(Resolvido em 15/03/2021 por Capezotte) - Canonical Livepatch "Sorry, there's been a problem with setting up"

Erro ao ativar o Canonical Livepatch

  • Descrição do usuário: “Olá pessoal !!!, não estou conseguindo ativar meu Livepatch, quando clico no botão de ativar, logo após eu me autenticar ocorre o erro da foto e não ativa, já atualizei o Ubuntu, já tentei dar refresh no Livepatch e nada. Alguém consegue me ajudar a ativar novamente?
    Agradeço desde já.”

  • Descrição do erro: Failed to enable Livepatch: cannot enable machine: this machine ID is already enabled with a different key or is non-unique. Either "sudo canonical-livepatch disable" on the other machine, or regenerate a unique /etc/machine-id on this machine with "sudo rm /etc/machine-id /var/lib/dbus/machine-id && sudo systemd-machine-id-setup" server response: machine id already registered: machine id already registered

  • Dados do sistema:
    “No LSB modules are available.
    Distributor ID: Ubuntu
    Description: Ubuntu 20.04.2 LTS
    Release: 20.04
    Codename: focal”

É o que está escrito no erro, uma máquina com o mesmo identificador, em algum lugar do mundo, já se conectou ao servidor do LivePatch. Se não for a sua (sudo canonical-livepatch disable para garantir), remova o identificador e tente obter um novo com sudo rm /etc/machine-id /var/lib/dbus/machine-id && sudo systemd-machine-id-setup.

Ao menos, é o que tem na mensagem de erro, nunca tentei criar livepatch, nem li sobre isso.

1 curtida

Funcionou!!!

Eu só gostaria de entender porque isso aconteceu ? …
Caso aconteça de novo pra não precisar mais perguntar… rsrsrs

**Muito obrigado @Capezotte **

Cada máquina Linux de desktop* tem um arquivo /etc/machine-id, uma sequência de números aleatórios regenerada a cada reinicialização. Não tem muito o que fazer aqui, só deu azar de você e outro cara em algum lugar do mundo coincidir o machine-id e o Livepatch supor que se trata do mesmo computador por ter tido a sorte de dois caras tirarem os mesmos números da loteria. Caso aconteça de novo, só fazer:

pra “rodar o dado” outra vez.

*na verdade é cada máquina que roda o serviço de comunicação entre programas D-Bus, mas aí já é bem técnico

1 curtida

Perfeito, Obrigado!!!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.