O ngrok cria uma espécie de túnel de conexão diretamente com seu equipamento (servidor). Não necessita realizar configurações na rede.
Funciona mais ou menos assim de forma exemplificada:
Você acessa um site utilizando a porta 80, neste caso a conexão se faz de “dentro para fora” ou seja “do seu PC para outro PC” neste caso você quem iniciou a conexão com o outro PC e este PC (servidor por exemplo) precisa responder o que você pediu que como exemplo vamos dizer que é uma página WEB (um site) neste caso como foi você que iniciou a conexão já foram enviados os dados de retorno da resposta (seu IP na rede) então você consegue ver a página do site.
O que acontece é que o processo que você esta fazendo é o inverso, você é o “servidor”, então neste caso a conexão é feita de “fora para dentro”, um “PC de fora que faz a conexão com seu PC”, neste caso o PC de fora precisa saber os dados para acessar que no caso é o IP e a porta.
Aqui entra uma questão técnica em relação a provedora de internet, as operadoras podem usar o sistema de NAT, que explicando de forma resumida é mais ou menos assim:
O IP é reutilizado para vários usuários da rede ou seja o seu IP externo pode ser o mesmo do seu vizinho se ele utiliza o mesmo provedor de internet que você, mas vocês 2 tem IPs diferentes dentro deste mesmo IP.
Agora imagina uma pessoa (um PC) querendo acessar o seu servidor, em modo NAT não tem como saber o seu IP dentro da rede da provedora, já que o seu IP externo está sendo utilizado por outros usuários da operadora.
Existem também as questões de segurança por este motivo as operadoras bloqueiam as portas por padrão … outro motivo é que você contrata uma internet para uso residencial e você está oferecendo um serviço então as operadores tem planos diferentes para quem está oferecendo um serviço na internet como IP fixo por exemplo.
A Vivo mesmo (não sei agora) oferece IPs estáticos (mas bloqueia a porta 80) sem o uso de NAT neste caso poderia usar o NOIP e um redirecionamento de porta.
E depois tem os planos comerciais que são mais caros provavelmente com IP fixo e tal
No caso o ngrok foi desenvolvido para esta finalidade (contornar as redes NAT) a versão gratuita você consegue servir seu servidor na internet, se for algo mais profissional para que você tenha uma URL personalizada e fixa tem um plano pago.
Bom este minha explicação não foi nada técnica …rsrss mas dá uma pesquisado sobre NAT que você encontra explicações mais detalhadas
2 curtidas