Olá pessoal.
Sou novato neste forum e mais ainda no Lubuntu, o qual tem minha total gratidão por ter salvo a mim e meu fraquissimo “netbook” da positivo. Se nao fosse por este SO, estaria em maus lençois ou melhor, so com celular mesmo.
Enfim, estava assistindo um video bacana (mais um pra variar) do Diolinux no yt sobre iPv6 e, há algumas semanas, em outras plataformas, eu compartilhei uma boa experiencia que tive relacionada ao uso desse protocolo versus jogos retro multiplayer online NETPLAY.
Resolvi tambem compartilhar essa experiencia por aqui que pode ser util para quem curte retro jogos etc e está atrás do famigerado CGNAT porem possui iPv6 disponivel pela ISP.
É um pouco longo e tambem nao tenho certeza se está na área correta, caso negativo, por favor avise ou remova etc.
Do site: "RetroArch é uma interface para emuladores, motores de jogos e reprodutores de mídia.
Entre outras coisas, permite rodar jogos clássicos em uma ampla variedade de computadores e consoles por meio de sua interface gráfica elegante. As configurações também são unificadas para que a configuração seja feita de uma vez por todas."
Para iPv4, sem uso de relay servers (disponibilizado pelo pessoal do Retroarch), “atras” de um CGNAT não há condições de ser um host/conexão direta. Sem chance de criar uma sala própria no lobby.
Fica aqui meu agradecimento à equipe retroarch/netplay por disponibilizar Relay Servers no Brasil.
Resolvi tentar conectar-me via IPv6 pela primeira vez, o que, para minha surpresa, funcionou perfeitamente. Imaginando o quanto será pratico esse tipo de conexão num futuro ainda meio distante.
Então vamos lá. Escolhe-se o jogo, neste caso escolhi Seaquest da Atari meu favorito e também dos meus tempos antigos de infancia etc.
Segue para o menu do Netplay e cria-se uma sala sem o uso do Relay Server.
Depois verifique o ipv6 no próprio retroarch, ele informa no Menu Principal-Informações-Informações da Rede.
Observe o IPv6 que está em Interface e anote no papel.
Agora em outro PC ele pode estar dentro (LAN) ou fora da rede do primeiro (WAN), basta conectar na sala criada (desde que seja a mesma ROM e CORE) através do menu Netplay-Connect to Netplay Host.
Digite o ipv6 anotado anteriormente e pronto, a conexão é feita normalmente sem encaminhamento de porta, sem NAT, sem config de firewall ou Server Relay.
A conexão só ocorre se for assim porque de acordo com a Lista de Hosts, será Não Conectável, pois o lobby ainda nao considera ipv6 para mostrar as salas online.
Acredito que no futuro os técnicos poderão incluir salas que estejam online exclusivamente através de IPv6.
Para testar entre amigos, você precisa conhecer o IPv6 informado pelo Retroarch, e trocar essas informações via messenger, e-mail ou outra forma de comunicação. E ambos os ISPs com iPv6 disponíveis.
Empolgado, resolvi instalar o retroarch no meu celular Android versão 6. Conectei a internet do celular através do plano de dados da minha operadora (acho que todas ja oferecem suporte ao ipv6).
Testado com 3G e 4G
E para uma grata surpresa, é possível conectar seu celular como cliente e qualquer PC como host via IPv6 e jogar online.
O inverso também funciona.
Usei meu celular como host, anotei o IPv6 que o retroarch reporta e inseri no retroarch do PC que também está na internet com IPv6 e funcionou!! Obviamente com 4g e outros fatores o ping é alto mas para mim que já tenho uma certa idade, com dispositivos fracos antigos, fiquei impressionado com tal tecnologia.
O console foi o Atari 2600 via Stella Core com a lendário ROM Seaquest.
É trabalhoso pois não há como copiar o longo ipv6 e colar, tem que ser na unha… Mas vale pela experiencia, testes e curiosidades.
Embora que, mesmo pelo Relay Server o ping seja muito satisfatório, fica a dica para quem gosta de explorar configs, curte jogos antigos e quer jogar em multiplayer online, livre do CGNAT e de configurações de encaminhamento de portas.
Sempre que tenho tempo, estou online por lá testando trocando ideia etc, se alguem tiver interesse será bem vindo. Meu discord caso é rocket_launcher_first e as salas que crio normalmente começam pelo nome iPv6 test room via xxx ou yyy etc
Alguns links úteis:
Porta padrão do retroarch é 55435 então, para testar se ela está aberta via ipv6 (apos abertura da sala ou seja online), atraves deste site será possível:
Neste, é possivel checar o ping de varios lugares do mundo para seu dispositivo via ipv6:
Valeu.