[RESOLVIDO] Periféricos (mouse e teclado) não funcionam na instalação do Linux (Ubuntu, Mint)

Resolvi instalar o Linux em minha máquina, sendo eu usuário do Windows a muitos anos e tendo pouco contato com Linux. Como sou programador, me vi na necessidade de me adaptar para evoluir.

Após separar uma partição para o Linux (e uma outra de 2Gbs para swap) em um SSD GPT, criei um pendrive bootavel com o Linux Mint 19.3 Tricia utilizando o rufus 3.0.

Ao iniciar e máquina em modo boot do pendrive, apareceram as opções iniciais dada pelo Linux e escolhi a utilizada para instalar o Linux. Aí surgiu o problema: nem o mouse nem o teclado funcionavam. Ambos wireless.

Testei outro mouse e teclado Wireless e nada. Peguei mouse com fio e nada.

Insistindo, troquei por várias versões de Linux e…nada. Então, troquei para todas as portas USB e também não funcionou. Na insistência e como último teste. retirei tudo que estava como entrada na máquina, deixando apenas a rede, vídeo e energia. Então, após rodar por todas as portas de USB 2.0, foi em uma entrada 3.0 que passou a funcionar.

Quando retornei os periféricos, estava funcionando até inserir um HD externo na outra entrada USB 3.0. Retirei e voltou a funcionar. Depois percebi que o HD externo também não estava sendo listado. Mas esse é outro tópico.

3 curtidas

Apenas como comentário. O problema ESTÁ CORRIGIDO. Fiz o tópico para ajudar aos que tiveram este problema.

3 curtidas