Quatro meses após o jogo Roblox remover suporte ao Wine e máquinas virtuais para aprimorar a acurácia da telemetria, temos o popular jogo oficialmente de volta. Para quem quiser usufruir o título, provavelmente o meio mais fácil é pelo Vinegar, software que viabiliza o Roblox via Wine de forma facilitada.
Irmão, gostaria de tirar uma dúvida sobre um problema que estou enfrentando.
Eu usava até unsdias atráso Grapejuice estava tranquilo, mas então parou do nada, logo instalei o vinegar.
Só que o jogo que eu gostaria de jogar (blox fruits) simplismente crasha no carregamento, aparece em tela “Roblox não está respondendo”.
Será que esse Vinegar é seguro?
Estou testando e notei que se você sair de um server e logo entrar em outro acusa que tem alguém entrando na sua conta (na real não é ninguém, é você mesmo!) ou então acontece um erro de memory dump.
Outro problema que percebi é que do nada o jogo tá rodando liso (até mais liso que no Windows , mais liso do que rodava antes com Grapejuice), mas do nada trava e para de responder, até pra forçar saída é difícil. Às vezes quando isso acontece volta a dar o erro de memory dump. Vi usuários do Windows também relatando o tal problema de memory dump, provavelmente ocasionado por alguma atualização ou quem sabe o anticheat Byfron, quem sabe?!
Tenho um amigo do Windows 11 que disse que não conseguiu rodar o Roblox sem ter que desativar praticamente todas as funcionalidades do Windows Defender (antivírus built-in da MS), pois o Byfron aparentemente não reconhece ele e faz o Roblox simplesmente não iniciar. Ou desativar as funcionalidades e fica inseguro pra jogar Roblox, eu você fica seguro e não pode jogar.
Para Resolver O Problema do Roblox Crashando, ou dando tela branca, usa o canal zavatarteam de vez do LIVE Q e a versão estavel do roblox, isso resolver esse problema, use a opengl ou vulkan para ter uma peformance suave, se o seu processador não ter avx, o roblox vai dar erro de memory dump, se tiver avx não vai acontece isso, não use o dxvk pq pode tomar ban no roblox, use opengl ou vulkan no vinegar q não tomara ban no roblox, zavatarteam tambem resolver o problema do roblox congelar depois de alguns minutos, se voce estar com o wine-8.16 ou mais recente, mesmo tendo avx dara o erro memory dump, use o wine modificado, chamado wine-ge-custom: Releases · GloriousEggroll/wine-ge-custom · GitHub, faz o vinegar iniciar somente nesse wine, se voce estar com o wine-8-15 não terá esse problema
o vinegar ta com um desempenho muito bom agora,testei no meu kubuntu e ta rodando dboa
apenas adicionando,tem um bug que faz com que quando vc mexa a visão usando botão direito o mouse vai junto e nao trava na visao,pra resolver isso mude o servidor grafico para xorg,pelo menos aqui funcionou
bom parece que o vinegar fez alguma coisa,ta com um desempenho muito melhor,hoje liguei o computador pra jogar e percebi que tinha sumido,foi na instalação via terminal,e parece que eles abandonaram o io.github(se nao me engano)e agora esta no repositorio 2,quando abri percebi uma fluidez muito grande,ouso dizer que ta pau a pau com o windows
Tá em qual repositório, de qual distro?
via flatpak
Quando vc falou, por algum motivo pensei que estivesse no repositório oficial do Ubuntu.
Pra mim está falando que minha CPU não tem extensão AVX, e isso é um requisito pra funcionar. Eu jogava no grapejuice de boa, quando dava.
Tem um jeito de resolver isso sem mexer no hardware?
que eu saiba nao,o grapejuice nao usava dxvk se nao me engano,so o vinegar que usa dxvk,tanto que e notavel a diferença de desempenho do grapejuice pro vinegar(pelo menos no meu PC)
Eu testei o Vinegar e achei ele mais rápido que a versão do Grapejuice, e menos cheio de configuração no sentido de clicar e jogar. Não precisa configurar nada (só se quiser). Achei que abre rápido inclusive, no mesmo padrão do Windows.
É uma pena que a empresa por trás do Roblox não crie uma versão oficial para Linux e no entanto prezou em fazer uma só pro macOS que nem é um bom OS para foco em jogos, diferente do Linux que até a Steam usa Linux no core do seu Steam Deck.