Boa tarde meus amigos! Estive usando Debian 12 no meu notebook secundário por aproximadamente 6 meses sem problema algum. Em vista disso, resolvi colocar Linux no meu notebook primário e no meu desktop. Vou contar minha experiência!
Comecei pensando: 6 meses com o Debian 12 no meu notebook fraco e nunca deu nenhum problema, adoro usar ele, amo a interface GNOME e quero muito abandonar o Windows (parcialmente) por causa da sua chatice de interface.
Resolvi então começar pelo meu notebook Dell Inspiron 5490 i7 16GB / 480GB.
Fiz dual boot com o Windows por ainda querer “testar” qual Linux eu iria me dar bem.
Instalei Fedora pois sempre ouço falar bem dele e usei a 37 e foi fenomenal comigo. Infelizmente bugou muito. Reinstalei e nada resolvia. O sistema ficava irresponsivo e travava toda interface. Nem ao menos fazia logoff.
Diante disso resolvi procurar outra distro “bleeding edge” e me deparei com OpenSUSE Tumbleweed. Resolvi tentar.
Primeira coisa que me chamou a atenção foram os snapshops configurados por padrão. Isso é uma mão na roda gigante (pois pelo que pesquisei, configurar o BTRFS com snapper no Debian, por exemplo, é extremamente complexo e não tenho esse conhecimento).
Instalei na VM e quebrei o sistema de propósito. Simplesmente dei boot numa snapshot anterior e fiz um rollback e tudo voltou a funcionar perfeitamente, achei maravilhoso. Então resolvi instalá-lo no SSD há 5 dias e não tive problemas. O notebook tem APU com NVIDIA, instalei os drivers e não tive nenhum problema, inclusive usando o Wayland.
Pelo que percebi, se não tiver nenhum problema “grave”, esse vai ser meu sistema do notebook primário a partir de agora. A experiência “bleeding edge” dele é maravilhosa.
Já no meu desktop (Ryzen 3600 / GTX 1660 Super) resolvi colocar o OpenSUSE TW também, porém a experiência não foi a mesma. No terceiro dia já deu uns problemas com o gráfico, glitches, travamentos, etc. Fui obrigado a removê-lo já que não tenho conhecimento e não queria ficar procurando soluções para isso.
Tentei X11 e Wayland e dava bastante erro, mesmo antes do sistema subir, enquanto aparecia os logs.
Com isso, resolvi colocar o Debian 12 também (que já conheço e considero um sistema incrível) no desktop. Foi uma maravilha! Infelizmente com a última atualização do Kernel não consegui instalar os drivers da NVIDIA, porém estou usando o nouveau sem problemas por enquanto (não jogo e não mexo com gráficos pesados, tipo edição de vídeo/foto). Espero que esse problema seja resolvido logo.
Infelizmente no desktop ainda sinto necessidade de alguns softwares do Windows que não há alternativas ou não se encaixam para mim no Linux. Por isso deixei com Dual Boot. Porém instalei o Win10 numa máquina virtual dentro do Debian usando o Virtual Box e consegui mexer em tudo que queria lá sem problemas, com uma fluidez mais do que aceitável. O que me leva a crer que breve retirarei o Windows do SSD, mantendo apenas o Debian 12 com o Win em VM.
Desculpem o post extenso, porém fico muito feliz com o progresso usando Linux, e a comunidade aqui sempre ajuda então quis compartilhar minha felicidade com vocês! ![]()
Segue algumas imagens:
Primeiro teste com OpenSUSE Tumbleweed no notebook em VM
Momento em que estava instalado OpenSUSE TW no notebook e desktop
Debian atual do desktop com Win em VM