[RESOLVIDO] Como resolver o Erro: (rc=-1912) no Virtual Box

Bom dia, boa tarde e boa noite. (uso linux mint, apesar de que acho que já da pra saber isso)

Estou com o Famoso erro:

RTR3InitEx failed with rc=-1912 (rc=-1912)

The VirtualBox kernel modules do not match this version of VirtualBox. The installation of VirtualBox was apparently not successful. Executing

‘/sbin/vboxconfig’

may correct this. Make sure that you are not mixing builds of VirtualBox from different sources.

where: supR3HardenedMainInitRuntime what: 4 VERR_VM_DRIVER_VERSION_MISMATCH (-1912) - The installed support driver doesn’t match the version of the user.

Não sei se tem alguma especificidade nesse meu erro, mas já vi os tópicos por aí, e fiz o que disseram mas não consegui resolver. O erro persiste.

1. Quando executo o vboxconfig aparece isso:
    vboxdrv.sh: Stopping VirtualBox services.
    vboxdrv.sh: Starting VirtualBox services.
    (acho que ta tudo certo aqui, não?)

2. Desativei o secure boot e também continua dando erro.

3. Minha Bios não tem nenhuma opção relacionada a virtualização. (uso o acer-f5-573g-50ks)

4. Testei no VirtualBox mais recente baixando no site do virtualbox, e também já testei no virtual da loja do mint.

5. Já dei o comando pra reinstalar o dkms. (não teve erros)

E aí, alguém sabe como resolver?

Agradeço desde já. =D

3 curtidas

Me irritei muito com este erro ou algo parecido. A solução que encontrei foi instalar uma versão de kernel compatível. Tentei todo tipo de jeito e só foi assim. Depois de instalar ou mesmo para testar o kernel (claro, depois de reiniciar sobre o kernel desejado) executa estes comandos:

sudo dpkg-reconfigure virtualbox-dkms
sudo modprobe vboxdrv

Parece que há um problema de sincronia de lançamento entre os módulos do kernel com o Virtual Box, ou nem sempre há suporte pra determinada versão de kernel. Comigo funcionou com as versões 4.9.x ou 4.4.x, mas do 4.4.x só tava indo até uma determinada versão que não lembro.

4 curtidas

Só uma dúvida você se refere ao 4.9.x como a versão do kernel né? Porque no meu mint não aparece estas versões. Só as versões de 5.3, 5.0, 4.18 e 4.15. O.O

1 curtida

Versões disponibilizadas pelo respectivo repositório da distro são as recomendadas por quem desenvolve a distribuição, elas são as que são as mais adequadas para sua distro. Mas nem sempre elas são totalmente livres de alguma incompatibilidade com algum software de terceiro. Alguém pode me corrigir se eu estiver errado…

2 curtidas

Não sei se há outra forma de fazer funcionar, só explico como funcionou pra mim. Não entendo porque um software como o Virtual Box não tem suporte mais amplo com os kernels e isto aparentemente não está devidamente documentado na Web.

2 curtidas

De qualquer forma agradeço, vou instalar pelo menos uma ou duas de cada versão do kernel. Se não der certo vou deixar de lado kkkkkk

1 curtida

Só uma coisa, que esqueci… tenta incluir teu nome de usuário no grupo do sistema, o grupo ‘vboxusers’. Vai ver só precisa desta permissão. Dá uma pesquisada e vê…
Depois de feito isso pode deixar assim porque isso é importante…

2 curtidas

É… acho que ficar instalando kernel fica bugando meu grubgrub aqui. Vou restaurar a máquina e tentar isso aí.

1 curtida

Boa mano consegui. Provavelmente só faltou adicionar o user ai pra dar certo. Você acha melhor eu editar o primeiro post ou adicionar outro post explicando o que aconteceu pra dar certo?

2 curtidas

Você que sabe, mas deve ter um botão de solução sobre a resposta que resolveu.

2 curtidas

Com a ajuda do colega over.clk, neste post, consegui resolver o meu problema (erro ao tentar iniciar uma máquina virtual dentro do VirtualBox).

A seguir alguns dos procedimentos que foram feitos:

1. Desativar o secure-boot lá na BIOS.

2. a) Incluir o nome de usuário no grupo do sistema, o grupo vboxusers:

sudo usermod -a -G vboxusers $USER

…b) Reiniciar a máquina e para ver se foi realmente adicionado use o comando:

groups $USER

1. Os seguintes comandos servem para sincronizar (ou outra palavra, sei lá) os módulos do kernel com o Virtual Box:

sudo dpkg-reconfigure virtualbox-dkms

sudo modprobe vboxdrv

1. E o comando final foi este (se der problema nessa parte, pode ser que eu já tenha resolvido essa parte vendo outros tópicos, com comandos anteriores a este, mas ele é necessário pra que dê certo):

sudo vboxconfig

A resposta que recebi desse comando foi esta:
vboxdrv.sh: Stopping VirtualBox services.
vboxdrv.sh: Starting VirtualBox services.
vboxdrv.sh: Building VirtualBox kernel modules

Abri o virtualbox, iniciei a máquina e iniciou tudo normalmente.

Creio que não tem diferença, mas a minha versão do virtualbox é a 6.0.14 baixada diretamente no site do VirtualBox. O kernel ativo é o 5.3.0-23.

(se algum moderador achar melhor eu coloco essa parte no primeiro post editando, e marco o post do over com solução.)

6 curtidas

Perfeito, aqui deu certo. gracias.

1 curtida

muito bom, resolveu aqui tbm. muito obrigado

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.