[RESOLVIDO] Problemas na instalação do driver nvidia-390 no Arch Linux

Saudações,

Tenho um computador com uma placa de vídeo GT 730 e decidi instalar o Arch Linux nele. Pelo o que eu pesquisei, a placa GT 730 só tem suporte apenas para os drivers nvidia390 e então realizei a instalação pelo AUR utilizando yay -S nvidia-390xx-dkms.

Entretanto, no final eu sempre recebo a seguinte mensagem:

E o driver não é instalado e eu não consigo entrar no modo gráfico, ficando com uma tela preta.

Alguém possui alguma ideia de como resolver? Pesquisei na internet, mas apenas encontrei problemas relacionados a headers em mensagens de erro.

O pacote linux515-headers tá instalado? (pode ser que ele se chame linux-lts-headers)

2 curtidas

Beleza?

Você terá que ver até qual versão do kernel haverá compatibilidade dos módulos do driver. O driver 390 é mais antigo então precisa ver na documentação até qual kernel ele foi suportado. Kernel 5.15 é mais recente, então não deve conseguir subir os dkms nele a a partir dessa versão de driver.

Eu tenho um note com uma gt 730 e utilizo o driver 470 com o kernel 5.15.xxx não subi pro kernel 5.16 porque terei que ver se ele vai rodar os dkms, caso contrario terei que fazer downgrade novamente do kernel, então por enquanto deixo assim.

Se não me falha a memória o driver 390 deve chegar até o kernel 5.4 ou lts por volta dessa versão, mas para ter certeza vale a pesquisa.

2 curtidas

Acredito que vá até o 5.10, mas realmente só conferindo pra ter certeza

2 curtidas

O 340 que para no kernel 5.4.

Ao utilizar o Manjaro, da para voltar o kernel para a versão 5.4 e instalar o drive 340, depois pode atualizar para o kernel 5.8 sem problema.

Existe até uma forma simplificada via script que faz tudo isso para a gente:

Para o 390 vale a pesquisa sim. Indicaria o Manjaro, pela facilidade de fazer tudo graficamente, lembro que tentei por um tempo fazer isso no Arch mas esbarrei em uma séria de coisas que me impediam.

2 curtidas

Opinião.

Cada vez mais nvidia está acabando para o linux.
O suporte é muito fraco.

2 curtidas

Tudo certo!

Então, eu realizei a pesquisa e vi aqui no site da nvidia que eles resolveram problemas de instalação no Kernel 5.8. Então suponho que o último Kernel que tem suporte a esse driver é o Kernel 5.8.

Então eu terei de fazer um “downgrade” para o Kernel 5.8 em meu Arch Linux, é isso?

Não, para o 5.4. O 5.8 está como end of life (creio), provavelmente já o retiraram do repositório

Sim, se for para última versão de suporte para placa. Você pode utilizar o pacote

Contudo terá que fazer no kernel linux e linux-headers

1 curtida

Há múltiplas variantes da GT 730. A versão com GPU Fermi suporta apenas o driver 390. A versão com GPU Kepler suporta o driver 470. Resta saber qual é a sua.

Qual é o modelo exato (fabricante e modelo) da sua placa de vídeo?

4 curtidas

Se for Kepler/470 facilita bastante a vida, pois o kernel 5.15 dá suporte…

2 curtidas

Boa noite,

Tua informação foi de muita ajuda. Eu consegui resolver trocando a versão do driver para a minha placa.

Primeiro fiz:

yay -S nvidia-470xx-dkms

Mas obtive um erro de Headers faltando, então fiz:

pacman -S linux-headers

Baixei os headers e conseguir realizar a instalação dos drivers

Agora está tudo certo! Agradeço a todos do forum que me ajudaram :grin: :grin:

4 curtidas

Muito bem lembrado!!! A minha é Gt730M (K208) Kepler por isso roda no 470 com kernel 5.15.
Chegou a ver em algum lugar se o 470 sobe com os kernel 5.16?

1 curtida

Boa noite, amigo.

Eu consegui utilizar minha placa com os driver 470 usando Kernel 5.16 aqui no arch.

Acredito que você consiga fazer a atualização tranquilamente.

A minha também é K208 como a tua.

2 curtidas

É simplesmente impossivel usar mimha gtx1050 no linux …

Aqui eu uso uma GTX 1070Ti sem problemas. E o desempenho do driver proprietário não é diferente do que teria no Windows. A quantidade de funções disponibilizadas é certamente muito limitada quando comparamos com o driver de Windows, mas o suporte não me parece tão negativo do ponto de vista da funcionalidade em si.

Inclusive, é interessante observar que, até um tempo atrás (lá para a época das Steam Machines), os drivers de código aberto da AMD para GNU/Linux apresentavam um desempenho tão abaixo das versões disponibilizadas no Windows que a recomendação era comprar placas da Nvidia: Why you should avoid AMD and get a Steam Machine with Nvidia's GeForce graphics | PCWorld

Sim. E, como o suporte a esse driver acabou de ser interrompido (ou seja, é algo muito recente), novas versões do kernel provavelmente irão suportá-lo por muito tempo. A geração Kepler foi muito popular.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.