Review do sistema Q4OS

Confiram essa Review no canal do Leandro Ramos.
Q4OS - Primeira Review - YouTube

5 curtidas

É um bom canal. Sou inscrito dele. :wink:

3 curtidas

Sou fã do @anon49887285, também sou inscrito no canal dele e recomendo à todos que também se inscrevam. Ele apresenta os vídeos de forma simples, didática e com muita calma. Quanto ao vídeo do Q4OS, gostei bastante. Me surpreendeu pela leveza e me despertou o interesse em testar com as DEs do Xfce e do Lxqt.

3 curtidas

Muito obrigado pela indicação :slight_smile:

3 curtidas

Acabou de sair o novo Q4OS estável, o Gemini 4.6!
Baseado no Debian 11, com o Plasma 5.20 e a última edição do desktop ultraleve Trinity (uma derivação do KDE 3).
Agora com uma ferramenta própria que produz snapshots do sistema instalado e permite sua exportação para instalação em outras máquinas, unidades de armazenamento ou partições.

Nota de lançamento

1 curtida

O Q4OS é um “Debian com facilidades”. As facilitações chegam ao ponto de o sistema poder ser instalado (e removido) com um clique dentro do Windows.

Duas coisas me incomodam no Q4OS.

Uma é no projeto em si: não sabemos quem são seus desenvolvedores, nem quantos são. Os contatos são sempre feitos por um “Q4OS Team”. É certo que vários projetos em Linux apresentam seu pessoal, ou parte dele, só por pseudônimos (MX Linux, Linux Lite, Bunsenlabs…), mas isso ao menos nos faz perceber os indivíduos e o tamanho das equipes.

O outro incômodo é com o sistema. O Trinity é leve e rápido, mas está datado, mesmo sendo uma derivação do KDE 3 que incorporou atualizações. Hoje tem “concorrentes” ainda mais leves e mais bonitos e funcionais, como o Enlightment, o Moksha e os ambientes montados só com gerenciadores de janelas. Testei o Q4OS 4.6 Trinity em live e, dando-se os devidos descontos por ser live, topei com desempenho e consumo de recursos na faixa do Bodhi Linux e do Lubuntu. (Distro bem leve mesmo, sem ser minimalista, é o AntiX…)

De todo modo, a questão do ambiente gráfico é muito fácil de se resolver. Podemos instalar direto o Q4OS Plasma, e, ainda assim, o sistema aceita outros desktops: LXDE, LXQt, MATE, XFCE e mesmo Cinnamon e GNOME (enfim, o portfolio do Debian…).

1 curtida

Resenha do canal DistroTube:

Resenha em portuguĂŞs do canal TicoFanLinux: