[Resolvido] Microfone não funciona (Linux mint no ideapad 330)

Prezados,

busquei pela questão no fórum e não encontrei nada. Por isso, abri um tópico.

Eu migrei recentemente para o linux mint 19.2 e até agora tem sido tudo ok. Contudo, ao tentar fazer uma vídeo conferência hoje, eu percebi que meu microfone que interno ao notebook não funciona. Olhei nas configurações de som, aumentei o volume da entrada. Daí em vez de ficar mudo, ele grava uns chiados.
Alguém tem alguma ideia de como fazer ou lugares para buscar informações? Eu procurei bastante na internet e tudo o que eu acho relativo ao ideapad é um bug do touchpad (que no meu passou a funcionar depois que eu fiz a atualização do mint).

Agradeço por demais a atenção!

Ricardo

Eu consegui achar a solução. O meu erro foi focar no modelo do notebook nas buscas, que isso sirva de aprendizado para os que estão começando (eu achei que o modelo da placa poderia ser relevante, mas aparentemente esse é um problema antigo que aleatoriamente ocorre).

EPIC UPDATE: I did it. I found the solution in a 2010 topic in ubuntu forum. Solution

1. install pavucontrol
  2. run it and go in the input tab
  3. Unlock the sliders for the for the mic and drag the right one to zero (the mic is mono, no stereo). Done!
    Remember to use the the pavucontrol to adjust the volume of the mic (only the left slider) since adjusting it from the Linux Mint/Ubuntu audio settings bring back the right slider at the same value of the left one

Fonte: [Solved] Laptop lenovo internal mic (/pulseaudio?) issue - Linux Mint Forums

3 Curtidas