[Resolvido] É possível configurar todo o KDE Plasma pelo terminal?

Olá pessoal, sou usuário do GNOME e uma coisa que me atrai nele é a possibilidade de configurar todo o sistema via terminal usando o dconf-cli, dessa forma faço scripts para configurá-lo rapidamente em qualquer emergência.

Enfim, gostaria de saber se existe alguma maneira de configurar todo o KDE Plasma pelo terminal igual o GNOME com o dconf-cli?

Tem os comandos kreadconfig5 (ler dados dos arquivos) e kwriteconfig5 (botar dados no arquivos).

A estrutura deles é tipo
kreadconfig5 --file (arquivo de configuração) --group (grupo) --key (chave) --type (tipo)
kwriteconfig5 --file (arquivo de configuração) --group (grupo) --key (chave) --type (tipo) (valor a botar)

Os arquivos de configuração do KDE tão jogados na pasta .config e tem o formato PROGRAMArc, por exemplo kdenliverc, kolourpaintrc, etc.

Exemplo com o Kolourpaint:

kreadconfig5 --file ~/.config/kolourpaintrc --group 'Text Settings' --key 'Font Family'
# Ver a fonte padrão da ferramenta texto
kwriteconfig5 --file ~/.config/kolourpaintrc --group 'Text Settings' --key 'Font Family' 'Arial'
# Mudá-la

Elas só são carregadas depois de reinicar o programa ou mandar um comando de recarregamento via D-Bus, infelizmente.

A maneira mais fácil de ver as opções é mesmo abrir os arquivos no editor de texto e ver a estrutura, que no geral é tipo os INI do Windows mesmo:

[Grupo]
Chave1=valor
Chave2=valor

Caso tenho a formato:

[Grupo][Subgrupo]
Chave1=valor
Chave2=valor

Basta especificar Group duas vezes:

kreadconfig5 --file ~/.config/kdeexemplorc --group 'Grupo' --group 'Subgrupo' --key 'Chave1'
2 curtidas

Muitíssimo obrigado @Capezotte, deu certinho :partying_face:, não sabia como funcionava no Plasma, mas agora graças a você já tenho um norte para fazer meus scripts.

Já consegui configurar via terminal para sempre iniciar com uma Sessão Vazia:

kwriteconfig5 --file $HOME/.config/ksmserverrc --group 'General' --key 'loginMode' 'emptySession'

Agora só identificar os arquivos e ir adicionando ao script. Muito obrigado novamente! :smiley:

1 curtida