[RESOLVIDO] Como transferir programas de uma distro à outra? Budgie Desktop é bom para hardwares fracos?

Olá, uso o Ubuntu Gnome 16.04 LTS e estou pensando seriamente em migrar para o Ubuntu Bugdie. Porém, tenho alguma dúvidas.

1. Há como transferir programas de uma distro à outra?

Eu teria paciência para instalar todos, porém não há tempo. Seria ótimo uma forma “automática”

2. O Ubuntu Budgie trava muito em computadores não tão bons?

Uso para desenvolvimento web, e algumas edições de vídeos.

@LsMs, Olá boa tarde primeiramente!

Respondendo a primeira pergunta:

Tem sim como transferir programas de uma distro para outra só que pode vir a causar problemas por partes de algumas bibliotecas que são usadas pelos programas e pela sua distro por causa das adições ou remoções feitas por cada versão. Porém no seu caso, você não precisa trocar sua distro, basta apenas trocar a interface em questão que se eu não estou enganado o Ubuntu 16.04 vem com Unity você pode baixar dos repositórios oficiais o Budgie, é menos complicado e você pode manter sua distro, seus programas e suas configurações. E se não houver o Budgie nos repositórios oficiais acredito que adicionando PPA você consiga baixar o Budgie na sua máquina.

Respondendo a pergunta 2:

Qualquer interface gráfica que use muitos plugins ou tenha muitos detalhes vai pesar em computadores não tão bons como você fala, mas nada te impede de testar e remover alguns plugins do Budgie para ver se roda de uma forma que para você seja satisfatória.

OBS: Sempre que pedir uma sugestão ou indicação de distro, deixe as informações do seu Hardware para que se possa dar uma ajuda mais precisa, aposto que outras pessoas vão amar te responder com informações que eu não dei. Até por que não conheço muito bem o Budgie mais pelo que eu vi eu não recomendaria para computadores fracos, principalmente se você quer usar edição de video. Uma sugestão que eu posso dar é usar o XFCE e customizar ao seu gosto, assim você ganha um pouco mais de suavidade e leveza enquanto edita seus vídeos. Agora se for apenas para desenvolvimento WEB use sem medo, acredito que ele rodará de forma satisfatória em seu Hardware principalmente se você tiver 4GB de RAM ou mais e uma placa de vídeo Onboard qualquer. Não recomendo testar em maquinas com menos de 4GB de RAM(Não que seja possível) apenas que você terá alguns problemas bestas para se preocupar e como você fala que não tem tempo, então faço apenas essa dica.

Muito obrigado! Testarei a interface Budgie, conforme for, instalo na máquina para testar. :slight_smile:

@LsMs, de nada. Não se esqueça de editar o titulo acrescentando “[RESOLVIDO]” para que outras pessoas que tiverem o mesmo problema que o seu saberem que tem uma solução.

tu pode transferir programas de uma distro pra outra sem problemas, caso use flatpak apps na sua home ou appimage’s