Olá pessoal,
Estou criando um usuário para o meu irmão no meu Raspberry Pi para ele usar como servidor de arquivos/armazenamento, porém gostaria que esse novo usuário que estou criando para ele tivesse acesso única e exclusivamente a pasta /home dele e mais nada, o resto fosse completamente bloqueado para leitura/escrita/execução.
Mas o que me incomodou muito no linux é que pelo que entendi, a única forma de fazer isso é indo na raiz (/) e dando um “chmod 700” em absolutamente tudo, exceto o “/home” do usuário novo pro meu irmáo.
Mas isso me parece extremamente drástico, é como se eu quisesse mover um objeto pequeno até uma montanha mas ao invés de levar o objeto até a montanha eu trouxesse a montanha até o objeto (não sei se me fiz claro com esse exemplo
)
Enfim… a solução que procuro seria apenas restringir este único usuário ao invés de modificar por completo todo o sistema. Algo que afetasse apenas a este único usuário somente e o sistema continuasse normal sem modificação. Algum comando do tipo “Este usuário X não pode fazer nada além de ver sua própria pasta /home”.
Alguém teria uma ideia para isso ?