Tenho um computador com uma placa de vídeo GT 730 e decidi instalar o Arch Linux nele. Pelo o que eu pesquisei, a placa GT 730 só tem suporte apenas para os drivers nvidia390 e então realizei a instalação pelo AUR utilizando yay -S nvidia-390xx-dkms.
Entretanto, no final eu sempre recebo a seguinte mensagem:
Você terá que ver até qual versão do kernel haverá compatibilidade dos módulos do driver. O driver 390 é mais antigo então precisa ver na documentação até qual kernel ele foi suportado. Kernel 5.15 é mais recente, então não deve conseguir subir os dkms nele a a partir dessa versão de driver.
Eu tenho um note com uma gt 730 e utilizo o driver 470 com o kernel 5.15.xxx não subi pro kernel 5.16 porque terei que ver se ele vai rodar os dkms, caso contrario terei que fazer downgrade novamente do kernel, então por enquanto deixo assim.
Se não me falha a memória o driver 390 deve chegar até o kernel 5.4 ou lts por volta dessa versão, mas para ter certeza vale a pesquisa.
Ao utilizar o Manjaro, da para voltar o kernel para a versão 5.4 e instalar o drive 340, depois pode atualizar para o kernel 5.8 sem problema.
Existe até uma forma simplificada via script que faz tudo isso para a gente:
Para o 390 vale a pesquisa sim. Indicaria o Manjaro, pela facilidade de fazer tudo graficamente, lembro que tentei por um tempo fazer isso no Arch mas esbarrei em uma séria de coisas que me impediam.
Então, eu realizei a pesquisa e vi aqui no site da nvidia que eles resolveram problemas de instalação no Kernel 5.8. Então suponho que o último Kernel que tem suporte a esse driver é o Kernel 5.8.
Então eu terei de fazer um “downgrade” para o Kernel 5.8 em meu Arch Linux, é isso?
Há múltiplas variantes da GT 730. A versão com GPU Fermi suporta apenas o driver 390. A versão com GPU Kepler suporta o driver 470. Resta saber qual é a sua.
Qual é o modelo exato (fabricante e modelo) da sua placa de vídeo?
Muito bem lembrado!!! A minha é Gt730M (K208) Kepler por isso roda no 470 com kernel 5.15.
Chegou a ver em algum lugar se o 470 sobe com os kernel 5.16?
Aqui eu uso uma GTX 1070Ti sem problemas. E o desempenho do driver proprietário não é diferente do que teria no Windows. A quantidade de funções disponibilizadas é certamente muito limitada quando comparamos com o driver de Windows, mas o suporte não me parece tão negativo do ponto de vista da funcionalidade em si.
Inclusive, é interessante observar que, até um tempo atrás (lá para a época das Steam Machines), os drivers de código aberto da AMD para GNU/Linux apresentavam um desempenho tão abaixo das versões disponibilizadas no Windows que a recomendação era comprar placas da Nvidia: Why you should avoid AMD and get a Steam Machine with Nvidia's GeForce graphics | PCWorld
Sim. E, como o suporte a esse driver acabou de ser interrompido (ou seja, é algo muito recente), novas versões do kernel provavelmente irão suportá-lo por muito tempo. A geração Kepler foi muito popular.