Rhino Linux, sucessor do Rolling Rhino Remix será lançado em 2023

Através de uma postagem publicada em 16 de outubro de 2022, e mais tarde atualizada em 01 de novembro de 2022 no site oficial do projeto, http.llamaz, Autor da distribuição “Rolling Rhino Remix” informou que a .ISO da distribuição lançada neste mes de novembro será a ultima e que estará se preparando no desenvolvimento de um novo projeto: o Rhino Linux, que será o sucessor do “Rolling Rhino Remix”.

O Rolling Rhino Remix, é uma distribuição baseada na versão mais recente no Ubuntu, mas que segue o conceito de rolling release usando os repositórios devel do Ubuntu, neste tipo de repositório se encontra os pacotes mais recentes e também pertencente as futuras versões do Ubuntu já em desenvolvimento.

Além dessa noticia o autor falou brevemente sobre a história por trás do Rolling Rhino Remix, além disso ele revelou que andou conversando com Ken Vandine, gerente de engenharia da Canonical, que comentou que a Canonical está trabalhando em um projeto em potencial, de ter uma versão Rolling Release oficial do Ubuntu, que será baseada nas versões LTS do Ubuntu mas utilizando Kernel mais recente.

Esse projeto da Canonical não é muito diferente do projeto Rolling Rhino, mesmo assim o autor do Rolling Rhino apresentou o Rhino Linux como sucessor do Rolling Rhino Remix.

Diferente do Rolling Rhino, que basicamente usa o Ubuntu padrão mais recente com os repositórios devel como fonte dos pacotes, o Rhino Linux vai além disso, já que adotará um outro ambiente desktop que será o XFCE e também vai incorporar a ferramenta Pacstall no projeto.

O Pacstall é um utilitário que tem como proposta trazer a mesma experiência do AUR do Arch Linux para o Ubuntu, trabalhando com arquivos conhecidos como pacscripts (semelhante aos arquivos PKGBUILDs do AUR).

O lançamento do Rhino Linux está previsto para 2023, o Rolling Rhino Remix vai receber suporte de 3 meses após o lançamento do novo projeto, quem quiser acompanhar as novidades e o desenvolvimento desse novo projeto o autor disponibilizou o link da comunidade do Discord.

2 curtidas