Retroarch, diferentes versões!

Alguém sabe me dizer qual a diferença das duas versões? E como eu sei qual baixar? Pq o de tela preta roda muito melhor que a versão de tela azul.
Valeu!!!

1 curtida

A versão estável mais atual do Retroarch é a 1.9.0, então é essa que eu recomendo que você use.

A interface azul era padrão até pouco tempo. Recentemente, a interface preta se tornou padrão. Mas ambas estão disponíveis em ambas as versões e você pode trocar à vontade. Existe inclusive outras opções de interface, como uma verde, mais antiga. Mas a interface não altera o funcionamento do programa. Escolha a que você mais gosta.

2 curtidas

abre a loja de apps da tua distro, e instale a versão flatpak (flathub)

1 curtida

O site fala:

Não conhecia essa interface azul do Retroarch, muito bonita por sinal.

Agradeço a atenção.

Sim, no caso os Menu Screen as duas são 1.9.0 mas com certeza quando, ainda não sei o que ocorre, inicializa o de tela preta ele eh muito mais rápido.

Obrigado pela ajuda!!

Serio? Agradeço seu tempo!

Então só que ela eh extremamente lenta em PC antigos, tenho 2 Laptop pra rodar emuladores e quando dou azar de baixar a versão Azul, não sei o porque ela noa roda nem a pau… Vc baixou o seu por onde?

Sim, o flatpak que baixei agora pra rodar pra um amigo aqui veio a versão 1.8.4 mas a azul? vc sabe se eh só configuração?

Normalmente eu instalo pelo Flathub mesmo.

Blz! valeu!

1 curtida

Se você se refere, a aparência, são “temas”, você pode trocar em:

Settings - > Drivers → Menu

O azul é o XMB e o preto é o Ozone

3 curtidas

Thank you!

Natanael, grato pela compreensão! Era exatamente isso! Mas só pra encerrar e espero que ajude a outras pessoas. No caso aqui estou rodando em um Acer Aspire One Intel Atom 1.60Ghz, 2 MB ram. Com o menu em XBM, não consigo nem mexer na interface, já no Ozone, roda liso. não sei por que mas aconteceu isso aqui. Baixar a versão pelo FlatHub ainda esta na 1.8.4, ja pela apt-get (abaixo), desce a versão mais recente. Que reconhece melhor os Gamepads…
Agradeço a todos pela contribuição e pela ajuda!
Abraco!

sudo add-apt-repository ppa:libretro/stable && sudo apt-get update && sudo apt-get install retroarch*

Acerca das versões do Retroarch:

Versão do repositório do Ubuntu (.deb) e algumas distros baseadas nele:
Usa uma versão antiga, se não me engano é a 1.7.algumacoisa. Caso queira rodar a versão atual, terá que adicionar a PPA do Retroarch e instalar com o comando sudo apt-get install retroarch*. Depois disso pode baixar tudo pelo atualizador online do Retroarch (cores, databases, overlays, etc.).

Versão Flatpak (recomendado):
Funciona muto bem, por padrão permite atualizar o core e shaders, mas pode mudar diretório para baixar mais itens, embora seja desnecessário.

Versão snap:
É ok, porém alguns núcleos por agora ainda não funcionam, embora seja possível baixá-los. Todos os itens podem ser baixados pelo atualizador online.

1 curtida

Na verdade, não é bem assim:

E Arch, são as oficiais por assim dizer, as que recebem maior atenção, na versão do PPA a versão atual é a 1.90 sem contar que possui as nightly builds continuous que são literalmente as mais recentes possível

Mais ou menos, a versão flatpak é construida a partir da stable mais recente, o que a torna bem atualizada, mas internet a fora tem muita gente reclamando de problemas com a sandbox e bugs relacionada com a runtime usada , é uma roleta russa, pode funcionar ou pode ser uma decepção traumatizante

Concordo, marquei só pra não deixar de fora

E eu não conhecia a versão cinza!
image

2 curtidas