comecei usar linux a uns dias atras e ja estou com um problema cabuloso.
ja testei zorinOs, fedora, debian, linux mint e agora voltei pro fedora pq gostei da interface.
minha config:
intel celeron n3450
intel graphics 500
o problema é q em nenhum linux eu tenho som no speaker e nem o mic do pc funcionam, meu fone, q tem mic embutido, nao é reconhecido pelo sistema, apesar de no Pavucontrol, q possui somente duas coisas no dispositivo de entrada e uma no dispositivo de saida “auto falantes e mic interno”, mostra um “fone de ouvido(desconectado)”.
algo engraçado e q se eu for no Alsamixer ele n mostra nada, mas se eu selecionar o “sound card” aparece pra mim colocar a placa de audio “hda intel pch”(eu acho q é a placa de audio, se pa nem é) la tem tudo, inclusive um “headset” q ta mutado, quando desmuto tenho som, mas vi q isso deveria ser normal? pq o linux muta o fone pro audio sair somente no speaker(vi isso na net, nao sei se é realmente isso). nota q apesar do audio sair no fone o fone nao funciona o mic. e nao a master nao esta mutada.
meu pc é um all in one e eu possuo somente uma entrada pra fone q pega tanto audio quando mic.
o problema é esse o linux nao reconhece meu fone, nao sai audio no speaker do pc e nem o fone do pc funcionam. pode ser problema de driver? pode mas eu nunca usei esse sistema antes, apesar de eu ter instalodo(tentado) uns firmwire, um tal de SoF-firmware e ate um audio firmware q eu achei no site da intel. eu nao faço ideia se funcionou, eu abri umas coisas q mostram umas informaçoes(e fiquei bem perdido no tanto de coisa), mas nao sei se funcionou, se mudou algo ou se nao fez nada.
eu testei com um fone bluetooh e funcionou perfeitamente tanto audio quanto mic, nao quero usa-lo pq ele é bem vagabundo.
eu n quero meeeesmo voltar pro Windows, eu cheguei a usar algumas coisas testar uns jogo e simplemente foi tudo muito bom e 10x mais rapido q no windows, meu pc precisa de um linux, mas esse problema do audio ta me deixando bem chateado. eu poderia usar ele com o audio bugado msm, ja q se eu for no alsamixer e desmutar o “headset” o audio funciona, mas eu uso o discord pra jogar com amigos e ja q meu fone nao funciona nao tem como.
[resolvido]
n tenho certeza oq foi q realmente resolvel mas eu fiz o seguinte:
usei o chatgpt pra me dar os comandos pra remover o maximo de coisa do pulseaudio e deixei só o pipewire e baixei tudo certinho do alsa tbm.
segui esse video pra ter certeza q o pipewire tava certinho youtube(ponto)com/watch?v=zmNCi9wqiuU&pp=ygUVaW5zdGFsbCBwaXBld2lyZSBhcmNo (coloquei assim pq o site n me permite mais de dois links)
eu baixei o Sof-firmware da q :GitHub - thesofproject/sof-bin: Firmware and topology binaries
só seguir as etapas e baixar o arquivo certo, no meu caso foi o sof-bin-2023.09.tar.gz
por ultimo eu baixei isso do site da intel :https://www.intel.com/content/www/us/en/download/18857/audio-firmware-and-user-guide-for-the-intel-atom-processor-e3900-series-intel-celeron-processor-n3350-and-intel-pentium-processor-n4200-on-yocto-project.html
q corresponde a minha placa de audio Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series Audio Cluster.
na pasta audio.mr3 tem um pdf de instruções, eu segui oq ta na pag. 10 “Firmware Installation”.
reiniciei e voltou a funcionar