingDVDs
”””

A propósito, para instalar um desses *ubuntu-restricted-extras tem que desinstalar o libavcodec57, por conta disso que eu nem testei. De qualquer forma, só precisei baixar o SMPlayer/VLC e DeadBeef/Audacious para o meu sistema rodar tudo que é arquivo de áudio e vídeo, não testei DVDs porque meu notebook não tem driver de CD/DVD.

.

Procurei pelo libdvdcss através do Synaptic e não encontrei essa biblioteca (somente menções a ela por parte de outros pacotes que a usariam se a detectassem instalada), será que ela já não é obsoleta? Fiz essa pesquisa no Kubuntu 18.04

.