[RESOLVIDO] Me ajudem a encontrar uma distro =)

Olá pessoal, sou estudante de ADS e programdor em formação, comprei meu primeiro pc no inicio do ano, mas ja tinha contato com pc em cursos e casa de amigos, minha escolha padrão foi Windows, mas dps de um tempo, fiquei curioso pra testar o Linux, baixei o Fedora com KDE Plasma, até achei legal, mas eu voltei pro Windows dps de esbarrar com dificuldades em jogar jogos que pra mim, eram muito simples de jogar no Windows, descidi que iria voltar pro Linux quando tivesse um pc secundário, passou um tempo, comprei um notebook, so pra estudos, Lenovo Slim ideapad 3 Ryzen 7 512gb 16gb ram, baixei Windows dnv, mas, eu fui contratado por uma provedora de internet aqui da cidade, e eles usam bastante Linux nos servidoes, com sou do NOC (Centro de Monitoramento de Redes) eu mexo com tais servidores, e eu acabo ficando refém da IA, pois não sei usar o terminal, descidi então, baixar o linux no meu notebook, pra aprender a usar ele, pra quando precisar, mas eu to na duvida, eu gosto muito da estética do Pop!_Os, mas não sei, dizem que ta cheio de bugs, mas eu msm assim quero dar uma chance, também fiquei de olho nos rice em Arch, mas acho que aquilo é demais pra um iniciante, e meu porto seguro seria o Fedora, pq ja usei, mas não sei se usaria o gnome ou o kde plasma, pq eu curto mais o estilo macos, e o plasma me lembra mt o windows, n gosto. Dito isso, queria uma opinião de vocês =)

Passei por essa duvida recentemente pois estava enjoado do Ubuntu, pesquisei algumas opinões do pessoal sobre quais distros estavam chamando mais atenção em 2026. Anotei o nomes das distros, baixei a iso delas e fui testar em uma virtual box dentro do pc que estava utilizando, na ideia de conseguir comparar os SO e ter a minha própria impressão sobre eles. Esse processo eu considero crucial, visto que cada um tem seus gostos e peculiaridades que fazem optar por distro “X” ou “Y”. Então sugiro que você faça o mesmo, pegue algumas distribuições que você já ouviu falar ou que tem curiosidade em ver como é e testar em uma VM. A que te agradar mais, você instala no notebook :slight_smile:

Uma distro que eu sugiro você testar é o ZorinOS, tem vários vídeos sobre essa distro no canal do Diolinux, e essa distro acabou ganhando meu respeito pela qualidade estética dela, gostei muito do visual e fuidez que o SO apresenta.

Minha ajuda. Boa sorte. Um artigo meu sobre essa dúvida.

Como você é programador acho melhor você usar o Fedora Linux, embora qualquer distro seja possível realizar basicamente as mesmas coisas. Pessoalmente, eu gosto muito do Debian, por eu ter sempre utilizado desde 1999. Acho mais fácil de usar embora não muito amigável para a realização de certas instalações e configurações como dos drivers da Nvidia. Um abraço.

Poxa, obrigado meu amigo, irei fazer isso.

Valeu, Danilo! Irei da uma olhada no seu post

Fedora sempre terá um espaço no meu coração, talvez eu volte pra ele…

Disponha. Caso precise de ajuda com algo sobre o Debian, basta enviar sinal de fumaça binário! Kkkkkkk

valeu meu amigo, abraços!

Em seu caso, eu adotaria uma distro da mesma família da utilizada nos servidores do trabalho. Se utilizam Debian ou Ubuntu, o Pop!_OS pode ser uma boa escolha