Bom, o que vou perguntar aqui não é apenas uma dúvida, é uma falta de conhecimento em geral sobre um determinado assunto. Tenho uma placa de vídeo AMD R7 360, que até aonde eu sei é compatível com Vulkan, porém eu nem sei se de fato eu estou tirando proveito disso. Uso a Steam e tenho jogos tanto nativos quando via Steam Play, mas…
1 - Como posso saber se determinado jogo está rodando com Vulkan ou OpenGL?
2 - Uma vez que eu saiba, posso alternar entre Vulkan e OpenGL em algum jogo à fim de testar o desempenho?
3 - Recentemente instalei o Lutris pela primeira vez, porém sempre ao inicia-lo recebo uma mensagem dizendo que minha placa não é compativel com Vulkan, mas sei que é. Já tenho instalado os pacotes: “mesa-vulkan-drivers” e “mesa-vulkan-drivers:i386”. Tenho os drivers atualizados pelo ppa “Padoka”. Então por quê o Lutris não está conseguindo utilizar o Vulkan na minha máquina? O quê está faltando eu instalar?
PS: O Ricardo (CanalOCaraDoTi) instalou a Origin via Lutris e até rodou alguns jogos. Consegui instalar aquo também, porém ao tentar abrir apparece a mensagem de erro: “O aplicativo fechou” E nem mesmo abre. O quê imagino ser uma consequência do mesmo problema que mencionei anteriomente sobre o Lutris não conseguir utilizar/reconhecer o Vulkan no meu sistema.
Espero ter sido claro o suficiente nas minhas dúvidas. Desde já agradeço.
1 - Oi @Jedi_Fonseca, geralmente os games que rodam via Proton usando DXVK, e o DXVK usa Vulkan. Essa situação é verdadeira quando os games rodam em DirectX10 e DX11, quando o game é em DX9, geralmente é usado o OpenGL, ainda que aparentemente estejam sendo desenvolvidas ferramentas para fazer o DX9 rodar no Vulkan também.
só um complemento, tem jogos na steam que são apenas vulkan, como f1 2017 e rise of the tomb raider, outros tbm nativos podem ter a opção de mudar dentro do jogo ou no launcher…via steamplay usa o link do dio
Bom, parece que encontrei qual é o problema, embora eu ainda não saiba a causa ou a solução. Como o Renato disse “Rise of the Tomb Raider” usa apenas Vulkan, então decidir instalá-lo para ver se roda, e ao tentar iniciar o jogo uma das mensagens de erro que eu tenho é basicamente a mesma do Lutris, de que meu sistema não é compatível com Vulkan. Seguem as imagens:
Como já disse antes, to usando os drivers Mesa atualizados pelo ppa “Padoka” e já instalei o Vulkan pelos comandos: “sudo apt install mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386”. Então não faço idéia porquê o Vulkan não está funcionando no meu sistema.
Misterioso o negócio hein Jedi… vc pode testar com outro game tbm, o Dota 2 roda em Vulkan e OpenGL, vc pode ver se algum game reconhece ou se são alguns em específico.
Com esse vídeo vocês podem ter uma melhor noção do quê está acontecendo.
Tanto no vídeo quanto nos prints que mandei dá pra ver a minha biblioteca de jogos da Steam, Com exceção do Rise of the Tomb Raider, todos os jogos que estão nas categorias LINUX e LINUX (STEAM PLAY) funcionam perfeitamente no Linux.
É pessoal, alguma coisa ta muito doida aqui. Instalei o AMDGPU-PRO atravéz do link que o Dio mandou, agora toda vez que inicio o sistema aparece essa mensagem de erro:
Como vocês podem ver, o cinnamon não fica mais em seu modo normal. Ao clicar em “sim” a tela pisca e a mesma mensagem de erro volta a aparecer. Além disso, a Steam nem abre mais, quando eu tento abrir aparece o seguinte:
Ah, e como vocês devem ter percebido, o Print Screen também não funciona mais.
Será que o AMDGPU-PRO pode estar tendo algum tipo de conflito com o driver Open Source que estava instalado antes?
To pensando em tentar instalar o Ubuntu pra ver se funciona normalmente. Também to pensando se pode ser o caso de a minha placa de vídeo realmente não ser compatível com Vulkan, já que instalei tudo certinho e tanto o Rise of the Tomb Raider quando o Lutris insistem em dizer que o sistema não é compatível com Vulkan.
Além disso, há um tempo atrás instalei o GTAV e também não funcionou, exibiu uma mensagem de erro de DirectX não instalado, o quê aparentemente também foi causado pela falta do Vulkan.
Por fim, vou tentar fazer funcionar em outra distro (Ubuntu 18.04), e talvez no Manjaro também (pra sair um pouco da base Debian/Ubuntu e ver se funciona) e volto a postar aqui o resultado dos testes.
Enquanto isso, se alguém tiver mais alguma idéia de o quê pode estar acontecendo… haha
Problema SOLUCIONADO!
Nem acredito que acabei de dizer isso…
Isso é o que a comunidade Linux tem de melhor, o que as próprias empresas fabricantes de hardware não fazem sempre tem alguém da comunidade que faz e ajuda todo o resto.
Sobre esse problema que mencionei acima de o Vulkan não funcionar na minha R7 360, o pessoal aqui do Diolinux tentou muito me ajudar, Dio, Renato, Ricardo, e infelizmente nenhum deles soube como resolver. Já estava quase desistindo de tentar e estava convencido de que teria que comprar outra placa de vídeo, quando hoje encontrei o seguinte vídeo no YouTube:
Foi “batata”! Foi só seguir as instruções do camarada alí que funcionou perfeitamente! O Rise of the Tomb Raider funcionou normalmente, o Lutris parou de exibir a mensagem de “Sistema incompatível com Vulkan” e até o GTA V começou a funcionar.
Pra resumir o assunto, “tudo” o que eu fiz foi baixar e instalar o seguinte Kernel do GitHub:
Então caso alguém tenha a mesma placa que eu, ou uma similar, e esteja tendo esse mesmo problema é só seguir atentamente as instruções do vídeo e correr pro abraço.
Caso alguém esteja lendo este tópico muito tempo depois e o vídeo que eu linkei não esteja mais disponível, basta entrar em contato comigo aqui pelo fórum mesmo que ficarei feliz em ajudar.