[Resolvido] Microfone não funciona (Linux mint no ideapad 330)

Prezados,

busquei pela questão no fórum e não encontrei nada. Por isso, abri um tópico.

Eu migrei recentemente para o linux mint 19.2 e até agora tem sido tudo ok. Contudo, ao tentar fazer uma vídeo conferência hoje, eu percebi que meu microfone que interno ao notebook não funciona. Olhei nas configurações de som, aumentei o volume da entrada. Daí em vez de ficar mudo, ele grava uns chiados.
Alguém tem alguma ideia de como fazer ou lugares para buscar informações? Eu procurei bastante na internet e tudo o que eu acho relativo ao ideapad é um bug do touchpad (que no meu passou a funcionar depois que eu fiz a atualização do mint).

Agradeço por demais a atenção!

Ricardo

3 curtidas

Eu consegui achar a solução. O meu erro foi focar no modelo do notebook nas buscas, que isso sirva de aprendizado para os que estão começando (eu achei que o modelo da placa poderia ser relevante, mas aparentemente esse é um problema antigo que aleatoriamente ocorre).

EPIC UPDATE: I did it. I found the solution in a 2010 topic in ubuntu forum. Solution

  1. install pavucontrol
  2. run it and go in the input tab
  3. Unlock the sliders for the for the mic and drag the right one to zero (the mic is mono, no stereo). Done!
    Remember to use the the pavucontrol to adjust the volume of the mic (only the left slider) since adjusting it from the Linux Mint/Ubuntu audio settings bring back the right slider at the same value of the left one

Fonte: [Solved] Laptop lenovo internal mic (/pulseaudio?) issue - Linux Mint Forums

8 curtidas

Funcionou!
Após alterar nao esquecer de trancar de novo para salvar suas alteraçoes, se nao ele volta automaticamente.

1 curtida

Cara me ajudou de mais, acabei de instalar e me deparei com este problema, mas agora já foi resolvido, Muito obrigado por compartilhar.

1 curtida

Fala Ricardo, estive aqui recentemente em busca dessa solução, aparentemente tinha resolvido o problema, mas aconteceu novamente de reconfigurar o volume do microfone interno (direito), estou destravo e coloco em zero e vou usar, depois ele volta, seja travando ou não. Busquei a solução nesse link do wiki linux, mas tive dificuldade pra fazer as configurações e desisti, você não enfrenta mais problemas com isto? está em que versão do mint? Estou usando a 20

1 curtida

Fala Gabriel,

Eu instalei hoje o linux mint 20 e até onde testei não vi mais esse tipo de problema.

Infelizmente, não sei como te ajudar, cara. Esse teu problema não ocorreu comigo :frowning:

Não seria um problema com o pulseaudio? Poderia testar usar só o ALSA para ver se funciona.
(ao menos comigo o pulse não funciona muito bem).

Valeu Ricardo.

Então, que tipo de configurações eu preciso fazer no alsamixer? Não é no terminal, não é isso?

Está assim atualmente. Pelo que andei pesquisando alguns usuários tiveram este problema, até então sem sucesso na resolução. Vi um cara na comunidade do mint dizer que poderia ser o dual boot, estou rodando um win10 e o mint. Lá ele disse pra retirar a configuração da inicialização rápida do windows e reiniciar o mint, fiz isso mas sem sucesso.

Teria que desinstalar o PA.

Ah cara, entendi agora. Vou fazer isso e posto o resultado depois. Valeu!

Nada feito, o volume que o mic capta é muito baixinho, antes começava bem e depois para de funcionar. Segue como estão setados os valores no alsamixer:

Aperta f5 que vai aparecer mais opções

Eu deixo
Capture 50

Mic 10

Digital 50

Mic boost 100

Eu só não consegui identificar o digital, aqui não exibe.

Olha o meu:

Agora foi cara, muito obrigado pelas dicas e pela paciência é claro, visto que se trata de um grande leigo em linux aqui. Depois de desativar o auto mute ele reconheceu o campo digital que não estava mais disponível, eu fiz isto outra vezes mas não tinha reparado esta mudança. Agora está tudo funcionando bem. Reiniciei pra ver se as configurações iriam desfazer mas permaneceram. Estava achando que era um problema na versão do alsamixer, já que estamos em versões diferentes. Mais uma vez muitíssimo obrigado brow. Segue o print de como ficou:

1 curtida

Se o firefox ficar sem áudio, faça assim:
sudo apt install apulse
apulse firefox

Na verdade utilizo o chrome, estava tudo funcionando muito bem até que novamente estava acontecendo de não conseguir me comunicar com ninguém em reuniões no meet por exemplo. Abri o Firefox pra ver se era alguma coisa no navegador e aconteceu o mesmo. A configuração está setada da mesma maneira e o volume que o Mic capta é quase que inaudível, porém só gravar com o Audacity ele funciona perfeitamente.

Olá pessoal, eu estou com o mesmo problema de vocês e já tentei as dicas ai acima mas o mic não volta a funcionar de jeito nenhum. Alguém poderia me ajudar? Obrigado