Retroarch sem som e só acessando pelo terminal

Fala seus cheirosos, tudo certo? O negócio é o seguinte, estou querendo usar a versão flatpak do Retroarch no meu fedora com i3wm, pois a versão de dnf vem com poucos cores, então eu optei por usar a de flatpak justamente por ter mais cores, no entanto não sai som, sequer o pulse audio o detecta, ele não está mutado nem nada.
Ah e ele também não aparece no meu dmenu, toda vez eu preciso escrever sudo -i flatpak run org.libretro.Retroarch para jogar.
o que devo fazer para ativar os sons e acessar melhor o software? Ou ao menos uma maneira de adicionar mais cores à versão de dnf? Desde já, forte abraço.

Eu não curto o muito o dmenu, por isso eu instalo o rofi e coloco-o no atalho do dmenu com esse comando:

rofi -show drun

Eu acho que a visualização lista do rofi melhor para o meu uso, e aí com esse parâmetro aparece do jeito que você deseja (inclusive os Flatpaks), e sem precisar colocar o comando todo.

Quanto ao som, recomendo instalar o Flatseal para gerir permissões. Talvez precise mexer em algo. Eu custumo adicionar algumas permissões, e fica assim:


Screenshot_20220203_212247
Screenshot_20220203_212324

E tem também os drivers que o próprio emulador dá como opção:


O padrão parecer ser pulse e funcionou bem aqui, testei com o Super Mario World de SNES. Tente usar algum outro.

Bem, você comentou sobre o PulseAudio, mas, se não me engano o Fedora usa Pipewire, né? Eu uso aqui! Tive problemas uma vez com o jogo Shank 2 que tenho na Steam que não saia som, aí instalei o pacote lib32-pipewire e funcionou. Dá uma checada para ver se não é o Pipewire ao invés do PulseAudio

manito, brigado pela consideração.
consegui resolver…apenas precisava reinstalar.
enfim, valeu pela atenção

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.