(RESOLVIDO) Qual é a loja de aplicativos do Fedora?

fedora-29-e-fedora-3

Instalei semana passada o Fedora 30 LXDE, e não tinha um instalador de aplicativos (Nem o Synaptic tinha). Hoje instalei o Fedora 30 XFCE, e é a mesma coisa, não tem uma loja de aplicativos.
Qual é o instalador do Fedora?
Desde já, agradeço muito.

1 Like

Talvez isso possa te ajudar.
https://docs.fedoraproject.org/en-US/quick-docs/finding-and-installing-linux-applications/

2 Likes

Bem, pelo que eu vi, apenas o Fedora Gnome possui uma loja de aplicativos.

1 Like

O que eu entendi, é que se eu quero ter uma loja de aplicativos, tenho que instalar a gnome-software pelo terminal. É isso?

Você pode fazer isso, mas talvez alguns problemas de compatibilidade aconteçam.

1 Like

Então o padrão do Fedora é instalar tudo pelo terminal? Você já precebeu que eu venho do Mint, né?

Não, você pode instalar pacotes através de outros meios como o Synaptic.

2 Likes

Na versão principal com o Gnome se utiliza a Gnome Software, no spin do Plasma o Discover, em outros spins se utiliza a linha de comando ou o dnfdragora, que é semelhante ao Synaptic.

4 Likes

Tô com o dnfdragora aberto porque ele tá atualizando o sistema. Então é só eu aprender como instalar por ele? Ele é parecido o Synaptic???

Dá uma olhada na paǵina do github que você vai entender mais ou menos como funciona.

1 Like

Sim, parecido. Penso que o dnfdragora está para o synaptic assim como o dnf está para o apt. Você pode instalar quase tudo pelo dnfdragora.

4 Likes

mas também pode instalar a gnome software pelo terminal. Fiz isso no meu fedora 30 xfce. Mas nem todos os aplicativos listados na loja estarão disponíveis para instalação.

3 Likes

Valeu Pedro001, Drakofrost e Tnsampa pelas dicas. Agora é só fuçar e se aventurar por essa distribuição que todo mundo fala tão bem :smile:

4 Likes

Só toma cuidado com o dnfdragora, ele não mostra muita informações como o synaptic, pra você quebrar sua instalação é bem fácil, a gnome-software é um pouco mais segura nesse quesito, porém não lista tudo disponível no repositório, eu a utilizo em conjunto com o dnf para ter mais controle e não me acostumei com a ideia de reiniciar para instalar pacotes que não são críticos para o funcionamento do sistema.

1 Like

Vi q várias das opções estão listadas, o Fedora ñ tem uma loja de apps pq ñ faz customizações de pacotes, assim faria pouco sentido, uma vez q o padrão da distro é o Gnome e esse tem o Gnome Software, o Discover do Plasma KDE é suportado, como seria se outras DE’s tb o tivessem.
Para quem ñ usa Gnome ou KDE o dnfdragora faz o serviço. Eu mesmo nunca encontrei problemas com quebra com o dnfdragora, mas acabo fazendo muita coisa pelo terminal apensar de usar como padrão o KDE q tem o discover.
Acho q ñ sinto falta de uma loja, pq já tenho muita coisa instalada e tem umas versões já q só atualizo ao invés de fazer uma instalação limpa (fazia isso antigamente, apesar de ser mais rápido acaba precisando de mais cuidado com backup, tenho preferido o mais lento processo de atualizar direto q ñ tem trabalho nenhum).

1 Like