Rocky Linux como desktop - um esboço de "passo a passo"

Olá a todos, após o anúncio do provável fim do Leap (ironicamente, voltaram atrás em relação ao 15.5 ser o último e farão um 15.6… mas isso só veio a tona após eu já ter migrado… :man_facepalming:), eu resolvi procurar opções de sistemas com solidez, poucas atualizações abruptas e que me transmitissem segurança no uso a longo prazo. Um candidato que me chamou atenção foi o Rocky Linux, de modo que passei a usá-lo no notebook após alguns teste em máquina virtual.

Fiz alusão à essa experiência noutro tópico e, como alguns colegas pareceram se interessar, resolvi compartilhar o meu “passo a passo” de configuração/poś instalação.

Instalei o GNOME (Lite Workstation), por ser mais enxuto, no meu notebook (Samsung Book NP550XDZ-KO4BR modificado) e segui os passos abaixo:

Preparação

Melhorar os downloads:

sudo nano /etc/dnf/dnf.conf (primeiro tem que instalar o nano, o sistema aqui é enxuto mesmo…)

max_parallel_downloads=6

dnf upgrade --refresh

  1. Habilitar o EPEL

sudo dnf config-manager --set-enabled crb

sudo dnf install epel-release

  1. Habilitar o RPM Fusion

sudo dnf install --nogpgcheck https://dl.fedoraproject.org/pub/epel/epel-release-latest-$(rpm -E %rhel).noarch.rpm

sudo dnf install --nogpgcheck https://mirrors.rpmfusion.org/free/el/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %rhel).noarch.rpm https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/el/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %rhel).noarch.rpm

  1. Habilitar Flatpak

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

  1. Instalar Codecs

sudo dnf install gstreamer1-plugins-{bad-*,good-*,base} gstreamer1-libav --exclude=gstreamer1-plugins-bad-free-devel (ffmpeg é opcional dependendo do uso de cada um…)

sudo dnf install lame* --exclude=lame-devel

sudo dnf group upgrade --with-optional Multimedia

  1. Suporte para arquivos comprimidos:

sudo dnf in file-roller zip unzip p7zip sharutils arj unrar (o gerenciador de compactação não vem instalado)

  1. Ajustes no Gnome

sudo dnf in gnome-tweaks gnome-extensions-app

  1. Para usar impressoras

sudo dnf in gutenprint gutenprint-cups system-config-printer-udev hplip (eu uso impressora HP, mas há pacotes para Epson, Brother, etc.)

Um último adendo, instalei também no meu desktop e notei um desempenho melhor com formatação Ext4, refiz a instalação no notebook e confirmei essa impressão.

E é isso, para quem tiver curiosidade e vontade de testar (e não se importar de usar o Gnome 40.4), acredito que vale a pena a experiência. Sobretudo para quem, como eu, usa bastante flatpak e não gosta de muito update “quebrando” extensões do Gnome.

Um abraço.

2 curtidas

40? Faz mais de 2 anos que lançou esta versão. Sei que o foco é para enterprise, mas não precisava de tanto.

E a próxima grande atualização do RHEL só sairá em 2025, viu.
Se a pessoa não quiser usar Gnome, dá para baixar outras DEs em versões bem atualizadas pelo EPEL.

É verdade, Kde salvo engano é a versão “LTS” e o Mate está na mais atual. Xfce ficou para trás recentemente já que está na 4.16.

De fato, está bem para trás. Mas, no meu uso, me atende bem.

Tem inclusive versões mais recentes de kernel, drivers, etc… Tanto no EPEL, quanto em repositórios “extra-oficiais” da comunidade.

Legal! Tenho algumas perguntas:

  • Qual foi o motivo de ter escolhido o Rocky ao invés do Alma?
  • A falta do spice te faz falta?
  • O que achou do XFS comparado ao EXT4 em mais detalhes?

A última versão do KDE é LTS, e o EPEL está fornecendo essa versão. O XFCE 4.18 tá no EPEL Testing.

Se a pessoa não for daquelas que gostam de instalar uns pacotes que se acham quase em canto nenhum, talvez ela acabe tendo uma melhor experiência com os clones do RHEL do que com o Debian Stable.

Qual foi o motivo de ter escolhido o Rocky ao invés do Alma?
Quando usei as duas lives mínimas achei o Rockylinux mais próximo de completar ao meu uso. O Alma mini vinha mais “mini”.

A falta do spice te faz falta?
Se for o que estou pensando, tecnologia de virtualização, eu não uso. Meu uso é bem “feijão com arroz”.

O que achou do XFS comparado ao EXT4 em mais detalhes?
No XFS eu percebia um pouco mais de lentidão durante o boot e ao abrir programas. Ao passar para o Ext4, a sensação não se repetia. Não cheguei a aferir pelo systemd-analyse pra cravar, ficou mesmo no feeling.

1 curtida

Nem me fale… Antes do openSUSE usava o Debian e quando fui atualizar do 10 pro 11 o apt enroscou de um jeito que acabei mudando não só de distro como de formato de empacotamento…

Nessas distribuições Red Hat/Fedora, incluindo o Rocky Linux, depois de adicionados os repositórios do RPM Fusion: free e nonfree, a instalação dos codecs pode ser feita pela gnome-software, bastar rolar a primeira janela que abre “Explorar” até o final e achar Codecs.

Pode-se ver até agora mesmo para ver se todos os codecs estão instalados.

1 curtida

Não acho que isso seja apenas sensação sua. Eu diria que o XFS é mais adequado para servidores por gerenciar melhor arquivos grandes. Em um uso de desktop normal o ext4 deve ser ligeiramente mais rápido.