[Resolvido] Não consigo acessar uma das partições no Pop_OS

Olá, tudo bem?
Contexto: Já utilizei diversas distros por anos mas, por limitações de trabalho, fui obrigado a permanecer no Windows. Recentemente, estou em uma retomada para tornar alguma distro meu principal OS novamente e escolhi o Pop_OS.

Caso: Particionei meu SSD para operar ambos os sistemas e instalei o Pop_OS, que até então está funcionando muito bem. Porém, não consigo acesso uma das 3 partições do meu HDD(1tb) dedicado apenas a dados. O sistema monta e acessa normalmente 2 pequenas partições que separei para trabalho e acervo de softwares, mas não acessa a maior unidade (~800gb), onde guardo imagens, documentos, vídeos e outros dados pessoais.

Adendo: No Windows a partição funciona normalmente, sem quaisquer erros.

Anexei uma captura que fiz da interface apresentando o erro durante tentativa de montagem e acesso. Como podem observar, as demais partições são identificadas e acessadas.

Alguém já passou ou mesmo já solucionou esse problema? Desde já, muito obrigado

já desabilitou a hibernação do windows?

powercfg.exe /hibernate off

Em partições NTFS e dualboot, as vezes que tive problemas de permissões no linux eram porque o Windows estava bloqueando a partição pela hibernação ou porque iniciou uma atualização reiniciou e eu entrei no linux e não deixei a atualização concluir

O que o colega deve estar falando e que já funcionou comigo algumas vezes comigo foi desabilitar essa opção:

O caso é que nem essa opção aparece no meu painel:

image

Eu até “forcei” uma atualização de driver pelo windows update pra ver se tinha alguma pendência, verifiquei todos os inputs dos botões power, tampa (é um notebook)…

Mesmo assim, nada.

Tem certeza amigo? Não sei quanto ao W11, mas até no W10 tem essa opção independente se PC ou notebook.

Segue esse tutorial aqui.

Eu postei uma screenshot acima indicando. O tutorial ensina como chegar nesse painel que capturei. Mas, como pode ver, não tem o recurso.

No momento estou até à procura de algum comando pelo cmd, já que por UI padrão não há nada que solucione, pelo que tenho tentado.
De toda forma, obrigado

3 forma de fazer isso:

1 curtida

Executei pelo regedit e cmd, do jeito como está no tutorial. E não mudou nada.

Como é a unidade onde guardo mais conteúdo, eu gostaria de poder ter acesso. Pelo jeito irei permanecer mais tempo no Windows mesmo, até tentar alguma outra distro mais estável em relação ao hardware.

Muito obrigado

Desanima ainda não :slightly_smiling_face:

Primeiramente bem-vindo ao fórum @raoni! :wave:
O windows costuma barrar as partições com qualquer coisa que faça ele achar que é uma ameaça ou algum erro, ou mesmo se o windows não estiver 100% desligado, ou seja, hibernado. Claro, as vezes não é só isso que causa problemas, uma coisa que é sempre útil, é que se caso a opção “Fast Boot” esteja habilitada (tanto no sistema quanto na BIOS), pode acontecer a mesma coisa das partições não abrirem.

A hibernação, pelo que eu estou lendo, você já tentou, mas segue um trecho da própria MS sobre isso;

“1. Pressione o botão Windows tecla no teclado para abrir menu Iniciar ou tela Inicial.
2. Pesquise cmd. Na lista de resultados da pesquisa, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e selecione Executar como Administrador.
3. Quando você for solicitado pelo Controle de Conta de Usuário, selecione Continuar.
4. No prompt de comando, digite powercfg.exe /hibernate off e pressione Enter.
5. Digite exit e pressione Enter para fechar a janela prompt de comando.”

Também, pode ser resolvido com uma limpeza, se eu não me engano, o windows tem uma ferramenta para isso, chama-se, Limpeza de disco (caso esteja em português o sistema)
Mas provavelmente é fácil achar ela, só escrevendo no “menu iniciar”.

Ela vai abrir um menu para você escolher o disco, você escolhe as partições (todas) do windows,você só vai precisar fazer uma limpeza completa selecionando todas as opções.

Caso você use um aplicativo de controle de hardware mais especifico, desabilita-ló também pode ser uma boa ideia.

As vezes até passar um chkdisk, (sim, aquele “conometro” chato de 5 segundos que aparece quando você desliga o computador de uma maneira que não devia, ou acontece algum erro no HD) pode resolver.

Caso nada funcione, você poderia testar o “Manjaro Linux”, e ver se o mesmo erro acontece lá, mas não desista ainda não, uma das melhores partes do linux, é a comunidade! :smiley:

1 curtida

Eu não tenho a menor dúvida que essa comunidade é incrível. Eu solucionei o problema após encontrar um caso precisamente similar ao meu, em uma postagem de 2010, no fórum do Ubuntu.

Quero compartilhar aqui a solução para caso alguém mais passe por esse problema.
O processo é bem simples e resolvido pelo próprio Pop_OS (Acredito que serve para qualquer distro baseada em Ubuntu e demais colegas aqui presentes poderiam responder melhor):

1. Primeiro você instala o driver ntfs-3g:
  • sudo apt-get install ntfs-3g
  1. Em seguida você executa o ntfsfix com o nome da unidade onde apresenta o problema. No meu caso “/dev/sdb5”. No comando abaixo você pode copiar/colar e substituir pela sua unidade:
  • sudo ntfsfix /dev/sdb5

Como podem ver na imagem abaixo, consegui acessar a unidade:

Muito obrigado a todo mundo que usou seu tempo tentando gentilmente me ajudar. Se depender dessa experiência, deixo um até logo pro Windows 10. Forte abraço

2 curtidas

Que bom que o problema foi resolvido :slightly_smiling_face:
Não sabia da existencia de pacote, vai entrar pra minha lista agora do que recomendar!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.