[resolvido]Linux nao reconhece dispositivos de audio

comecei usar linux a uns dias atras e ja estou com um problema cabuloso.
ja testei zorinOs, fedora, debian, linux mint e agora voltei pro fedora pq gostei da interface.

minha config:
intel celeron n3450
intel graphics 500

o problema é q em nenhum linux eu tenho som no speaker e nem o mic do pc funcionam, meu fone, q tem mic embutido, nao é reconhecido pelo sistema, apesar de no Pavucontrol, q possui somente duas coisas no dispositivo de entrada e uma no dispositivo de saida “auto falantes e mic interno”, mostra um “fone de ouvido(desconectado)”.

algo engraçado e q se eu for no Alsamixer ele n mostra nada, mas se eu selecionar o “sound card” aparece pra mim colocar a placa de audio “hda intel pch”(eu acho q é a placa de audio, se pa nem é) la tem tudo, inclusive um “headset” q ta mutado, quando desmuto tenho som, mas vi q isso deveria ser normal? pq o linux muta o fone pro audio sair somente no speaker(vi isso na net, nao sei se é realmente isso). nota q apesar do audio sair no fone o fone nao funciona o mic. e nao a master nao esta mutada.

meu pc é um all in one e eu possuo somente uma entrada pra fone q pega tanto audio quando mic.

o problema é esse o linux nao reconhece meu fone, nao sai audio no speaker do pc e nem o fone do pc funcionam. pode ser problema de driver? pode mas eu nunca usei esse sistema antes, apesar de eu ter instalodo(tentado) uns firmwire, um tal de SoF-firmware e ate um audio firmware q eu achei no site da intel. eu nao faço ideia se funcionou, eu abri umas coisas q mostram umas informaçoes(e fiquei bem perdido no tanto de coisa), mas nao sei se funcionou, se mudou algo ou se nao fez nada.

eu testei com um fone bluetooh e funcionou perfeitamente tanto audio quanto mic, nao quero usa-lo pq ele é bem vagabundo.

eu n quero meeeesmo voltar pro Windows, eu cheguei a usar algumas coisas testar uns jogo e simplemente foi tudo muito bom e 10x mais rapido q no windows, meu pc precisa de um linux, mas esse problema do audio ta me deixando bem chateado. eu poderia usar ele com o audio bugado msm, ja q se eu for no alsamixer e desmutar o “headset” o audio funciona, mas eu uso o discord pra jogar com amigos e ja q meu fone nao funciona nao tem como.

[resolvido]
n tenho certeza oq foi q realmente resolvel mas eu fiz o seguinte:
usei o chatgpt pra me dar os comandos pra remover o maximo de coisa do pulseaudio e deixei só o pipewire e baixei tudo certinho do alsa tbm.
segui esse video pra ter certeza q o pipewire tava certinho youtube(ponto)com/watch?v=zmNCi9wqiuU&pp=ygUVaW5zdGFsbCBwaXBld2lyZSBhcmNo (coloquei assim pq o site n me permite mais de dois links)

eu baixei o Sof-firmware da q :GitHub - thesofproject/sof-bin: Firmware and topology binaries
só seguir as etapas e baixar o arquivo certo, no meu caso foi o sof-bin-2023.09.tar.gz

por ultimo eu baixei isso do site da intel :https://www.intel.com/content/www/us/en/download/18857/audio-firmware-and-user-guide-for-the-intel-atom-processor-e3900-series-intel-celeron-processor-n3350-and-intel-pentium-processor-n4200-on-yocto-project.html
q corresponde a minha placa de audio Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series Audio Cluster.
na pasta audio.mr3 tem um pdf de instruções, eu segui oq ta na pag. 10 “Firmware Installation”.
reiniciei e voltou a funcionar

rode o comando lspci | grep Audio e bote aqui o resultado

1 curtida
~lspci | grep -i audio

00:0e.0 Audio device: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series Audio Cluster (rev 0b)

~lsmod | grep snd

snd_seq_dummy          12288  0
snd_hrtimer            12288  1
snd_sof_pci_intel_apl    12288  0
snd_sof_intel_hda_generic    40960  1 snd_sof_pci_intel_apl
soundwire_intel        86016  1 snd_sof_intel_hda_generic
snd_sof_intel_hda_common   212992  2 snd_sof_intel_hda_generic,snd_sof_pci_intel_apl
snd_soc_hdac_hda       28672  1 snd_sof_intel_hda_common
snd_sof_intel_hda_mlink    36864  3 soundwire_intel,snd_sof_intel_hda_common,snd_sof_intel_hda_generic
snd_sof_intel_hda      20480  2 snd_sof_intel_hda_common,snd_sof_intel_hda_generic
snd_sof_pci            24576  2 snd_sof_intel_hda_generic,snd_sof_pci_intel_apl
snd_sof_xtensa_dsp     16384  1 snd_sof_intel_hda_generic
snd_sof               483328  4 snd_sof_pci,snd_sof_intel_hda_common,snd_sof_intel_hda_generic,snd_sof_intel_hda
snd_sof_utils          16384  1 snd_sof
snd_soc_acpi_intel_match   118784  2 snd_sof_intel_hda_generic,snd_sof_pci_intel_apl
snd_soc_acpi           16384  2 snd_soc_acpi_intel_match,snd_sof_intel_hda_generic
snd_soc_avs           241664  0
snd_soc_hda_codec      28672  1 snd_soc_avs
snd_hda_ext_core       36864  6 snd_soc_avs,snd_soc_hda_codec,snd_sof_intel_hda_common,snd_soc_hdac_hda,snd_sof_intel_hda_mlink,snd_sof_intel_hda
snd_soc_core          495616  6 snd_soc_avs,snd_soc_hda_codec,soundwire_intel,snd_sof,snd_sof_intel_hda_common,snd_soc_hdac_hda
snd_hda_codec_hdmi    102400  1
snd_hda_codec_realtek   221184  1
snd_compress           28672  2 snd_soc_avs,snd_soc_core
ac97_bus               12288  1 snd_soc_core
snd_hda_codec_generic   131072  1 snd_hda_codec_realtek
snd_pcm_dmaengine      16384  1 snd_soc_core
snd_hda_scodec_component    20480  1 snd_hda_codec_realtek
snd_hda_intel          69632  2
snd_intel_dspcfg       45056  5 snd_soc_avs,snd_hda_intel,snd_sof,snd_sof_intel_hda_common,snd_sof_intel_hda_generic
snd_intel_sdw_acpi     16384  2 snd_intel_dspcfg,snd_sof_intel_hda_generic
snd_hda_codec         225280  8 snd_hda_codec_generic,snd_soc_avs,snd_hda_codec_hdmi,snd_soc_hda_codec,snd_hda_intel,snd_hda_codec_realtek,snd_soc_hdac_hda,snd_sof_intel_hda
snd_hda_core          155648  11 snd_hda_codec_generic,snd_soc_avs,snd_hda_codec_hdmi,snd_soc_hda_codec,snd_hda_intel,snd_hda_ext_core,snd_hda_codec,snd_hda_codec_realtek,snd_sof_intel_hda_common,snd_soc_hdac_hda,snd_sof_intel_hda
snd_hwdep              20480  1 snd_hda_codec
snd_seq               135168  7 snd_seq_dummy
snd_seq_device         16384  1 snd_seq
snd_pcm               196608  12 snd_soc_avs,snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_intel,snd_hda_codec,soundwire_intel,snd_sof,snd_sof_intel_hda_common,snd_compress,snd_soc_core,snd_sof_utils,snd_hda_core,snd_pcm_dmaengine
snd_timer              53248  3 snd_seq,snd_hrtimer,snd_pcm
snd                   159744  19 snd_hda_codec_generic,snd_seq,snd_seq_device,snd_hda_codec_hdmi,snd_hwdep,snd_hda_intel,snd_hda_codec,snd_hda_codec_realtek,snd_sof,snd_timer,snd_compress,snd_soc_core,snd_pcm
soundcore              16384  1 snd

~aplay -l

**** List of PLAYBACK Hardware Devices ****
card 0: PCH [HDA Intel PCH], device 0: ALC256 Analog [ALC256 Analog]
  Subdevices: 1/1
  Subdevice #0: subdevice #0
card 0: PCH [HDA Intel PCH], device 3: HDMI 0 [HDMI 0]
card 0: PCH [HDA Intel PCH], device 7: HDMI 1 [HDMI 1]
card 0: PCH [HDA Intel PCH], device 8: HDMI 2 [HDMI 2]

mandei mais alguns caso precise

Boa tarde. Qual o modelo do seu All in One LG? Tenho um 22v270 que ocorre o mesmo. Tive que subir meu sistema de karaokê/fliperama no Windows devido a esse problema.