[RESOLVIDO] Endless OS full é uma boa escolha?

Estava a andar nas profundezas do DistroWatch quando…

Bom, achei um tal de Endless OS. Fui procurar a respeito e caí no site deles, onde tinham 2 downloads:

  1. Multilanguage 2.3GB
  2. Português (BR) Completo 14.3GB (sério isso?)

Gostaria de saber a diferença entre eles e se é uma boa escolha, ouvi dizer que já vem com tudo baixado é verdade?
Quero uma boa distro que me ajude nos trabalhos, visto que, tenho uma famosa internet de 300kb/s e a pesquisa é lenta.
Só pra baixar essa de 14GB vai demorar 3 dias (sério), já começei a baixar.

Deve ser uma boa opção pra família, pois (se bem me lembro) ele utiliza proteção diferenciada ao sistema. É complicado detoná-lo por pessoas inexperientes.

1 curtida

Bah, estou falando para mim.
Não tenho todo o conhecimento Linux, mas também não sou do tipo que daria

sudo rm -rf /

Achando que liberaria espaço o suficiente no disco.

2 curtidas

Se não me engano a versão de 14GB vem com vários conteúdos e programas baixados (acho que para usar em locais sem conexão com internet ou com uma conexão muito ruim) :thinking: :slight_smile:

Nunca testei… Mas para propósito educacional eu baixaria este, não vi proposta melhor…

1 curtida

Rapaz, a imagem de 14 gb tem todos os programas. É como se você tivesse o repositório inteiro no seu computador. Dá trabalho no início, mas depois fica de boa. Funciona bem, mas como é baseado no Gnome, fica meio pesado se seu computador for lento. Caso contrário, ficará satisfeito. Os contras: não dá pra instalar programas que não seja do repositório deles. É tipo um IOS da vida, que precisa de gambiarra pra instalar pacotes de outras fontes. Por isso, não dá pra acessar alguns sites de bancos, que precisam do warsaw da Diebold/Nixdorf. No caso do programa da Receita, não dá pra instalar. Só baixando o arquivo multiplataforma e rodar o executável com java -jar irpf.jar. Tem que instalar o openjdk pra isso. Este acho que tem no repositório. Se esses detalhes não forem impeditivos, acho que irá gostar. Lembrando também que não tem menu iniciar. Todos os aplicativos ficam localizados naqueles grupos que ficam no meio da tela, bem ao estilo Gnome. Boa sorte!

3 curtidas

Ou

sudo chmod -R 777 /

Fiz uma vez sem querer no Mint :joy::joy::joy:

1 curtida

@starbdecember, está correto o tamanho da ISO. O Endless OS é um sistema com fins educacionais, em especial para regiões de difícil acesso à internet, e essa ISO é desse tamanho pois tem, além de alguns programas a mais pré-instalados, a Wikipedia praticamente inteira e outros conteúdos educacionais, como vídeos e fotos sobre diversos temas. A ideia é que se tenha tipo um pendrive com essa ISO, instale nas máquinas e assim as pessoas têm acesso a uma grande gama de conteúdo sem necessitarem da internet.

Para você, que eu suponho que tenha uma conexão no mínimo decente de internet, essa ISO não faz o menor sentido. O Completo nesse caso não significa recursos extras, e sim mais conteúdo offline. Se quiser testar o Endless, baixa a ISO normal e a partir dela instale o que você precisar.

1 curtida

Já usei a versão “lite” e gostei bastante! É o tipo de distribuição que eu instalaria em um PC de escola ou de uma criança. Acredito que valha muito a pena o full em lugares aonde a conexão com a internet é de baixa qualidade ou nem existe, ou caso vc queira que todos os computadores em uma rede tenham certos programas instalados mas não quer fazer isso manualmente (já que com a full vc vai ter todos os programas)

1 curtida

Tudo é muita coisa, mas vem com bastante coisa, suite office, editores de todo tipo, boa parte da Wikipedia, do wikihow…

Seus trabalhos podem ser resolvidos com dados da Wikipédia? Se a resposta for sim, tá resolvido

Sim, demora mesmo


Prós

  • Interface amígável
  • A full você não precisa baixar quase nada

Contras

  • Baseado em ostree, se o seu sistema deu problema, já era

  • Full flatpak, ou seja apesar de rodar AppImages, e poder instalar pacotes .deb a Endless (empresa por trás do sistema) não não permite “oficialmente” a instalação de nada que não seja Flatpak, chega ao ponto perseguir tutoriais ensinando, ou seja, se você precisar de um programa que não está disponível em Flatpak, vai ter que sofrer sozinho pra instalar

  • Personalização? Esquece também, se você mudar o tema GTK (mesmo que seja apenas pro modo escuro disponível no próprio sistema) você perde o suporte totalmente

Resumindo:

O sistema é ótimo, o problema é a mentalidade da empresa por trás dele

1 curtida

Pô mas isso já é sacanagem.