Opa!
Belesma?
Você pode tentar criar uma nova tabela de partições para o HD externo utilizando o GParted, e depois formatá-lo em ext4 (considerando que não tenha nada nele e que possa ser apagado).
Passo a passo:
Abra o GParted
No canto superior direito, selecione o dispositivo (/dev/sd?) CUIDADO: o dispositivo que você selecionar será apagado!
Acesse o menu [Dispositivo]-> [Criar tabela de partição…]
3.1. Selecionar novo tipo de tabela de partições: msdos
3.2. Clique em [Aplicar]
Selecione a partição e vá em [Partição]-> [Novo]
4.1. Criar como: Partição primária
4.2. Sistema de arquivos: ext4
4.3. Rótulo: HD-2TB <- Ou outro nome que queira, só para identificar o dispositivo. É opcional
4.4 Clique em [Adicionar]
Menu [Editar]-> [Aplicar todas as operações]
5.1. Clique em [Aplicar]
Não, ele é persistente. não adianta nem fechar a janelinha. Ela volta. É como se o Gparted continuasse a buscar o qe ele qer achar (esse sda, se não me engano, é o hd de 500g que tem o windows dentro).
certo, deu certo chamar o dispositivo peo terminal. Fiz o seu procedimento anterior dentro do Gparted aparentemente deu tudo certo tbm. Mas dei uma checada no natilus e ainda não há um HD lá. Há algum outro procedimento? Talvez eu devesse desconectar o dispositivo e recolocá-lo na usb para ver o que acontece?
Sim!
Ao reconectar ele deve montar automaGicamente. Agora sabemos que o dispositivo esta funcionando.
Se ele não montar:
Chame novamente o gparted
$ sudo gparted /dev/sdb
Clique com o botão direito onde está escrito /dev/sdb1, depois em [Formatar para]-> [ext4].
Se não ocorrer nenhum erro, desconecte o dispositivo e conecte-o novamente.
Diga-nos se montou.
Verifique se ele ficou com o tamanho próximo de 2gb e seja feliz!
Um pouquinho menos. Dependendo do local que eu vejo ele ficou com 1,78 TiB e 1.9. Mas ach oque tem a ver com as informações de uso do sistema, né? Dependendo de qual sistema de formatação usar, ele consome mais ou menos disso, né?
Só um detalhe: se você irá utilizar o HD para fazer backup e ser utilizado em outras máquinas, inclusive smartphones, faça a formatação em NTFS. O Linux trabalha com esse formato de arquivo e também o Windows. Não formate em FAT32, pois ele só aceita arquivos com no máximo 4 GB. O meu HD externo eu sempre formato com NTFS, e consigo utilizá-lo também nos computadores com Windows que tenho lá em casaI. Infelizmente o formato EXT ainda é limitado aos sistemas *nix. Boa sorte!
Sim! Mas por ter criado a tabela de partições como msdos também influencia um pouco.
Antes de começar a usar o HD, você pode tentar refazer o processo informando a tabela de partição como gpt, mas num HDzão desse, o espaço ocupado pelo sistema de arquivos não vai incomodar muito.
Eu reeditei o nome do tópico e coloquei entre parenteses “RESOLVIDO”, mas vou dar uma lida daqui a pouco para ter certeza qu é assim
você pode tentar refazer o processo informando a tabela de partição como gpt , mas num HDzão desse, o espaço ocupado pelo sistema de arquivos não vai incomodar muito.
Vou tentar refazer depois por desencargo de consciência. Mas, realmente, é muito espaço. Levei anos para conseguir entulhar o de 500gb…esse novo externo então, acho que nunca vai encher.