[RESOLVIDO] Dual boot linux e windows

Pessoal, instalei o linux com windows como dual boot, depois de um tempo, tirei o windows e deixei somente o linux e usei por 2 anos. Agora gostaria de voltar o dual boot do windows, só que o processo inverso eu sei que é mais complicado e se me lembro bem, na época pra fazer o dual boot deu muito trabalho. Como faço pra fazer o dual boot (procedimento inverso)?

Procedimento inverso que eu digo é colocar o windows, tendo o linux…

Não sei se é a forma mais fácil e rápida, mas é como eu faço:

1 - Acesso por um sistema via live, Mint por exemplo
2 - Abro o Gparted e diminuo uma partição, para dar espaço para o novo sistema
3 - Instalo o Win na nova partição, recém criada (nesse ponto perco o grub e so inicia o Win)
4 - Acesso novamente com o live cd e reparo o grub (para identificar todos os sistemas instalados)

Estando em HD diferente, eu acesso o setup e desativo o HD primário (para não correr riscos), aí é só instalar no HD secundário e depois reativar o HD primário e deixar para iniciar por ele, atualizo o grup e funciona.

2 curtidas

Fiz esse processo ontem, instalei o windows em um hd diferente, mas ao atualizar o grub ele não detecta o windows. Se eu for na bios e trocar o boot para o hd secundário, o windows inicia normalmente.

Estranho, pq tenho em um HD o Deepin e Win10 e no segundo HD o KDE Neon, Kubuntu e Manjaro. Todos os sistemas são listados no boot do Deepin (HD primário) e instalei dessa forma mesmo. Caso inicie pelo segundo HD, o grub está no Manjaro e puxa todos os demais sistemas tbm.

Perfeito! Vou tentar fazer este procedimento! Sem querer ser chato, mas e o grub, como faço o reparo? É simples de se fazer? O maior problema é esse grub, lembro que foi o que me deu dor de cabeça pra fazer o dual boot da primeira vez ( de windows para linux ), agora é procedimento inverso ( de linux para windows ). Vou tentar e depois dou um feedback aqui pra vocês, se deu certo ou não. Em último caso eu mando o windows por cima de tudo e depois faço de Windows pra Linux.

É fácil sim: Como recuperar o GRUB do Ubuntu com 3 comandos

E, caso use o Mint no modo live, ainda conta com Boot Repair, que corrige para você:

4 curtidas

O grub é tipo o cockpit de um avião. Pode fazer quase tudo, mas se o piloto automático falha é uma dificuldade imensa!

A primeira coisa para saber é se seu computador está operando no modo UEFI ou no legacy, pois são dois caminhos diferentes para instalação/reparo.

1 curtida

Mint é a distro amigável e facilitadora do mundo Linux! :heart_eyes:
Sempre terá um lugarzinho especial em meu coração… :crazy_face: :rofl: :joy: :rofl:

2 curtidas

Concordo, apesar da minha internet ficar lenta nele (foi um dos motivos que me fez sair) sempre recomendo, principalmente como porta de entrada. Em modo live é uma das que mais me agradam, pelas ferramentas que traz. Sempre deixo disponível para uso emergencial.

2 curtidas

@thespation agradeço demais, acredito que a solução que você passou é a mais correta para o caso! Mas, estou avaliando a possibilidade de usar outro HD/SSD com o windows, e sempre que for usar, alterar na BIOS, você acredita que possa ser uma solução também? Porque o o HD que está meu linux está cheio e não há como liberar espaço para a instalação de outro SO. Também não posso desfazer de nada. Tem alguma desvantagem ou problema em fazer isso sempre? (alterar na BIOS). Desde já agradeço demais a atenção!

Vou ter que fazer igual você amigo! Alterar diretamente na BIOS. Ou é possível fazer grub com 2 HDs diferentes?

Certamente vai funcionar. Já usei assim algunas vezes. F12 (ou a tecla de seleção de sua bios) ao iniciar e escolher a origem do boot…

2 curtidas

Problema não há, eu uso 2 HDs também, o primário com Deepin e Win10 e um secundário com mais 3 sistemas. Todos os sistemas são reconhecidos pelo meu sistema primário (Deepin) e no caso de iniciar pelo segundo HD, o Manjaro toma conta e também reconhece todos os sistemas (incluindo os do HD primário).

O importante é so deixar o grub atualizado, para que reconheça todos os sistemas e você não tenha que ficar acessando o setup todas as vezes que deseja trocar de sistema.

2 curtidas

É possivel. Tenho um pc aqui com o Windows instalado em um hd e o linux em outro. A escolha do sistema é feito pelo grub.

2 curtidas

Perfeito então! Muito obrigado pelas soluções meus amigos! :slightly_smiling_face::facepunch:

2 curtidas

Queria saber como retirar o Win 10 e ficar só com o Ubuntu sem reinstalá-lo. O pc já veio com Win 10, instalei o Ubuntu em dual boot e há tempos não uso Win. Ouvi dizer que tem que apagar a partição do Win 10, mas se deixar o bootoader, será q não inicia?

apaga a partição do Windows com o gparted ou até o próprio DISCOS do Ubuntu (que eu acho mais fácil do que o gparted).

e depois roda um efibootmgr no terminal pra apagar a entrada do Windows da BIOS no boot

1 curtida

Obrigado. Vou testar isso.