Pessoal, instalei o linux com windows como dual boot, depois de um tempo, tirei o windows e deixei somente o linux e usei por 2 anos. Agora gostaria de voltar o dual boot do windows, só que o processo inverso eu sei que é mais complicado e se me lembro bem, na época pra fazer o dual boot deu muito trabalho. Como faço pra fazer o dual boot (procedimento inverso)?
Procedimento inverso que eu digo é colocar o windows, tendo o linux…
Não sei se é a forma mais fácil e rápida, mas é como eu faço:
1 - Acesso por um sistema via live, Mint por exemplo
2 - Abro o Gparted e diminuo uma partição, para dar espaço para o novo sistema
3 - Instalo o Win na nova partição, recém criada (nesse ponto perco o grub e so inicia o Win)
4 - Acesso novamente com o live cd e reparo o grub (para identificar todos os sistemas instalados)
Estando em HD diferente, eu acesso o setup e desativo o HD primário (para não correr riscos), aí é só instalar no HD secundário e depois reativar o HD primário e deixar para iniciar por ele, atualizo o grup e funciona.
Fiz esse processo ontem, instalei o windows em um hd diferente, mas ao atualizar o grub ele não detecta o windows. Se eu for na bios e trocar o boot para o hd secundário, o windows inicia normalmente.
Estranho, pq tenho em um HD o Deepin e Win10 e no segundo HD o KDE Neon, Kubuntu e Manjaro. Todos os sistemas são listados no boot do Deepin (HD primário) e instalei dessa forma mesmo. Caso inicie pelo segundo HD, o grub está no Manjaro e puxa todos os demais sistemas tbm.
Perfeito! Vou tentar fazer este procedimento! Sem querer ser chato, mas e o grub, como faço o reparo? É simples de se fazer? O maior problema é esse grub, lembro que foi o que me deu dor de cabeça pra fazer o dual boot da primeira vez ( de windows para linux ), agora é procedimento inverso ( de linux para windows ). Vou tentar e depois dou um feedback aqui pra vocês, se deu certo ou não. Em último caso eu mando o windows por cima de tudo e depois faço de Windows pra Linux.
Concordo, apesar da minha internet ficar lenta nele (foi um dos motivos que me fez sair) sempre recomendo, principalmente como porta de entrada. Em modo live é uma das que mais me agradam, pelas ferramentas que traz. Sempre deixo disponível para uso emergencial.
@thespation agradeço demais, acredito que a solução que você passou é a mais correta para o caso! Mas, estou avaliando a possibilidade de usar outro HD/SSD com o windows, e sempre que for usar, alterar na BIOS, você acredita que possa ser uma solução também? Porque o o HD que está meu linux está cheio e não há como liberar espaço para a instalação de outro SO. Também não posso desfazer de nada. Tem alguma desvantagem ou problema em fazer isso sempre? (alterar na BIOS). Desde já agradeço demais a atenção!
Problema não há, eu uso 2 HDs também, o primário com Deepin e Win10 e um secundário com mais 3 sistemas. Todos os sistemas são reconhecidos pelo meu sistema primário (Deepin) e no caso de iniciar pelo segundo HD, o Manjaro toma conta e também reconhece todos os sistemas (incluindo os do HD primário).
O importante é so deixar o grub atualizado, para que reconheça todos os sistemas e você não tenha que ficar acessando o setup todas as vezes que deseja trocar de sistema.
Queria saber como retirar o Win 10 e ficar só com o Ubuntu sem reinstalá-lo. O pc já veio com Win 10, instalei o Ubuntu em dual boot e há tempos não uso Win. Ouvi dizer que tem que apagar a partição do Win 10, mas se deixar o bootoader, será q não inicia?