Revivendo o meu tablet antigo com uma LineageOS. Samsung Galaxy Tab E

Só estava afim de compartilhar mesmo. Essa é a primeira vez na minha vida que eu baixo uma custom ROM num aparelho. sempre vi vídeos na internet e achava legal, porém tinha medo de quebrar um aparelho. Bem, esse tablet usa por padrão Android |4.4.4 KitKat, já morto. A ROM é uma Lineage Os do android 7.1 Nougat.

4 curtidas

O proximo passo agora é rodar um servidor linux nele :sweat_smile:

4 curtidas

Eu acho que não aguenta não, mesmo fazendo root, e outras coisas, ta bom. Mas não tinha pensado nisso, vou tentar fazer depois.

1 curtida

LineageOS é bão demais, só uso ele no meu celular tem anos, leve e rápido, sem firula.

Tava querendo baixar no meu celular principal. Tem algum problema em relação a apps de banco tipo Nubank??? Galaxy A71, ainda bem que tem port oficial para esse celular, não aguento mais essa One UI 5.1 toda bugada!!

Será que 1 GB de RAM aguenta? Ta com zram de 512MB. E tem 8 GB de memória interna. Se eu conseguir fazer um servidor pra fotos tal qual um google fotos com ele, fechou. Daí eu to pronto para fazer talvez um ungoogled. Acha que o proton mail é bom??

Acho que para fotos vai pesar muito com 1GB so testando p saber, ai seria melhor instalar o cliente syncthing no celular direto sem servidor e syncar com outro aparelho principal e tal . Talvez ele aguente o syncthing como server ou algo parecido mas so testando mesmo,
1GB é suficiente para rodar o adguard-home ou pi-hole tmb so mais uma ideia de servidor leve.

1 curtida

Vou dar uma pesquisada a mais sobre isso. Aqui em casa também tem um Moto E5 que tem 2Gb, e mais armazenamento, dai talvez seja melhorzinho, mas como não é meu, vou ver se tenho permissão pra usar depois, e tentar fazer um servidor. Mas por enquanto, vou focar em algo mais leve mesmo, como mencionou. Valeu demais pela ideia! :grin:

Tem varios tutoriais como esse mas ja ta meio antigo.

1 curtida

Se vai usar como daily driver e não tem outro celular pra usar os apps de banco, eu lhe aconselharia gentilmente a desistir.

Infelizmente, o cenário de custom Android mudou muito nesse último ano, pelas mãos do Google. O Play Integrity (que os bancos e apps de pagamento NFC requerem), que antes era fácil de corrigir e usar em custom ROMs hoje em dia requer spoofing, diversos módulos no KernelSU/Magisk, além das malditas keyboxes, que você pode aplicar e fazer funcionar hoje (se conseguir achar alguma que funciona), e amanhã a keybox cair e deixar de funcionar. As desvantagens superaram em muito as vantagens.

Para o caso do Nubank, quando tentei utilizar em uma custom não certificada, o processo de verificação facial não conseguia capturar imagens em qualidade decente, impossibilitando o processo. Foi só voltar pra stock que funcionou.

Agradeça ao Google.

PS: alguns apps de banco específicos costumam funcionar sem problemas em ROMs não certificadas, como o Mercado Pago. Mas são poucos, e os pagamentos NFC não vão funcionar de qualquer forma.

1 curtida

Nubank, pelo menos aqui, é um dos poucos apps de banco que funciona com o Android totalmente seco, mesmo sem Gapps e MicroG. Não sei dizer para outros bancos. Outros apps que posso dizer que funcionam sem problema que uso aqui: Tidal, WhatsApp, Signal, Uber Lite. De resto só uso app do Fdroid, esses aí são os únicos da Play Store (uso o Aurora Store para baixar).

Uma coisa que dá muito problema no Android seco sem Gapps ou MicroG é o GPS, ele só utiliza o satélite sem a assistência toda da Google, aí fica bem precário as vezes. Como não dependo tanto de utilizar não sinto falta mas as vezes que precisei foi um pouco chato.

Um detalhe é que não uso root / magisk. Se usar Magisk o app do Nubank não funciona.

1 curtida

Se no caso for utilizar os gaps, funciona legal né? no mais, é so ele mesmo. lojas como shoope, kaboom, e outros eu acesso na web numa boa. jogos meio que tanto faz, já que hoje eu jogo mais pelo pc. WhatsApp era importante também, mas você disse que pega normal, então ta de boa mesmo. ferramentas aleatorias tipo que eu uso pra editar imagens acho que pega ok. Acho que o ponto forte seria mesmo em questão de banco, só uso nubank, e parece que funcina. acho que eu estaria preparado pra isso.

Mano quer fazer um teste para eu :grin:?
Se não puder não tem problema.
Esse app usa a camera trazeira do celular como webcam
queria ver se funciona em dispositivos mais antigos e se detecta a resolução correta da camera do seu tablet.

Connecta via cabo e libera a depuração usb nas config de dev do celular
e instala o adb tools no zorin
sudo apt install android-tools-adb

chmod +x scrcpy-x86_64_30fps.appimage 
./scrcpy-x86_64_30fps.appimage

posta o que sair no terminal se funcionar ou não.
video

Tem algo que da para fazer com um TAB 3 (SM-T111M) além de jogar na parede? kkk

Transforma em webcam de pc ou kindle se conseguir rodar um linux em vm ou container da p rodar muita coisa.

Foi mal, essa rom aqui não tem suporte a camera, porem aqui tem um galaxy young, com android 4 eu acho, pode ser??

Pode sim valeu por testar!

1 curtida