E deixei o arquivo imutável com o comando sudo chattr +i /etc/resolv.conf para que ele não fosse sobrescrevido quando o sistema for reiniciado. Mas fazendo o teste no Dnsleak, o meu provedor continua a ser usado:
eu lembro que quando eu estava usando o arch linux tive um problema semelhante a esse onde eu colocava meu dns no /etc/resolv.conf e mesmo assim eu tinha outro dns
eu resolvi meu problema descobrindo que em /run/systemd/resolve/stub-resolv.conf é o arquivo usado como dns e ele inclusive altera o /etc/resolv.conf para os valores encontrados no stub-resolv.conf
então tente alterar o dns em /run/systemd/resolve/stub-resolv.conf e salve
lembro que no meu caso isso deu certo e espero que isso resolva para vc tb
Acredito que já tenha feito isso, mas você já tentou mudar o DNS diretamente pela GUI do Plasma? Aqui no Arch com XFCE eu consegui usar o DNS da Quad9 sem nenhum problema.
Coloquei para retornar em loopback(127.0.0.1). Tanto nas configurações do plasma quanto no resolve.conf. Sendo que não era pra eu conseguir acessar nenhuma página mas mesmo assim ele continua usando o dns do provedor.
apague as alterações no arquivo, e vá pela interface gráfica, deixe nas configurações padrões e salve, para que seja recriado o resolve.conf corretamente outra vez.
Fique atento com dicas de configurações, pois dicas com essa de editar o resolve.conf está ultrapassada, no própio arquivo tem um aviso pra vc não editar manualmente ele.
De nada adianta editar o resolvi.conf ou impedir o sistema de editar/acessá-lo pois, o próprio sistema vai utilizar outros arquivos para consulta como o /etc/hosts.
Se quiser setar o DNS pode fazer via interface gráfica ou editar diretamente o arquivo de configuração de rede setando um IP fixo, gateway, DNS… A muito tempo que não mexo com o Arch então não sei como e onde é gerenciado isso hoje em dia, me lembro de usar o netctl para esse fim.
Lembrando que toda alteração na configuração de rede independente se é via interface grafica ou modo texto será necessário reiniciar o serviço ou simplesmente reiniciar a maquina para que as novos ajustes tenha efeito.
Uma opção mais interessante seria colocar o DNS da Cloudfare direto no roteador (nas configurações do DHCP).
Eu segui a dica do @Tallescg e editei via interface gráfica setando o ip, dns (manualmente) e reiniciando o serviço (Uso o NetworkManager). Mas mesmo fazendo isso continua aparecendo o dns do provedor no dnsleak junto com o da cloudfare. Acho que deve ser por causa do roteador mesmo. Dando uma olhada no com systemd-resolve --status dá pra perceber isso:
Esse comando só é possível se eu usar o “openresolv”, mas estou usando o systemd_resolvconf.
Olhando a ArchWiki eu mudei o resolv.conf para resolv.con.original e rodei este comando: ln -rsf /run/systemd/resolve/stub-resolv.conf /etc/resolv.conf