Olá a todos, após o anúncio do provável fim do Leap (ironicamente, voltaram atrás em relação ao 15.5 ser o último e farão um 15.6… mas isso só veio a tona após eu já ter migrado… ), eu resolvi procurar opções de sistemas com solidez, poucas atualizações abruptas e que me transmitissem segurança no uso a longo prazo. Um candidato que me chamou atenção foi o Rocky Linux, de modo que passei a usá-lo no notebook após alguns teste em máquina virtual.
Fiz alusão à essa experiência noutro tópico e, como alguns colegas pareceram se interessar, resolvi compartilhar o meu “passo a passo” de configuração/poś instalação.
Instalei o GNOME (Lite Workstation), por ser mais enxuto, no meu notebook (Samsung Book NP550XDZ-KO4BR modificado) e segui os passos abaixo:
Preparação
Melhorar os downloads:
sudo nano /etc/dnf/dnf.conf (primeiro tem que instalar o nano, o sistema aqui é enxuto mesmo…)
max_parallel_downloads=6
dnf upgrade --refresh
- Habilitar o EPEL
sudo dnf config-manager --set-enabled crb
sudo dnf install epel-release
- Habilitar o RPM Fusion
sudo dnf install --nogpgcheck https://dl.fedoraproject.org/pub/epel/epel-release-latest-$(rpm -E %rhel).noarch.rpm
sudo dnf install --nogpgcheck https://mirrors.rpmfusion.org/free/el/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %rhel).noarch.rpm https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/el/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %rhel).noarch.rpm
- Habilitar Flatpak
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
- Instalar Codecs
sudo dnf install gstreamer1-plugins-{bad-*,good-*,base} gstreamer1-libav --exclude=gstreamer1-plugins-bad-free-devel (ffmpeg é opcional dependendo do uso de cada um…)
sudo dnf install lame* --exclude=lame-devel
sudo dnf group upgrade --with-optional Multimedia
- Suporte para arquivos comprimidos:
sudo dnf in file-roller zip unzip p7zip sharutils arj unrar (o gerenciador de compactação não vem instalado)
- Ajustes no Gnome
sudo dnf in gnome-tweaks gnome-extensions-app
- Para usar impressoras
sudo dnf in gutenprint gutenprint-cups system-config-printer-udev hplip (eu uso impressora HP, mas há pacotes para Epson, Brother, etc.)
Um último adendo, instalei também no meu desktop e notei um desempenho melhor com formatação Ext4, refiz a instalação no notebook e confirmei essa impressão.
E é isso, para quem tiver curiosidade e vontade de testar (e não se importar de usar o Gnome 40.4), acredito que vale a pena a experiência. Sobretudo para quem, como eu, usa bastante flatpak e não gosta de muito update “quebrando” extensões do Gnome.
Um abraço.