[Resolvido] Problemas para rodar GTA San Andreas no Xubuntu via Wine

Bom pessoal, boa noite, sou iniciante no linux não manjo muito, já tive um bom tempo Ubuntu e agora estou no Xubuntu devido às necessidades do meu HD estar cheio de badblocks… Mas enfim, estou tentando rodar gta san andreas que eu rodava no ubuntu aqui no xubuntu, instalei o Wine ok, peguei já várias versões diferentes do GTA SA, tanto ripada quanto não e não consigo rodar, na hora de executar o dito cujo aparece o erro ‘‘GTA Não encontrou placa de som instalada’’ Mas o som está ok, normal supimpa, já tentei com fone sem fone, já tentei mudar no controle de volume para todas as saídas possíves, não consigo… Se alguém puder me dar essa ajuda, agradeço muito…
Att, Felipe

Ta tentando instalar via Wine sem o Lutris, PlayOnLinux ou Steam?

Se sim, tenta instalar via Lutris. O PlayOnLinux anda meio que “largado”, mas esse jogo deve funcionar de boas por lá também.

Se não souber como usar o Lutris pesquisa lá nos canais Diolinux e Canal O Cara do TI que tem bastante conteúdo.

Além disso o jogo original funciona de boas pela Steam, é só clicar em Instalar.

Se mesmo assim não conseguir, fala pra gente aqui o que houve e vamos tentar resolver.

3 Curtidas

Acredito que não consigo jogar via Steam pois não é jogo original…
Bom, vou tentar via esse Lutris que eu não conhecia…
Agradeço pela ajuda !

Pelo que entendi esse Lutris é tipo uma Steam ? Com o jogo pirata eu não consigo rodar via ele…

Para rodar pela Steam, você só precisa adicionar o executável do jogo. Aqui um video ensinando. Esse erro ai, pelo que andei pesquisando, pode se tratar da falta da pasta “audio” ou de algo relacionado ao “Crack” do jogo. Não vou dar mais detalhes pois se trata de um jogo pirata.

Não, não é bem isso. O Lutris é tipo o PlayOnLinux, só que melhor. Tu viu os vídeos do Diolinux e Canal O Cara do TI sobre o Lutris? E sim, o Lutris roda game pirata.

Se vc quer muito o jogo, recomendo ficar de olho nas promoções, pois ele fica bem baratinho e daí vc não precisa rodar via Pirataria. Hj ele tá R$20 mas nas promoções ele pode chegar a R$5.

3 Curtidas

Beleza, tentarei via Lutris, sim vi os vídeos mas não entendi como coloco por exemplo meu jogo pirata alí, não me aparece essa opção…

Pois é, estou pensando nisso mesmo… Comprar original logo…

1 Curtida

Já fiz esses procedimentos, não resolve… Já baixei essa pasta de outros lugares, já tentei outros ripados, já tentei o full de 4gbs… nenhum resolveu, sempre o mesmo erro…

Melhor coisa que vc faz man, ai vc roda via Steam com o Proton. Aqui faço assim.

1 Curtida

Eu já rodei vários games piratas pelo PlayOnLinux, mas o trabalho que dá geralmente para instalar e o jogo e ele não ficar totalmente estável não compensa, comprei vários jogos totalizando apenas R$20 na Steam no final do ano passado, esse fim de ano com certeza irei comprar mais games :slight_smile:

1 Curtida

Pessoal consegui instalar via Lutris e foi que foi ! Agradeço a todos vocês aí que ajudaram em especial ao maninho Jedi_Fonseca que deu a dica do Lutris ! Eu achei estranho que na hora de instalar o Wine pediu para instalar uns pacotes que não tinha e dizia que era necessário mas me lembro de já ter instalado aquilo… Mas enfim, rodou 100% lisinho supimpeza total !
Muito obrigado a todos !

2 Curtidas

Acho que adicionando na whishlist (algo assim) da steam ele recebe a notificação de promoção

Não importa se o jogo é pirata ou não, o Wine/Lutris tentará rodar os executáveis para Windows no Linux como se estes estivessem rodando no sistema operacional para o qual eles foram designados. Todos os meus jogos piratas eu rodo via Lutris, como o GTA San Andreas que também tenho e o Skyrim.

O Lutris apenas automatiza algumas coisas para você, como voltar a resolução de tela para o seu tamanho original após o game ter sido fechado e implementação do DXVK.

Já vi que você conseguiu resolver o problema.

Deve ser o mono (implementação livre do .NET Framework pro Wine) e Gecko (implementação livre da engine do Internet Explorer com base na do Firefox para o Wine).

1 Curtida

na verdade tu pode sim instalar jogos piratas,o Lutris é uma interface bem mais amigavel que o Playonlinux(PoL)