[RESOLVIDO] SDDM não carrega o KDE no Arch

Já abri esse tópico com [RESOLVIDO] porque de fato já resolvi, mas talvez possa ser útil a outros.

Ontem, o boot do meu Arch parou nisso que se vê (acima).

Para sair dessa, experimentei CTRL+Alt+F2, e vi que poderia me logar no Console Virtual nº 2, sem problemas. ─ Mas era Domingo, deixei pra lá. ─ Comandei # reboot, carreguei outra distro, e tratei de ser feliz. O bom do dualboot (ou multiboot) é que você escolhe a hora que preferir, para consertar.

Hoje, lembrei do assunto, pesquisei “arch linux boot kde” (ou algo assim), ─ limitado à “última semana”, pois meu TXT de anotações do Arch me lembra que atualizei pela última vez há 5 dias. ─ Alguns resultados referentes ao SDDM indicaram que o problema estava nele. Restringi a busca e verifiquei que o SDDM 0.19.0-1, instalado há 5 dias, era a causa do problema.

Também vi que o 0-19-0-2 já tinha sido imediatamente colocado nos repositórios, também há 5 dias. ─ Essa é uma das coisas ótimas do Arch. Basta entrar no Google, para saber como sair da enrascada (que é coisa rara, por sinal).

De volta ao Arch, CTRL+Alt+F2 para ir ao Console Virtual nº 2, login como root, # pacman -S sddm… Oops! ─ Esqueci de atualizar as informações do repositório, iria reinstalar a mesma versão. ─ # pacman -Syy, para atualizar as informações.

Agora, sim, vai instalar a versão corrigida.

Agora, sim, atualizar tudo que não atualizei no Domingo.

Tive exatamente a mesma coisa.

Eu instalei a versão bugada de noite (pouco antes de dormir), fui ligar o computador de manhã e tive isso. Quando dei startx $(which startplasma-x11) no TTY2 (iniciar a DE e Xorg sem gerenciador de displays) trouxe o resto do sistema normalzinho, já sabia que era esse o culpado.

E tava lá a atualização que corrigiu o bug. Tempo recorde.

1 curtida