[Resolvido] Compensa um upgrade de RAM nesse notebook?

Boa tarde pessoal, eu recentemente comecei a utilizar softwares de edição de imagens e de edição simples de video, obviamente não ficarei neles pra sempre e com o tempo vou ir migrando para softwares mais complexos e consequentemente, mais pesados.
Olhando bem pro meu notebook, não vejo ele rodando bem esses programas sem um upgrade de RAM pelo menos.
Ele é um Dell Inspiron N4030, tem um I3 da primeira geração, 4GB RAM, e um SSD que eu adicionei a uns 2 meses.
Meu notebook suporta apenas a adição de mais um pente de 4GB , o que somaria com o atual e eu ficaria com 8GB.
A questão é, valeria mais a pena fazer esse upgrade de RAM ou segurar as pontas com ele assim pelo menos até o fim do ano e comprar um notebook mais potente ou quem sabe montar um PC de mesa?

Na minha opinião 8GB de RAM é o mínimo para uma boa experiência. Vai depender do seu uso, se a sua memória estiver constantemente cheia e estiver utilizando o swap com frequência, vale a pena o upgrade.

2 Curtidas

Por ser edição de video e seu processador ser de primeira geração, eu não tenho certeza se só a adição de mais memória seria o suficiente para algumas situações que você possa encontrar futuramente.

Pelo que sempre vejo o pessoal falando, a placa de video e bem importante na questão da edição de vídeo.

Saudações.

2 Curtidas

Só se a pessoa utilizar o DaVinci Resolve e uma placa de vídeo da Nvidia, outros editores de vídeo não suportam aceleração de hardware.

2 Curtidas

Como mencionei, é o que eu vejo um pessoal falando, eu não tenho experiência com edição de video, e essas pessoas trabalham com edição de alguma forma, mas eu possa ter entendido errado.

Saudações.

1 Curtida

Olá @jeffinshadow nessa situação, eu realmente recomendaria economizar e comprar um outro equipamento. Estamos falando de um notebook com processador de 7 gerações atrás pelo menos. :slight_smile:

O caminho que eu seguiria é juntar dinheiro e comprar um outro notebook mesmo que não seja necessariamente novo e sim com mais recursos. Mas, se você está fazendo dinheiro com essa máquina, aumentar a memória pode te ajudar a fazer mais dinheiro mais rápido ou simplesmente com menos dor de cabeça.

“The cake is a lie” :vulcan_salute:

2 Curtidas

Tem o Olive que é novo no pedaço dos editores de vídeo OpenSource e usa aceleração de hardware em todas as placas de vídeo.

2 Curtidas

Não cheguei a testar esse, mas é bom saber que existe um editor open source com suporte a aceleração de hardware.

1 Curtida

cara que sistema BONITO, parabéns mano se puder compartilhar a janela de temas icones e etc por favor


tá tudo no primeiro comentário

É um processador bem antigo. Tenho um notebook que tem esse mesmo modelo. Acho que não vale o investimento. Até porque, memórias de notebook costumam ser mais caras que desktop e, em relação a desempenho, não acho que vai fazer muita diferença.

Se possível, como você disse, futuramente investiria em desktop. Caso edite coisas mais pesadas, isso é um problema para notebooks, por causa do resfriamento. É muito mais fácil controlar isso em desktop. A maior parte das pessoas que vejo trabalhando com isso, usam desktop. Sem contar a durabilidade, notebooks quando são muito stressados duram bem, bem menos que desktops.

2 Curtidas

cara obrigado ae tmj =)