Estava tentando resolver outro problema relacionado ao PIN do user principal do meu windows (venho do windows e instalei o mint recentemente, é o meu primeiro contato com linux) que não me deixava logar nele e percebi esse erro de configuração APT, procurei sobre isso no fórum e tentei apagar os arquivos com lista de repositórios segundo instruções da solução de um outro problema muito semelhante, porém não me gerou resultados.
Ao clicar em “ok” e depois em “estaurar as configurações padrão>clique aqui para atualizar o cache do ATP” aparece a mensagem de erro que está no print.
queria saber além da resolução do problema o tamanho do problema que esse erro representa.
tentei usar ambos os comandos mas não deu muito certo, o último erro inclusive é igual o erro que encontrei ao tentar instalar o fastfetch anteriormente por causa do respositório do google estar com a chave errada, talvez esse seja o problema porém ele veio de maneira muito repentina, segue o log das minhas tentativas:
zac@V-2:~$ sudo dpkg –configure -a
[sudo] senha para zac:
dpkg: erro: necessário uma opção de ação
Escreva dpkg --help para ajuda sobre instalar e desinstalar pacotes [*];
Utilize ‘apt’ ou ‘aptitude’ para gestão de pacotes amigável;
Escreva dpkg -Dhelp para uma lista de valores de flags de debug do dpkg;
Escreva dpkg --force-help para uma lista de opções para forçar operações;
Escreva dpkg-deb --help para ajuda sobre manipular ficheiros *.deb;
Opções marcadas com [*] produzem muita saída de texto - utilize pipes com ‘less’ ou ‘more’ !
zac@V-2:~$ sudo dpkg -configure -a
dpkg: erro: opção desconhecida -o
Escreva dpkg --help para ajuda sobre instalar e desinstalar pacotes [*];
Utilize ‘apt’ ou ‘aptitude’ para gestão de pacotes amigável;
Escreva dpkg -Dhelp para uma lista de valores de flags de debug do dpkg;
Escreva dpkg --force-help para uma lista de opções para forçar operações;
Escreva dpkg-deb --help para ajuda sobre manipular ficheiros *.deb;
Opções marcadas com [*] produzem muita saída de texto - utilize pipes com ‘less’ ou ‘more’ !
zac@V-2:~$ sudo dpkg --configure -a
zac@V-2:~$ sudo apt install -f
E: Valores conflitantes definidos para a opção Signed-By em relação à fonte http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable: /usr/share/keyrings/google-chrome.gpg !=
E: A lista de fontes não pode ser lida.
Aparentemente consegui resolver, estava com medo de mexer em configuração que eu não sei o que faz mas comecei a perder a paciência e fui fuçar sozinho, fui em fontes de aplicativos>manutenção e apertei em “corrigir problemas na lista de atualizações (MergeList)” e depois em “Remover entradas duplicadas”, nos primeiros segundos nada aconteceu e eu voltei pro gerenciador de atualizações e fui em editar>preferencias pra caçar mais alguma coisa pra resolver e quando saí dessa opção o gerenciador atualizou e o problema foi resolvido, não sei se levava tempo pras opções anteriores que eu cliquei funcionarem mas é… está resolvido!
Olá meu caro, bem vindo ao fórum! Sempre que for passar um comando na postagem, utilize-o entre os caracteres `. Assim a formatação não se perde. Veja que você digitou dois traços, mas o sistema “autocorrigiu” pra apenas um traço. E o colega copiou e colou meio sem entender e ficou com apenas um traço. Felizmente ele percebeu o também chegou a executar corretamente. Ao usar ` no começo e no final, o bloco fica com formatação especial, por exemplo: dpkg --help
Isso é comum quando se instala o chrome pelo site deles, baixando o arquivo .deb e instalando-o. Uma dica para principiantes é não usar esse método “Windows” de baixar programas: prefira instalar os do repositório, seguido pela opção da loja (flatpak ou snap), e como última opção, só em caso de desespero, instale pacotes .deb avulsos. A chance desses arquivos quebrarem uma instalação são grandes!