Pessoal, este não é exatamente um post relatando uma dúvida e solicitando ajuda para resolver, e sim um relato sobre um problema que tive, consegui resolver e estou compartilhando com a comunidade para ajudar outras pessoas que possam encontrar o mesmo cenário (o que é bem possível).
O notebook em questão, de acordo com o título do post, é um Acer Nitro 5. Este notebook é bem popular por seu custo/benefício e, no caso da minha aquisição, já vem com uma distro Linux instalada; a Endless OS. Logo, para nós da comunidade, é uma máquina muito interessate.
– O PROBLEMA
Iniciando aqui a descrição do problema, após a aquisição da máquina, formatei o HD para instalar a minha distro favorita (Ubuntu - atualmente na versão 20.04.01).
A instalação ocorre sem nenhum problema e todo o hardware é aparentemente identificado, inclusive após o primeiro boot, tudo funcionando as mil maravilhas.
Durante o uso do notebook, ao tentar abrir o painel de controle da nvidia (nvidia-settings), percebi que o mesmo não apresentava nenhuma informação. Simplesmente a tela abre mas tudo em branco. Ao tentar abrir o mesmo pelo terminal, verifiquei saídas de erro. Foi ai que tive a percepção de que o driver da nvidia não estava carregando corretamente. Verifiquei inclusive em buscas na internet, que muitas pessoas relataram este problema.
– A SOLUÇÃO
Para resolver este problema, fix uma nova instalação do SO no notebook, porém não selecionei a opção de instalação de drivers proprietários e de terceiros, assim, garanti que após o primeiro boot o SO usasse o driver nuveau.
Adicionei o PPA dos drivers nvidia:
sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
Instalei a última versão do driver da nvidia (neste momento o 450)
sudo apt-get install nvidia-driver-450
Após reiniciar a máquina, entrei no gerenciador de driver e selecionei o driver recém instalado e reiniciei a máquina novamente.
Após este procedimento, o painel nvidia-settings passou a carregar normalmente e consegui usar a placa para tarefas mais pesadas em termos gráficos.
Espero que este post ajude outras pessoas que tenham este mesmo problema, visto que aqui temos um notebook e uma placa de vídeo que podem ser de interesse e uso de muitos.