[Resolvido] Comparativo de desempenho entre Linux Mint XFCE x Xubuntu

Bom… eu tenho um Notebook (SAMSUNG E20, Celeron 1.8GHz, 4GB de RAM) que eu uso para mexer no básico e estudar, atualmente eu utilizo o Mint Cinnamon por ser bonito, minimalista, prático, produtivo e eu sinceramente não ter nenhuma dor de cabeça com ele.
Porém sou “ficcionado” por desempenho (sem esquecer a usabilidade, é claro) e noto que por exemplo vídeos a 1080p no YouTube sofrem uma engasgadinha, e apesar de estar sofrendo por dentro pretendo mudar para alguma outra distro/interface mais leve.
A algum tempo atrás eu iria correr para o Lubuntu, mas essa interface LXQt pra mim, ele morreu, logo pensei no Xubuntu, porém tem o Mint XFCE e a questão principal do Mint é que eu sou preguiçoso e nele tudo se resolve facilmente devido ao seu gerenciador de atualizações.
Mas esquecendo tudo isso a questão é:
Qual o mais leve? Linux Mint XFCE ou Xubuntu? (me refiro a CPU principalmente)

1 curtida

Ambas as distros tem processos desnecessários rodando no background, o Debian é mais cru e consome menos recursos que ambas, no entanto exige maior configuração por parte do usuário. No Debian normalmente se utiliza o unattended-upgrades para instalar atualizações automaticamente, ele consome muito menos recursos que o gerenciador de atualizações do Linux Mint e do Xubuntu.

Eu também usava o Mint Cinnamon , passei pela mesma situação que você , PC com baixos níveis de Hardware etc… , como estou estudado programação e desenvolvimentos eu precisava de um desempenho razoável e considerável . Atualmente eu uso o Xubuntu 18.04 , e tenho tudo que eu tinha no mint Cinnamon e muito mais , pois com o mint o meu sistema estava consumindo muita memoria de armazenamento e ainda dava umas travadas quando abria algumas coisas , já com o xubuntu foi diferente ele consome a memoria comprometida com o sistema então sobra bastante memoria de armazenamento para a home fora o desempenho mesmo abrindo vários software . Quando eu usava um mint não tinha nenhum game instalado no meu sistema por motivos anteriormente citados , com o Xubuntu passei a jogar vários games inclusive até comprei jogos na Steam que estão rodando com Gráficos no médio , com um PC de baixo nível de hardware . Gosto muito da interface do Mint Cinnamon , mas no desempenho pelo menos no meu PC o Xubuntu dá de 10 a 5 no Mint Cinnamon . Com relação ao Mint XFCE eu particularmente acho interface dele muito feia , na parte de desempenho não cheguei a testar . Um outro ponto que gostaria de citar é sobre a questão dos videos , no Xubuntu agora consigo assistir em 1080p , mas não os videos que são de 1080p60 por conta da minha placa não suportar , mas ela suporta 720p60 tranquilo no Opera ou caso eu baixar em 1080p60 ele também roda . Para mim minha experiencia com Xubuntu está e continua sendo excelente posso ariscar em dizer como um usuário leigo em Linux , que ele é um dos melhores sistemas que já usei na vida .

Uhum, eu já havia visto falar isso do Debian, porém deixei de lado devido a esse dificuldade e e empenho/tempo exigido que eu teria que ter para aprender a mexer tudo certinho e o configurar. Porém, muito obrigado pela nova alternativa, caso eu me sinta insatisfeita com as ditros ditas por mim, eu posso tentar investir um tempo no Debian.

Concordo, realmente o Mint XFCE eu considero feio, portanto vou tentar o Xubuntu que é um sistema que eu já utilizei porém nem me lembro o porque de ter parado de usar. Me identifiquei na parte do leigo kkkkk. Vlw!

1 curtida

Temos um vídeo no canal sobre esse assunto:

6 curtidas

Fala parceiro, uso o Xubuntu 18.04 e é excelente, mas, o vídeo do Diolinux acima certamente te deu a resposta que precisava. Entre o dois é questão de detalhes e gosto pessoal mesmo.

Sobre os vídeos do YouTube posso ter uma solução pra você, acontece que o codec vp9 do YouTube não tem suporte a aceleração via hardware, você consegue desabilitar ele e passar a usar o H264 que tem aceleração em quase todos os processadores, isso você consegue usando Firefox, (about:config > pesquise “webm” e altere a última opção da lista.)

Ela roda pois quando você baixa o video vem em H264, no YouTube você tá usando VP9 um codec que na minha opinião é horrível, mas se usa o Firefox, tem como usar H264 no YouTube.