[RESOLVIDO]Juntar partiçoes, é possível ?

#1

Galera tenho algumas dúvidas sobre partições. Atualmente o meu hd está em dual boot e com a seguinte configuração:


Obs: /dev/sda6 contém o Mint 19.1;
Pergunto:
1 - Existe a possibilidade de juntar a partição /dev/sda7 (30gb) com a partição do Mint (/dev/sda6) sem perder o sistema e os arquivos existentes no /dev/sda6 ? Se sim, como ?
2 - É possível “subir” um backup do Timeshift em uma instalação zerada de forma que todas as minhas atuais configurações (Aparência, Arquivos, Programas etc) se mantenham ? Se sim, como é esse processo ?
3 - É possível em modo live juntar o sda5, 6 e 7 em uma única partição e em seguida instalar o Mint nessa recém criada partição? Pode essa sequência de ações arruinar o dual boot ?

Obs: todas essas partições foram criadas no Win10 antes da realização do dual, caso isso faça diferença.

0 Likes

#2

@Alexandre, Boa noite.
Respondendo a pergunta de número 1:

Não, por que para unir as duas partições você vai ter que deletar o sistema de arquivos de pelo menos uma das duas partições para ficar um espaço disponível e você poder aumentar a partição de sua escolha.

Obs: Dependendo da ordem que foram criadas essas partições, e até onde eu conheço sobre o GParted ele não deixa você aumentar o particionamento, se houver uma partição com um sistema de arquivos entre duas partições não alocadas, que você queira redimensionar. Se esse for o caso, você terá que: Ou apagar a partição que está no meio, ou utilizar outro programa que faça esse procedimento.

Obs: Mesmo que você encontre um programa que faça esse processo, não é 100% garantido que você faça o processo sem perdas de dados nas partições.

Respondendo a pergunta de número 2:

Tem sim, se eu não estou enganado essa é a principal funcionalidade do Timeshift: criar um snapshot do sistema completo. Apenas configure o que você quer salvar e tire o snapshot com o Timeshift, e leve o backup do snapshot para a nova instalação.

Obs: Não posso definir uma configuração, ou até mesmo utilização por que não uso programas desse gênero, apenas li um artigo sobre o programa. Eu geralmente faço backup do arquivos e deleto o sistema, quando há necessidade.

Respondendo a resposta de número 3:

É possível você juntar as 3 partições sem perder o dualboot.

Obs: O processo só é possível se a partição /dev/sda5 não for a partição que fica os arquivos do GRUB2 ou de qualquer outro gerenciador de inicialização que você esteja usando seja ele livre ou proprietário(No caso o Windows também tem algo parecido com o GRUB mais talvez fazendo o mesmo processo de modo diferente, não sei ao certo).

Obs: E claro se a partição /dev/sda5 não conter o Sistema operacional da Microsoft. O que eu acho pouco provável com apenas 8GB.

O processo é básico mais talvez demore um pouco.

  1. Faça o backup da 3 partições.
  2. Com LiveCD de qualquer distribuição delete as três e crie uma nova com o sistemas de arquivos de sua preferência(Ou delete duas e una com o sistema de arquivos da partição restante).
  3. Instale o Mint.
0 Likes

#3

Opa @Saulo, Boa Noite.
Acho que vou seguir sua dica de ir pelo básico mesmo, fazer backup de tudo e reinstalar o sistema, já que é uma tarefa bem simples.
A sua resposta detalhada me ajudou a tirar essa cruel dúvida da mente :rofl:
Obrigado mesmo !!!

1 Like

#4

@Alexandre, De nada.

0 Likes