[Resolvido] Não consigo aceder aos discos

Eu instalei o Endervour no meu PC em um SSD de 128gb, tenho um HDD de 500 gb porém não consigo usar diz que não tenho permissão, já tentei formatar o disco com Gparted para ext4 e fat32 mas não consigo usar o disco.

Já tentou executar o Gparted com sudo, em modo “root”? Você também poderia tentar realizar essa tarefa utilizando o CFDISK via terminal. Mas se você não tem initmidade com terminal, aconselhe tentar rodar o Gparted em modo root, ou com um sudo da vida.

Sim já tentei, o disco fica sempre com o dono sendo o root e eu não estou a conseguir alterar as permissões, ou seja só consigo aceder como usuário root e sempre que reinicio o computador tenho de montar o disco

Abra o seu gerenciador de arquivos com sudo e depois monte o disco por ele. Aí va nas propriedades do diretório do disco montado e altere as permissões para seu usuário.

Tente refazer a montagem especificando o usuário.

sudo mount -o uid=user_id,ro device mount_point

Exemplo: sudo mount -o uid=1000,ro /dev/sdc /mnt/sdc

Muito obrigado, assim já deu, compliquei o que era tão simples.

Já agora como é que faço para montar automático que já não recordo.

Se resolveu seu problema, por favor, dê como solucionado.

Como é que faço isso? É só alterar o título? Perdão primeiro dia no fórum.

Há uma opção na resposta para marcar como solução.

Tu acessando o disco (teu hd) pelo Gnome Discos tem opção la para habilitar na inicialização.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.