(RESOLVIDO)Não consigo usar o BLUETOOTH do meu Notebook Hp pavilon g4

OLá Varões, preciso de ajuda, quando eu usava windows, sempre usava meu Bluetooth para conectar na caixinha de som ou etc, mais depois que migre para Linux, ou MInt, não consigo ativar o BLue… aparace que o - Nenhum adaptador Bluetooth encontrado, e ja procurei e os ensinos que achei não consegui resolver…

Provavelmente é algum problema de driver. Alguns equipamentos tem problema de suporte no Linux. A primeira coisa a fazer seria descobrir qual é seu hardware Bluetooth para poder pesquisar sobre ele. Acredito que alguém aqui no fórum saiba como descobrir. Eu tive um HP pavilon que não funcionavá o leitor de cartão.

este era o Drive que eu usava quando estava com Windows 10!
Broadcom 2070 Bluetooth(ftp://ftp.hp.com/pub/softpaq/sp50001-50500/sp50180.exe)
|Adaptador Bluetooth Ralink / Motorola|

Dá uma olhada nesse link aqui, parece que tem a solução pro seu problema. A solução não é das mais simples mas pelos comentários funciona. Pelo que eu li a culpa de não ter uma solução simples é da própria Broadcom que não permite a simplificação do processo. Nesse link aqui é dito o seguinte:

All this looks complicated, but it is Broadcom lawyers to blame for that. Most of other vendors allow to re-distribute firmware under condition that it is done acompanied with the license.

That allows linux maintainers to include firmware in distributions.

But not in case of Broadcom. That’s why it is not done an easy way.

Many people could convert all hex files to hcd and make them available. Or just add them to linux-firmware package of Ubuntu.

But it is not legal :-((

O link que eu te passei já dá uma simplificada no processo.

● bluetooth.service - Bluetooth service
** Loaded: loaded (/lib/systemd/system/bluetooth.service; enabled; vendor preset: enabled)**
** Active: inactive (dead)**
** Docs: man:bluetoothd(8)**

Eu dei mais uma pesquisa, dessa vez procurando por drivers ralink/motorala para Ubuntu. Achei esse link aqui que ensina a instalar no Ubuntu 14.04 . Ele indica esse site no github em que a última atividade foi em dezembro de 2018. Isso é um bom sinal. Tente seguir os seguintes passos para ver se funciona.

A primeira parte é instalar o bluez:

sudo apt-get install bluez

A segunda parte é instalar o rbth-dkms:

sudo add-apt-repository ppa:blaze/rtbth-dkms
sudo apt-get update
sudo apt-get install rtbth-dkms

Pelo que eu li no primeiro site você só tem que executar os passos do Init, teste e veja se funciona, se não execute os outros comando.

#Init
sudo modprobe rtbth
sudo rfkill unblock bluetooth
hcitool dev # check

switch off
sudo rfkill block bluetooth

switch on
sudo rfkill unblock bluetooth

#Shutdown
sudo pkill -2 rtbt
sudo rmmod rtbth

Eu não sei bem como isso funciona, nunca tive esse problema. Veja se isso ajuda se não tente pesquisar mais sobre drivers Ralink/Motorola no Linux ou no Ubuntu. Não esqueça de dizer se funcionou.

1 curtida

**FUNICIONOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU COM O PRIMEIRO **

--------------------------------------

A primeira vamos tentar é instalar o bluez:

> sudo apt-get install bluez

A segunda parte é instalar o rbth-dkms:

> sudo add-apt-repository ppa:blaze/rtbth-dkms
> sudo apt-get update
> sudo apt-get install rtbth-dkms

-------------------------------------------

**OH GLÓRIA A DEUS ALELUIA JESUS OH GLÓRIA **
OBRIGADO VARÃO DEUS TE ABENÇOE! UHUH USAR MINHA CAIXINHA UHUHUH[

2 curtidas

Não esqueça de marcar como resolvido.

oxe reiniciei o notebook, e agora não estar funcionando de novo !!! SANGUE DE JESUS TEM
PODER!
TIVE QUE COLOCAR OS SEGUINTES COMANDO PRA VOLTAR
sudo modprobe rtbth
sudo rfkill unblock bluetooth
COMO COLOCO RESOLVIDO ?

1 curtida

Edite o título(essa parte você fez) e tem uma caixinha nos post escrito marcar como solução.

Estava com o mesmo problema em meu note HP Pavilion n-021 X360 e consegui resolver com esse tópico. Valeu pela ajuda!

funcionando para HP Pavillion 15 com ubuntu 19.10 recem instalado, em 23-1-20. primeira vez que consigo fazer bluetooth funcionar nesta maquina em quase 3 anos de uso de distros ubuntu e flavors!! valeuu!!

12-fevereiro-2020 - Ubuntu 19.10 - Gnome - HP Pavilion 15 Notebook PC
Funciona, é maravilhoso usar bluetooth no ubuntu.
Contudo… como mencionou o coleguinha ali… após reiniciar o SO ele deixa de funcionar.

clicando nas configuraçoes de bluetooth ele simplismente não te permite liga-lo.

então somente entrando com sudo modprobe rtbth no terminal ele volta a ser habilitado.

porém, as vezes, por razoes esotéricas… nao conecta ao dispositivo bluetooth

para resolver isso, somente removendo o dispositivo e pareando de novo, volta a funcionar normalmente.

Gratos a todos pelo post e claro ao tio Dionatan!

poxa time estou com 19,10 ubuntu acer e nao funciona nem por reza braba ate abri um topico.
pelo que vi
sudo add-apt-repository ppa:blaze/rtbth-dkms

nao ta funcioonando

Funcionou perfeitamente! valeu man.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.