Confira os prós e contras que fazem do Edifier W800BT Plus a melhor opção “custo x benefício” para headphones bluetooth.
Caso ainda tenham alguma dúvida sobre o Edifier W800BT Plus, é só perguntar que terei prazer em responder.
bah leu meus pensamentos, estou procurando um fone bluetooth!
Ele é compatível com vários codec’s? testou com pipewire (por ter maior compatibilidade)?
Pois tem alguns codecs que deixam muito delay, ex:
caixinha de som h maston bt, aqui tem 1 opção que fica com menos delay
@fastos2016 Sim, testei com o Pipewire no Fedora 35.
Ele funciona com todos esses codecs abaixo:
Como a qualidade dos “HSP/HFP” é horrível, nem fiz muitos testes, mas com os codecs SBC e SBC-XQ a qualidade é excelente e o delay, de acordo com a minha percepção, é zero. Tanto pra ver vídeos no YouTube, filmes e séries nos serviços de streaming ou jogar os jogos que mencionei no artigo, problema nenhum com delay.
Detalhe que, ao selecionar o primeiro codec da lista, ele muda automaticamente para o “SBC”.
Quando eu usava um fone genérico da Multilaser, nunca fiz questão em usar o Pipewire. Mas agora, com esse fone, a diferença na qualidade do áudio, em comparação ao Pulseaudio, é gritante.
@Jedi_Fonseca uma pergunta, quando você está escutando música e se alguém te liga no Teams por exemplo que é necessário o HSP ele troca automaticamente para utilizar microfone? E quando desliga a ligação ele volta para a melhor qualidade ao voltar escutar sua música? Pois tenho que fazer essa troca manual.
Quanto à qualidade das almofadas? descascam rápido?. Tenho o modelo w855bt e descascaram e olha que sou cuidadoso.
Também achei a qualidade da espuma fraca (já realizei uma troca) e olha que guardo no case quando não estou usando. O preço para substituir não foi dos melhores, peguei no Aliexpress.
ótima review, estava mesmo procurando um novo fone pois todos os meus quebraram.
Não testei como Teams especificamente, mas com o Skype no Fedora 35 ele faz a troca automaticamente para o HSP e volta ao A2DP quando a chamada é encerrada. Lembrando que o Fedora 35 utiliza o Pipewire como servidor de som, então não sei como seria em uma distro que usa o Pulseaudio. Vou testar assim que possível. =)
Estou com o meu fone à 3 meses, tudo o que posso dizer é que, até agora, as almofadas estão perfeitas. haha
De qualquer forma, encontrei as almofadas desse fone pra vender na loja oficial da Edifier por 38 reais. Não me parece muito caro.
Tu também está utilizando o W800BT Plus?
@Jedi_Fonseca, sim tenho um já faz um bom tempo e também utilizo o Fedora 35. Na realidade eu tenho dois pois gostei tanto do primeiro que comprei outro 820…
Sobre essa troca automática alguma configuração específica? Pois quando não faço a troca manual para HSF o microfone não funciona.
A única alteração manual que eu fiz foi selecionar o codec SBC-XQ ao invés do “SBC”. Não faço ideia se isso tem a ver.
Me pergunto se o modelo do adaptador bluetooth possa ter a ver com isso. Acho que não, mas “vai saber”… Qual é o teu adaptador?
@Osiel Nesse caso, a única ideia que eu tenho é que tu teste no Skype. Ou já testou nele? Pq, por enquanto, ainda não testei em outros apps.
Se não tiver a ver com isso, vou ter que pesquisar mais pra tentar descobrir. E fazer mais testes em outros apps também.
@Jedi_Fonseca
Nunca testei no Skype somente no Discord e Teams tanto em versões Flatpak, RPM e Web.
E também testei com codecs diferentes conforme aquela lista da imagem anterior
Vou se consigo de alguma forma testar no Skype.
Você poderia colar aqui o conteúdo desse comando
sudo systemctl edit bluetooth.service
E o conteúdo desse arquivo caso existir
~/.config/pipewire/media-session.d/bluez-monitor.conf
OU
/etc/pipewire/media-session.d/bluez-monitor.conf
Enfim, entrei no Skype Web e fiz aquele teste de ligação, logo de cara não reconheceu o microfone pois estava no Perfil SBC-XQ, mudei para HSF e entrei na página novamente, microfone reconhecido e realizei a ligação com sucesso. Voltei para o minha música no Deezer e o Perfil continuou no HSF com a qualidade horrível, fui lá e mudei na mão novamente para SBC-XQ.
@Osiel Tu pode tentar com o codec aptX. Vai quê…
No Fedora:
sudo dnf install pipewire-codec-aptx
Depois:
É, também não foi. Até instalei do zero no meu notebook o Fedora e não mexi em nada só sincronizei o headphone e fiz o teste do Skype e nada. Percebi que na sua imagem está usando um mic USB, então você não usa o mic do headphone?
No dia a dia eu uso um mic USB. Utilizei o do headphone só para testar mesmo e logo desativei.
Estou testando a algumas horas, funciona bem no geral, mas alguns pontos negativos na experiência, que não necessariamente tem culpa do device:
-
tem um leve delay quase imperceptível para jogos, faz com que alguns sons do sistema as vezes fiquem cortados no começo, como o som para tirar printscreen (testei todos codec’s). Pode encomodar caso jogue CS ou outro jogo mais competitivo. Eu jogo muito warframe e não chegou atrapalhar, só estranha um pouco. O mesmo acontece com uma caixa de som H Maston bt.
-
tem um pequeno delay para ativar o fone ao iniciar o sistema, assim que iniciou fui as configurações e levou tipo uns 3 segundos para ele reconhecer e mudar automaticamente para o bluetooth.
-
As vezes ouço um som de notificação de conexão bluetooth (eu acho) creio que quando fica muito tempo parado sem áudio.
-
meu sistema/DE não informa por padrão a duração da bateria (Fedora Silverblue 35 GNOME 41.3)
Meu receptor bluetooth é o Orico BTA-403-BK.
Pros do momento:
- tem bom alcanse
- boa qualidade de som
- não precisa lidar com fios!
É cedo para falar, tenho que testar a duração da bateria e ver se vai me deixar na mão em algum momento, mas até agora estou satisfeito.