[RESOLVIDO] Fone bluetooth (Xiaomi Redmi airdots) desconecta sozinho no Ubuntu 2.0.0.4

Olá, resolvi criar este tópico para ajudar aqueles que estão sofrendo com o mesmo problema que eu sofri com os fones Xiaomi Redmi Aridots em conexão bluetooth com o Ubuntu 20.0.4 usando o Gnome padrão da instalação.

O problema:
A primeira conexão com o fone foi tranquila, segui inclusive um tutorial em vídeo do próprio canal Diolinux. Conectou beleza!
Porém, após conectar e desconectar várias vezes, e utilizar o fone também em outros dispositivos, ele começou a desconetar sozinho quando eu tentava emparelhar, as vezes só funcionava o lado direito e se tirava o esquerdo da caxinha eles desemparelhavam do PC. O problema acabou piorando e ele nem mesmo conectava mais, toda vez ele conectava a desconectava imediatamente.
Procurei soluções relacionadas ao bluetooth, drivers etc, estava tudo ok. Acabei descobrindo sozinho uma solução, que pode não ser a definitiva, mas vem me atendendo.

Se o seu problema é similar, mesmo com fone de outra marca, ele pode estar relacionado ao cache e ao endereço gerado pelo sistema para o fone. A solução que encontrei foi a seguinte:

Dentro da pasta /var/lib/bluetooth/ você vai encontrar um diretório com um nome similar a este 5C:52:16:6D:52:95. Pelo menos aqui ele pede que você digite sua senha do usuário para entrar. Após isso, você deve conseguir encontrar um diretório cache ao lado de um arquivo setings e de outro diretório com nome similar ao 5C:52:16:6D:52:95, que vai ser exatamente o endereço do dispositivo (nesse caso o fone) que você já conectou. Eu exclui aqui essa pasta com o endereço do fone, e dentro da pasta cache o arquivo com o mesmo nome (na verdade eu exclui tudo de dentro da pasta cache). Feito isso, rebootei o sistema e quando fui às opções de bluetooth o fone não apareceu como dispositivo sincronizado, então fiz o parelhamento novamente e ele voltou a funcionar os dois lados perfeitamente.

É valido lembrar que o caminho citado da pasta bluetooth não é o /lib/bluetooth direto, e sim o que começa no diretório /var. Se você deletar tudo que tem em /lib/bluetooth provavelmente vai ter que reinstalar o bluez ou o pulse-bluetooth (o que acabei fazendo, justamente por isso rsrs.)

Extenso, porém pode ser que seja útil. Se for, comenta aí!

Onde fica essa pasta que vc citou?

essa pestilença Xiaomi Redmi Aridots é do mal. aténo meu snartphone não pareia. comprei um xingling e é a maravilha das maravilhas. nunca tive problema. kkkkkkkk