Saudações! Meu problema é justamente como está no título: eu instalei uma fonte para utilizar como fonte padrão do meu terminal e ela simplesmente não aparece. Instalei outra fonte e também não aparece. Não sei o que acontece. Eu não posso usar outra fonte que não seja uma que já vem no sistema? Eu vejo algumas pessoas fazendo isso e aparentemente sem grandes problemas.
[A fonte em questão é a Hack Nerd, justamente a sugerida neste tutorial de customização do terminal, deixando ele com aquele visual do PowerLevel9k/Oh My Zsh, se tiver interesse dá uma olhada.]
Como podemos ver aqui, a fonte foi instalada e aparece nas configurações do sistema, por exemplo (também aparece no LibreOffice):
Já nas preferências do terminal não:
Basicamente, eu instalei via interface gráfica mesmo; eu tenho que jogar a fonte numa pasta específica?
Ontem mesmo, fuçando aqui, eu copiei as fontes e joguei numa pasta dentro da /usr/local/share chamada fonts, que é preciso abrir com root pra poder colar arquivos lá. E a fonte que eu cito aí no post, a Hack Nerd, apareceu no terminal.
Tentei outra fonte e fiz os mesmos procedimentos: instalei via interface pelo gerenciador de fontes, joguei na pasta que falei antes, tentei outras pastas com o nome fonts, criei uma pasta na minha /home com o nome .fonts e coloquei lá, mas nada.
Também rodei o comando que você falou, fez todo processo normalmente e nada. Fui no arquivo, olhei as permissões e estão todas “permitido para leitura e escrita” (não aparece como você listou), vou deixar uma imagem aqui pra você ver.
Em todo caso, tô começando a desistir kkkkk É só que esse tipo de coisa me incomoda muito, uma coisa simplesmente não funcionar por… sabe-se lá porque.
Acho que já sei o que tá faltando…
Os arquivos de fonte devem estar como proprietário ‘root’ e grupo ‘root’. Para mudar isso, você muda com este comando:
o username deve ser “root” e groupname “root” também…
talvez este comando não funciona com sudo… aí vc dá um:
sudo su
para mudar o prompt de $ pra #
aí voce digita o comando de novo…sem sudo
chown root:root /caminho_da_fonte/nome_arquivo.ttf
chown root:root/home/almi/Downloads/mononoki-master/export/mononoki/mononoki-Regular.ttf
chown: missing operand after ‘root:root/home/almi/Downloads/mononoki-master/export/mononoki/mononoki-Regular.ttf’
Try ‘chown --help’ for more information.
Caramba, é isso mesmo! Eu nem vi esse espaço ali haha
Mas agora, nas propriedades do arquivo tá assim: “você não é proprietário, logo não pode alterar as permissões” e as permissões estão bloqueadas.
Tá bloqueado porque você não está como root. Para manipula-lo use o sudo ou altere para o root no terminal. Desse modo mova pra pasta fonts do sistema (/usr/share/fonts). Provavelmente vai funcionar agora…
Pior que não foi haha mas já tô achando que é algo no meu sistema em específico ou no arquivo. Enfim, muito obrigado pela atenção até aqui, vou marcar como resolvido porque certamente isso deve funcionar quando o sistema e o arquivo estão totalmente ok.
Obrigado over.clk, essa dica resolveu meu problema.
Apenas para ficar registrado, o GIMP não estava reconhecendo a fonte por meio da instalação pela interface gráfica, mesmo fazendo o procedimento para apontar o diretório da fonte no software através de Editar/Preferências/Pastas/Fontes.
Dessa forma, caso você esteja com este mesmo problema essa dica é uma solução plausível.