[Resolvido] Instalar a versão mais atualizada do Python 3 no Xubuntu

Opa, estou instalando uns programas no meu Notebook, mas tive alguns problemas na hora;

O meu python está vindo na versão 3.12, preciso da versão 3.13, estou estudando programação, então quanto mais atualizada a versão, melhor né?

Pelo que parece os repositórios do Xubuntu (Linux que eu estou usando) não tem a versão mais nova do Python, aí sempre quando eu uso sudo apt install python3 ele fala que já está instalado

Caso alguém possa ajudar ficarei feliz (:

1 curtida

Depende. Você precisa de algum recurso que só existe nas versões mais novas? Como você cita que está aprendendo, provavelmente vai trabalhar com exercícios mais genéricos aos menos no começo.

Temos diversas discussões com temas muito similares aqui, sugiro que utilize a ferramenta de busca e interaja com algumas das discussões similares.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Em ambiente Linux eu não acho uma boa ideia alterar versão nativa do Python no sistema.
Gosto sempre de usar Pyenv: GitHub - pyenv/pyenv: Simple Python version management

Aqui você virtualiza a versão do python, não mexendo no python do sistema.

3 curtidas

Isto não uma verdade absoluta. Tende-se a quanto mais atualizado mais funcionalidades existir em um software, porém, a régua de estabilidade pode cair um pouco. Tudo vai depender do objetivo. Em projetos reais em produção, é comum encontrar projetos com versão do python em 3.9 ou 3.10, acho bem aceitáveis estas versões, no momento.
Para seu objetivo que é aprendizado, qualquer versão acima da versão 3.9 já é o suficiente.

2 curtidas

Valeu, vou dar uma pesquisada por aqui, mas antes eu já tinha dado mas não vi nada, então criei esse tópico

Vou dar uma olhada nesse projeto, vlw

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.