[RESOLVIDO] Preciso de ajuda: sobre compatibilidade de distribuições linux em notebooks

Olá, eu tenho um notebook que tem um processador i3 1115g4, comprei recentemente e ele veio com windows, se eu instale-se algum linux daria alguma problema com performance? um processador pode ser mais compatível com certas distribuições? especificamente o meu processador teria um melhor desempenho no windows ou no linux? e sobre os drivers? e coisas bestas como a webcam e touchpad, eles iriam funcionar no linux?

se quiserem podem recomendar leituras ou algum tipo de conteúdo para que eu possa entender mais sobre.

Ola!
Sejam bem vindo.

Para ter retorno com respostas mais assertivas compratilhe conosco mais informações sobre o seu notebook:

. marca e modelo completo;
. processador, quantidade memória ram, hdd (ou ssd) se 1 ou mais
. placa de rede wifi
. se possui bluetooth

Etc.

Talvez você abrindo o Propriedades de dispositivos no Windows printar a tela e enviar com as informações dos periféricos.

Pontos geral, utilizar dual boot (win e linux) não faz o notebook ficar mais lento, e sobre performance é relativo ao modo como você utiliza e o que você utiliza.
Em situações normais como trabalho de escritório normalmente um sistema linux recomendado para o hardware se sai melhor.

Para ir pesquisando, tem um site interessante que mostra diversos periféricos e tal em sistema linux quanto a compatibilidade: https://linux-hardware.org/

Envia ai e vamos avançando.

3 curtidas

Notebook Samsung book 550xda kv3
Processador intel i3 1115g4 11th
Memória RAM 4GB 3200mhz (quero fazer upgrade// +4gb)
nvme 256GB

Rede wireless Wi-Fi 802.11ac

Bluetooth versão 5.1 Intel(R) Wireless Bluetooth(R)

eu achei o modelo do meu notebook no site que tu deixou o link, eu irei dar uma olhada e aprender sobre dual boot

1 curtida

Olá :vulcan_salute:

Essa é a pergunta de “1 milhão de dólares”, só testando pra ver, pois geralmente as distros variam de performance por existirem diversas variáveis tais como versão do kernel e drivers.

Recomendo dar um espiada na saga do Dio testando várias distros no mesmo notebook e verá que existem algumas diferenças. O vídeo mais recente no momento é ele testando o openSUSE: https://www.youtube.com/watch?v=uLoXxCoX31Y.

Nada é absoluto nesse assunto, mas, EU percebo e tendo a acreditar que, quanto mais recente o kernel, drivers e pacotes em geral, melhor será a performance, sendo assim, eu recomendo usar o Arch Linux, pois, é uma distro de desenvolvimento constante (Rolling Release) e que está sempre com os pacotes mais novos (Bleeding Edge).

De novo, nada é absoluto, mas geralmente quanto mais recente o hardware, melhor é usá-lo com kernel e drivers mais recentes, não que não se deva usar versões passadas, mas talvez seja melhor usar versões que ainda recebem suporte.

Então… de novo, são muitas variáveis, teste o que for possível e tente fazer até benchmarks se puder.
Não que jogos devam ser a única métrica, mas dê uma olhada nesse canal: Bero Tech. Ás vezes ele compara desempenhos com o Windows.

Geralmente tudo funciona muito bem (“plug and play”), mas podem haver certas distros, como o Debian, que não entregam em algumas ISOs o tal driver proprietário que faria, por exemplo, a sua placa de rede Wifi funcionar, e aí depende do usuário instalar o pacote correspondente do driver para funcionar.

Faça isso! Pois, caso algo dê problema ou não queira mais usar, é só voltar.

2 curtidas

Como o @Mateus_Santos é iniciante em distros, eu sugeririra uma distribuição que acabou de sair, como alguma variante do Ubuntu 22.04 (o Kubuntu é uma excelente opção), o OpenSUSE Leap 15.4 ou, caso se opte por um sistema de atualização contínua (rolling release), o Manjaro (aí qualquer uma das versões oficiais te servirá bem). O Arch, apesar de muito boa, não é lá muito amigável com quem acabou de chegar no mundo das distros Linux

2 curtidas

alguns meses atrás eu instalei arch em um notebook muito ruim da posi pq ele demorava muito pra ligar, ficava horas na tela “POSITIVO”, eu tinha que esperar ele superaquecer e tinha que dar uma porrada na tecla F2 pra entrar na bios, percebi que na bios ele ñ travava mas no windows e qualquer linux com interface gráfica travava, então eu usava arch sem GUI, usei por uma semana e ele morreu de vez mesmo (ñ aprendi muito), tenho uma paixãozinha pelo arch pq quando digitava naquele terminal parecia que tava em 60fps kkkkkkkkkk

to preocupado com esse notebook novo, caso eu perdesse uma performance significativa ou estragasse seria o fim da minha vida eu acho

1 curtida

Você tem que usar distribuições que use a interface gráfica XFCE, você pode testar as distros sem precisar instalar, pois elas rodam diretamente do pendrive, assim você pode ver se seu hardware é compatível, que provavelmente será. É preciso saber que o desempenho do sistema rodando diretamente do pendrive é bem menor do que quando instalado. Você pode testar várias distros, sugiro você iniciar pelo Zorin OS - teste a versão: Zorin OS 16.1 Lite (A versão free) - nessa página: https://zorin.com/os/download/

Depois você pode testar no pendrive outras distros leves como:

  • Xubuntu
  • Linux MInt XFCE
  • Linux Lite
  • MX Linux
  • Manjaro XFCE
  • Peppermint
2 curtidas

É o contrário - meu lap pessoal é um HP de 2018 com um i3 de 5ª geração, o do trabalho é um Samsung com um i5 de 10ª geração (este com hd mecânico de 5400 rpm só) e a performance com Manjaro (uso nos dois) é muito superior, tanto em tempo de boot quanto em de abertura de aplicativos. A chance de “estragar” teu equipamento novo tende a zero

2 curtidas

A performance no linux é muito maior! E a possibilidade de estragar seu hardware é zero. Eu sugeri distros leves pela sua quantidade de RAM que é de 4Gb, mas se você colocar mais 4Gb pode testar a distro que quiser com Gnome ou KDE (Plasma). Meu irmão tem um core i7 de 4º geração e 8Gb de RAM e o Windows 10 fica se arrastando. Até no meu que um core i5 de 7º geração com 12Gb de RAM o Windows 10 não é performático, a sensação que tenho é que ele abre as coisas com certo atraso, além de demorar muito para inicializar. Já no Linux ele é muito rápido em tudo.

3 curtidas

Então, o Dual boot em si não estragará a sua máquina, pois serão 2 sistemas em uma máquina juntas (No caso, Linux e Windows). Estive testando o Manjaro no meu notebook em Live (Que é utilizando pelo Pen Drive) e vi um certo aumento de desempenho em relação ao Windows mesmo sem instalar (No caso, testei um emulador e aumentei o grafico dele só pra ver como ficava basicamente, ele conseguiu ficar melhor que o Windows, talvez pelo sistema vim com aqueles bloatwares da Samsung que tenho preguiça de excluir).

Então a resposta pode ser: A Grande maioria das Distros podem ser compativeis com o seu notebook, basta baixar a iso e testar

1 curtida

A máquina dele, com 4GB de RAM, consegue rodar qualquer distro e qualquer DE perfeitamente, a menos que ele pretenda fazer algum tipo de uso intensivo e específico. Para quem quer fazer trabalhos básicos e navegar na Internet, funciona muito bem.

O que vai realmente contribuir para o ganho de responsividade é a presença do SSD.

Meu notebook com um Core i7 de 3ª Geração (um humilde dual core com HT), 8GB de RAM e um SSD voava com o Windows 10. O tempo de boot e o desempenho sempre foram muito bons nesse computador - que é usado para trabalho. Atualmente está com o KDE Neon.

1 curtida

Meu notebook é da Samsung, série Essentials, com Celeron de 8ª geração e 4 Gb de RAM. Dá-se muito bem com distros de Linux. Hoje tem um SSD Sata III (que é o tipo compatível com a placa-mãe) ao lado do HD 5.400 rpm original de fábrica. Tenho distro instalada no HD, com Cinnamon de ambiente gráfico, e fluidez e responsividade são muito boas. No SSD, então, uma segunda distro “voa” sob o KDE Plasma.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.