Pessoal, uma duvida tenho um note que só tem 2gb de swap mas 20gb de ram…
não quero criar 20gb de swap no ssd pq… é caro xD e pouco espaço
eu consigo criar uma swap no HD mas ela só ser usada pra hibernação e não para o swap do dia a dia? (e talvez até a swap n usar mais do ssd e sim a ram como ja vi alguns falarem?)
me respondendo parcialmente
usei o gparted pra criar uma partição swap com 20gb (pra guardar o hibernar)
no /etc/fstab
# Swap no SSD com prioridade 1 para uso diário
/dev/sdY none swap sw,pri=1 0 0
# Swap no HD com prioridade 0 para hibernação
/dev/sdX none swap sw,pri=0 0 0
e usando o YAST adicionei o parametro no kernel para usar esse uuid do hd para ser o resume
resume=UUID=8464871264782364
agora to estudando o zram-generator
pra criar uma partição na ram de swap pra colocar tb no fstab como pri=2 [acho que só devo usar 10% da ram pra isso]
1 curtida
resolvi a parte do zram insttalando o zram-generator
com essa configuração no /etc/systemd/zram-generator.conf
[zram0]
zram-size = ram * 0.15
compression-algorithm = lz4
swap-priority = 2
1 curtida
Interessante. Mas no caso de inicializar o computador, fez grande diferença entre começar zero do ssd ou começar restaurando a hibernação do hdd?
2 curtidas
infelizmente fica mais lento retornar de quando hiberna/suspende do que quando liga só com o ssd pq ele faz a leitura do HD
MAS ainda bem mais rápido do que quando iniciava tudo sempre pelo HD
mas contudo, entretanto todavia hehehe quando ta com nível de bateria critica e ele entra nesse estado, ele ainda roda rápido e sem problemas do que antes de ter um espaço swap do tamanho da ram (botei na vdd 1gb a mais)
hj esse do nível crítico da bateria era o único momento que eu deixava hibernar mas… agora ta bem melhor de usar e ligar com tudo aberto… devo passar a usar essa opção com muito mais frequência
1 curtida
Entendi. Eu me interessei porque geralmente deixo meu desktop em suspensão, mas se acaba a energia perco o estado do que eu estava fazendo. Existe uma suspensão híbrida que, além de suspender, também grava a ram na swap (hiberna). Caso o computador desligue, então quando iniciar “do zero” ele ainda consegue restaurar o estado.
Quando eu tiver um tempinho pra brincar, vou tentar isso de dois swaps, pois o swap do ssd tbm é pequeno em relação a minha ram.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.