[Resolvido] Vulkan não funciona R7 360

Bom, o que vou perguntar aqui não é apenas uma dúvida, é uma falta de conhecimento em geral sobre um determinado assunto. Tenho uma placa de vídeo AMD R7 360, que até aonde eu sei é compatível com Vulkan, porém eu nem sei se de fato eu estou tirando proveito disso. Uso a Steam e tenho jogos tanto nativos quando via Steam Play, mas…

1 - Como posso saber se determinado jogo está rodando com Vulkan ou OpenGL?

2 - Uma vez que eu saiba, posso alternar entre Vulkan e OpenGL em algum jogo à fim de testar o desempenho?

3 - Recentemente instalei o Lutris pela primeira vez, porém sempre ao inicia-lo recebo uma mensagem dizendo que minha placa não é compativel com Vulkan, mas sei que é. Já tenho instalado os pacotes: “mesa-vulkan-drivers” e “mesa-vulkan-drivers:i386”. Tenho os drivers atualizados pelo ppa “Padoka”. Então por quê o Lutris não está conseguindo utilizar o Vulkan na minha máquina? O quê está faltando eu instalar?

PS: O Ricardo (CanalOCaraDoTi) instalou a Origin via Lutris e até rodou alguns jogos. Consegui instalar aquo também, porém ao tentar abrir apparece a mensagem de erro: “O aplicativo fechou” E nem mesmo abre. O quê imagino ser uma consequência do mesmo problema que mencionei anteriomente sobre o Lutris não conseguir utilizar/reconhecer o Vulkan no meu sistema.

Espero ter sido claro o suficiente nas minhas dúvidas. Desde já agradeço.

2 Likes

AMD R7 M265 precisa instalar Driver?

1 - Oi @Jedi_Fonseca, geralmente os games que rodam via Proton usando DXVK, e o DXVK usa Vulkan. Essa situação é verdadeira quando os games rodam em DirectX10 e DX11, quando o game é em DX9, geralmente é usado o OpenGL, ainda que aparentemente estejam sendo desenvolvidas ferramentas para fazer o DX9 rodar no Vulkan também.

2 - Sim pode, temos um artigo no blog sobre os parâmetros: https://www.diolinux.com.br/2018/11/parametros-de-inicializacao-uteis-para.html

3 - Recomendo conferir o How-To do Lutris: https://github.com/lutris/lutris/wiki/How-to:-DXVK
Acho que tem uns pacotes extras Jedi.

Depois comenta ai se deu certo :slight_smile:

Abraços!

2 Likes

só um complemento, tem jogos na steam que são apenas vulkan, como f1 2017 e rise of the tomb raider, outros tbm nativos podem ter a opção de mudar dentro do jogo ou no launcher…via steamplay usa o link do dio

3 Likes

Vou fazer os procedimentos como vocês disseram e depois volto para dizer os resultados. Vlw aê!

2 Likes

Bom, parece que encontrei qual é o problema, embora eu ainda não saiba a causa ou a solução. Como o Renato disse “Rise of the Tomb Raider” usa apenas Vulkan, então decidir instalá-lo para ver se roda, e ao tentar iniciar o jogo uma das mensagens de erro que eu tenho é basicamente a mesma do Lutris, de que meu sistema não é compatível com Vulkan. Seguem as imagens:

Como já disse antes, to usando os drivers Mesa atualizados pelo ppa “Padoka” e já instalei o Vulkan pelos comandos: “sudo apt install mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386”. Então não faço idéia porquê o Vulkan não está funcionando no meu sistema.

1 Like

Aqui mostra que tenho instalado o Mesa atualizado e o Vulkan.

1 Like

Acho que essa mensagem não tem a ver com o Vulkan, tem a ver com vc não estar usando Ubuntu.

1 Like

Misterioso o negócio hein Jedi… vc pode testar com outro game tbm, o Dota 2 roda em Vulkan e OpenGL, vc pode ver se algum game reconhece ou se são alguns em específico.

1 Like

@Jedi_Fonseca outra coisa que você pode fazer é tentar um benchmark: GitHub - vkmark/vkmark: Vulkan benchmark

1 Like

Clicou em continuar mesmo assim? E não foi?

1 Like

Blz, vou fazer o que o Dio falou e tentar esse Benchmark. Sim Renato, cliquei em Continuar mesmo assim e o jogo não abriu.

1 Like

Com esse vídeo vocês podem ter uma melhor noção do quê está acontecendo.

Tanto no vídeo quanto nos prints que mandei dá pra ver a minha biblioteca de jogos da Steam, Com exceção do Rise of the Tomb Raider, todos os jogos que estão nas categorias LINUX e LINUX (STEAM PLAY) funcionam perfeitamente no Linux.

1 Like

Tente usar o AMDGPUPRO: AMDGPU-PRO Driver for Linux® Release Notes | AMD

1 Like

É pessoal, alguma coisa ta muito doida aqui. Instalei o AMDGPU-PRO atravéz do link que o Dio mandou, agora toda vez que inicio o sistema aparece essa mensagem de erro:

Como vocês podem ver, o cinnamon não fica mais em seu modo normal. Ao clicar em “sim” a tela pisca e a mesma mensagem de erro volta a aparecer. Além disso, a Steam nem abre mais, quando eu tento abrir aparece o seguinte:

Ah, e como vocês devem ter percebido, o Print Screen também não funciona mais.

Será que o AMDGPU-PRO pode estar tendo algum tipo de conflito com o driver Open Source que estava instalado antes?

To pensando em tentar instalar o Ubuntu pra ver se funciona normalmente. Também to pensando se pode ser o caso de a minha placa de vídeo realmente não ser compatível com Vulkan, já que instalei tudo certinho e tanto o Rise of the Tomb Raider quando o Lutris insistem em dizer que o sistema não é compatível com Vulkan.

Além disso, há um tempo atrás instalei o GTAV e também não funcionou, exibiu uma mensagem de erro de DirectX não instalado, o quê aparentemente também foi causado pela falta do Vulkan.

Por fim, vou tentar fazer funcionar em outra distro (Ubuntu 18.04), e talvez no Manjaro também (pra sair um pouco da base Debian/Ubuntu e ver se funciona) e volto a postar aqui o resultado dos testes.

Enquanto isso, se alguém tiver mais alguma idéia de o quê pode estar acontecendo… haha

1 Like

Problema SOLUCIONADO!
Nem acredito que acabei de dizer isso…
Isso é o que a comunidade Linux tem de melhor, o que as próprias empresas fabricantes de hardware não fazem sempre tem alguém da comunidade que faz e ajuda todo o resto.

Sobre esse problema que mencionei acima de o Vulkan não funcionar na minha R7 360, o pessoal aqui do Diolinux tentou muito me ajudar, Dio, Renato, Ricardo, e infelizmente nenhum deles soube como resolver. Já estava quase desistindo de tentar e estava convencido de que teria que comprar outra placa de vídeo, quando hoje encontrei o seguinte vídeo no YouTube:

Foi “batata”! Foi só seguir as instruções do camarada alí que funcionou perfeitamente! O Rise of the Tomb Raider funcionou normalmente, o Lutris parou de exibir a mensagem de “Sistema incompatível com Vulkan” e até o GTA V começou a funcionar.

Pra resumir o assunto, “tudo” o que eu fiz foi baixar e instalar o seguinte Kernel do GitHub:

Então caso alguém tenha a mesma placa que eu, ou uma similar, e esteja tendo esse mesmo problema é só seguir atentamente as instruções do vídeo e correr pro abraço.

Caso alguém esteja lendo este tópico muito tempo depois e o vídeo que eu linkei não esteja mais disponível, basta entrar em contato comigo aqui pelo fórum mesmo que ficarei feliz em ajudar.

4 Likes