[RESOLVIDO] Fontes instaladas no sistema não aparecem nas preferências do terminal

Saudações! Meu problema é justamente como está no título: eu instalei uma fonte para utilizar como fonte padrão do meu terminal e ela simplesmente não aparece. Instalei outra fonte e também não aparece. Não sei o que acontece. Eu não posso usar outra fonte que não seja uma que já vem no sistema? Eu vejo algumas pessoas fazendo isso e aparentemente sem grandes problemas.

[A fonte em questão é a Hack Nerd, justamente a sugerida neste tutorial de customização do terminal, deixando ele com aquele visual do PowerLevel9k/Oh My Zsh, se tiver interesse dá uma olhada.]

Como podemos ver aqui, a fonte foi instalada e aparece nas configurações do sistema, por exemplo (também aparece no LibreOffice):

Já nas preferências do terminal não:

Basicamente, eu instalei via interface gráfica mesmo; eu tenho que jogar a fonte numa pasta específica?

Estou usando Linux MInt 19.1, Cinnamon.

Talvez isso seja as permissões do arquivo de fonte, você vai ver isso nas propriedades do arquivo.

Não sei como instruir para você a acertar isso, talvez alguém aí possa explicar de forma mais direta.

Após instalar alguma fonte, insira este comando no terminal:
sudo fc-cache -fv

2 curtidas

As permissões devem estar mais ou menos assim:

• permitido leitura para proprietário
  • permitido leitura para o grupo
  • permitido leitura para outros
1 curtida

Ontem mesmo, fuçando aqui, eu copiei as fontes e joguei numa pasta dentro da /usr/local/share chamada fonts, que é preciso abrir com root pra poder colar arquivos lá. E a fonte que eu cito aí no post, a Hack Nerd, apareceu no terminal.

Tentei outra fonte e fiz os mesmos procedimentos: instalei via interface pelo gerenciador de fontes, joguei na pasta que falei antes, tentei outras pastas com o nome fonts, criei uma pasta na minha /home com o nome .fonts e coloquei lá, mas nada.

Também rodei o comando que você falou, fez todo processo normalmente e nada. Fui no arquivo, olhei as permissões e estão todas “permitido para leitura e escrita” (não aparece como você listou), vou deixar uma imagem aqui pra você ver.

https://imgur.com/2wv3TKN

Em todo caso, tô começando a desistir kkkkk É só que esse tipo de coisa me incomoda muito, uma coisa simplesmente não funcionar por… sabe-se lá porque. :sleepy:

Acho que já sei o que tá faltando…
Os arquivos de fonte devem estar como proprietário ‘root’ e grupo ‘root’. Para mudar isso, você muda com este comando:

#chown root:root /caminho_da_fonte/nome_arquivo.ttf
Onde:
chown USERNAME:GROUPNAME /PATH/TO/FILE

Certifique-se que o comando aponta pro destino certo, pois o uso errado pode trazer problemas…

após isso…
sudo fc-cache -fv

2 curtidas

Que tipo de problemas? Quero ter certeza se posso correr esse risco kkkkk

Como a maioria dos comandos no terminal podem. Este pode alterar as permissões e o sistema precisa deles para permiti-los no sistema.

Mas você não precisa ficar apreensivo, o problema é brincar com o comando num sistema real.

Este só vai alterar o do arquivo da fonte mesmo, sem problemas…

1 curtida

Depois confira nas propriedades do arquivo pra você ver ser alterou…

Não tô conseguindo, acho que não tô acertando o username e o groupname.

o username deve ser “root” e groupname “root” também…

talvez este comando não funciona com sudo… aí vc dá um:
sudo su
para mudar o prompt de $ pra #
aí voce digita o comando de novo…sem sudo
chown root:root /caminho_da_fonte/nome_arquivo.ttf

Olha aí, rodei o comando e deu:

chown root:root/home/almi/Downloads/mononoki-master/export/mononoki/mononoki-Regular.ttf
chown: missing operand after ‘root:root/home/almi/Downloads/mononoki-master/export/mononoki/mononoki-Regular.ttf’
Try ‘chown --help’ for more information.

Cara, parece que você está colocando tudo pegado. No trecho…
root:root/home

o certo seria assim…
chown root:root /home/almi/Downloads/mononoki-master/export/mononoki/mononoki-Regular.ttf

Caramba, é isso mesmo! Eu nem vi esse espaço ali haha
Mas agora, nas propriedades do arquivo tá assim: “você não é proprietário, logo não pode alterar as permissões” e as permissões estão bloqueadas.

Tá bloqueado porque você não está como root. Para manipula-lo use o sudo ou altere para o root no terminal. Desse modo mova pra pasta fonts do sistema (/usr/share/fonts). Provavelmente vai funcionar agora…

após isso…
sudo fc-cache -fv

Pior que não foi haha mas já tô achando que é algo no meu sistema em específico ou no arquivo. Enfim, muito obrigado pela atenção até aqui, vou marcar como resolvido porque certamente isso deve funcionar quando o sistema e o arquivo estão totalmente ok.

Saiba, se você copiar o arquivo como usuário comum vai alterar as permissões no novo arquivo …

ok, até mais então…

Eu abri a pasta como root e copiei dentro da nova janela que se abriu, aí colei na pasta .fonts.

Só uma constatação… Você disse que pôs as fonts em ‘/usr/local/share/fonts’. Esta não parece ser a pasta correta, e sim ‘/usr/share/fonts/’.

Mova para ‘/usr/share/fonts/’. Se a fonte for truetype então coloque na pasta truetype.
sudo fc-cache -fv
e seja feliz…

acho que não posso dizer mais… até

Obrigado over.clk, essa dica resolveu meu problema.

Apenas para ficar registrado, o GIMP não estava reconhecendo a fonte por meio da instalação pela interface gráfica, mesmo fazendo o procedimento para apontar o diretório da fonte no software através de Editar/Preferências/Pastas/Fontes.

Dessa forma, caso você esteja com este mesmo problema essa dica é uma solução plausível.

1 curtida