[RESOLVIDO] Fontes instaladas no sistema não aparecem nas preferências do terminal

linux-mint

Saudações! Meu problema é justamente como está no título: eu instalei uma fonte para utilizar como fonte padrão do meu terminal e ela simplesmente não aparece. Instalei outra fonte e também não aparece. Não sei o que acontece. Eu não posso usar outra fonte que não seja uma que já vem no sistema? Eu vejo algumas pessoas fazendo isso e aparentemente sem grandes problemas.

[A fonte em questão é a Hack Nerd, justamente a sugerida neste tutorial de customização do terminal, deixando ele com aquele visual do PowerLevel9k/Oh My Zsh, se tiver interesse dá uma olhada.]

Como podemos ver aqui, a fonte foi instalada e aparece nas configurações do sistema, por exemplo (também aparece no LibreOffice):

Já nas preferências do terminal não:

Basicamente, eu instalei via interface gráfica mesmo; eu tenho que jogar a fonte numa pasta específica?

Estou usando Linux MInt 19.1, Cinnamon.

0 Likes

Talvez isso seja as permissões do arquivo de fonte, você vai ver isso nas propriedades do arquivo.

Não sei como instruir para você a acertar isso, talvez alguém aí possa explicar de forma mais direta.

Após instalar alguma fonte, insira este comando no terminal:
sudo fc-cache -fv

1 Like

As permissões devem estar mais ou menos assim:

• permitido leitura para proprietário
  • permitido leitura para o grupo
  • permitido leitura para outros
1 Like

Ontem mesmo, fuçando aqui, eu copiei as fontes e joguei numa pasta dentro da /usr/local/share chamada fonts, que é preciso abrir com root pra poder colar arquivos lá. E a fonte que eu cito aí no post, a Hack Nerd, apareceu no terminal.

Tentei outra fonte e fiz os mesmos procedimentos: instalei via interface pelo gerenciador de fontes, joguei na pasta que falei antes, tentei outras pastas com o nome fonts, criei uma pasta na minha /home com o nome .fonts e coloquei lá, mas nada.

Também rodei o comando que você falou, fez todo processo normalmente e nada. Fui no arquivo, olhei as permissões e estão todas “permitido para leitura e escrita” (não aparece como você listou), vou deixar uma imagem aqui pra você ver.

Imgur

Em todo caso, tô começando a desistir kkkkk É só que esse tipo de coisa me incomoda muito, uma coisa simplesmente não funcionar por… sabe-se lá porque. :sleepy:

0 Likes

Acho que já sei o que tá faltando…
Os arquivos de fonte devem estar como proprietário ‘root’ e grupo ‘root’. Para mudar isso, você muda com este comando:

#chown root:root /caminho_da_fonte/nome_arquivo.ttf
Onde:
chown USERNAME:GROUPNAME /PATH/TO/FILE

Certifique-se que o comando aponta pro destino certo, pois o uso errado pode trazer problemas…

após isso…
sudo fc-cache -fv

0 Likes

Que tipo de problemas? Quero ter certeza se posso correr esse risco kkkkk

0 Likes

Como a maioria dos comandos no terminal podem. Este pode alterar as permissões e o sistema precisa deles para permiti-los no sistema.

Mas você não precisa ficar apreensivo, o problema é brincar com o comando num sistema real.

Este só vai alterar o do arquivo da fonte mesmo, sem problemas…

0 Likes

Depois confira nas propriedades do arquivo pra você ver ser alterou…

0 Likes

Não tô conseguindo, acho que não tô acertando o username e o groupname.

0 Likes

o username deve ser “root” e groupname “root” também…

talvez este comando não funciona com sudo… aí vc dá um:
sudo su
para mudar o prompt de $ pra #
aí voce digita o comando de novo…sem sudo
chown root:root /caminho_da_fonte/nome_arquivo.ttf

0 Likes

Olha aí, rodei o comando e deu:

chown root:root/home/almi/Downloads/mononoki-master/export/mononoki/mononoki-Regular.ttf
chown: missing operand after ‘root:root/home/almi/Downloads/mononoki-master/export/mononoki/mononoki-Regular.ttf’
Try ‘chown --help’ for more information.

0 Likes

Cara, parece que você está colocando tudo pegado. No trecho…
root:root/home

o certo seria assim…
chown root:root /home/almi/Downloads/mononoki-master/export/mononoki/mononoki-Regular.ttf

0 Likes

Caramba, é isso mesmo! Eu nem vi esse espaço ali haha
Mas agora, nas propriedades do arquivo tá assim: “você não é proprietário, logo não pode alterar as permissões” e as permissões estão bloqueadas.

0 Likes

Tá bloqueado porque você não está como root. Para manipula-lo use o sudo ou altere para o root no terminal. Desse modo mova pra pasta fonts do sistema (/usr/share/fonts). Provavelmente vai funcionar agora…

após isso…
sudo fc-cache -fv

0 Likes

Pior que não foi haha mas já tô achando que é algo no meu sistema em específico ou no arquivo. Enfim, muito obrigado pela atenção até aqui, vou marcar como resolvido porque certamente isso deve funcionar quando o sistema e o arquivo estão totalmente ok.

0 Likes

Saiba, se você copiar o arquivo como usuário comum vai alterar as permissões no novo arquivo …

ok, até mais então…

0 Likes

Eu abri a pasta como root e copiei dentro da nova janela que se abriu, aí colei na pasta .fonts.

0 Likes

Só uma constatação… Você disse que pôs as fonts em ‘/usr/local/share/fonts’. Esta não parece ser a pasta correta, e sim ‘/usr/share/fonts/’.

Mova para ‘/usr/share/fonts/’. Se a fonte for truetype então coloque na pasta truetype.
sudo fc-cache -fv
e seja feliz…

acho que não posso dizer mais… até

0 Likes