[Resolvido] Deus Ex: Mankind Divided Ubuntu 18.04

Bom dia/tarde/noite senhores e senhoras. Ontem (02/03) comprei o Deus Ex: Mankind Divided em uma promoção (visto que, não só bem mais em conta, o meninão também é nativo no Linux), porém, ao tentar iniciar o jogo, ele simplesmente não inicia. Dá a tela no Steam de “Preparando para iniciar Deus Ex: Mankind Divided” e não acontece mais nada. (Vi diversos testes (recentes) com GPUs da amd para confirmar que já tinha suporte, visto que no lançamento não era possível usar tais placas de video no pinguim)
Informações do meu PC:
*Ubuntu 18.04.4 (Kernel 5.3)
RX 580 4GB (amdgpu/Mesa 19.2.8
16GB Ram
SSD 480gb

Eu consigo rodar com a rx 580 8gb, mas o desempenho é ruim, assim como a gtx 1060…recomendo tentar via proton de qualquer maneira…

O jogo demora para carregar tbm…

1 curtida

Entrei em contato com o suporte da feral e me disseram que só funciona até o mesa 13. Tentarei usar o proton e rezar para que funcione. Trarei um feedback caso funcione (para ajudar quem catar por este tópico futuramente)
Edit: Pelo proton funciona quase “out of the box”. Única coisa que incomoda são os constantes freezes (estou rodando a 80 fps o jogo congela e volta ao estado normal de jogável. Creio que seja pelo fato de eu estar usando uma GPU amd e estar tendo conflito, mas não é confirmado)

de qualquer forma, roda sofrivelmente com OpenGL…não testei com proton…