[RESOLVIDO] Como publicar servidor sem domínio?

Questão

Olá, eu consegui criar um servidor, mas, ele só esta funcionando na intranet e eu gostaria de acessa-lo remotamente sem usar vpn ou comprar um domínio :thinking:.

Existe alguma forma para eu acessar um servidor hospedado no meu pc remotamente usando o numero de ip do meu roteador por exemplo?

Solução:

Escutando as sugestões eu acabei percebendo que preciso ligar para a operadora pedindo a abertura da porta, porém, consegui postar o servidor usando o ngrok, agradeço a todos pela a ajuda. :pray:

Obs: não consegui mudar o tópico para resolvido

1 curtida

Sim. Se for ubuntu ou baseado em ubuntu cole isto no terminal:

sudo apt install openssh-server

1 curtida

E para o acessar pelo terminal:

ssh [nome usuario do servidor]@[ip do servidor]

1 curtida

procure por “encaminhamento de porta” ou algo similar no seu roteador
pra acessar esse servidor é só entrar com seu ip+porta, se tiver configurado um servidor https por exemplo, abra um servidor local na máquina, configure um encaminhamento de porta no roteador e num navegador entre com seu endereço ip+porta
http://36.58.65.124:53478/ por exemplo

1 curtida

Para acessar seu servidor “caseiro” vai depender da configuração do seu provedor de internet e o tipo de servidor. Por exemplo… algumas provedoras de internet bloqueiam algumas portas como por exemplo a 80, ou então bloqueiam todas as portas e você tem que pedir para abrir uma porta. Você também terá provavelmente que abrir a porta da sua aplicação do servidor no seu modem/roteador, talvez configurar o firewall.
Mas dependendo do que você quer fazer no seu servidor talvez seja interessante você utilizar o ngrok para acessá-lo

1 curtida

Rapaz, tenho um servidor moodle, dá para acessar ele de outra rede usando ssh?

@leoteodoro e @Rogerio eu demorei pra responder porque fiquei tentando ate agora, quebrei a cabeça e não consegui acessar… fiquei com algumas duvidas:

1. No caso, eu vou acessar usando o ip do meu roteador e ele vai direcionar para meu computador, certo? Se sim, o ip de acesso é este que eu consigo no Meu ip?
  2. Eu consigo acessar o servidor usando ip do pc mas não consigo usando o ip do roteador, já fiz o redirecionamento e tentei usar ate o dmz e não tive resultado, estou no caminho certo?
  3. Se eu conseguir acessar pelo ip primeiro acredito que usar o Ngrok será mais tranquilo, mas, estou feliz pela sugestão porque não conhecia esta possibilidade. (Achei que só dava para usar DNS)

Não sei se você compreende inglês, mas esse rapaz fez um tutorial completo sobre como realizar o processo. Na situação em questão ele estava ensinando como configurar o NextCloud, mas as etapas que habilitam o acesso remoto devem ser as mesmas para qualquer serviço que você esteja querendo disponibilizar em seu servidor. Segue o link: How to Install Nextcloud on Ubuntu, Move Data Directory, Setup Free DDNS Domain & SSL Certificate

1 curtida

Isso! está correto em partes

você terá (provavelmente) que realizar mais configurações, e você tem que ver se sua provedora de internet libera acesso na porta 80 ou fazer redirecionamento de porta no roteador, e também o redirecionamento para o ip da sua máquina.
No caso do ngrok é só executar ele no seu servidor ele vai gerar um endereço ai é so acessar, não precisa configurar roteador.

Se você conseguir acesso por ip ai você conseguirá usar um DNS, ai o ngrok não será mais útil, pq o que ele faz é facilitar o acesso sem muitas configurações.

1 curtida

Legal @Rogerio , irei usar o ngrok posteriormente, mas, por agora eu quero acessar no método mais rustico para aprendizado mesmo… No caso, eu consegui linkar o ip do meu roteador ao servidor e na minha rede todos podem acessar o site por meio tanto do ip do meu PC como do roteador.

Porém, não é possível acessa-lo em redes externas (pedi para meu amigo testar), já tentei de tudo e sem resultados, a impressão que tenho é que falta apenas que eu libere o acesso externo no roteador, tens algum conselho sobre o que falta eu investigar?

Legal! então… eu já tive experiência como esta em que eu usava a internet da Vivo, na época eles bloqueavam acesso na porta 80, que é a porta para acesso http, neste caso era necessário fazer um redirecionamento de porta. Mas algumas provedoras de internet bloqueiam todas as portas ai você tem que pedir a liberação. Algumas provedoras usam o sistema de NAT. Pode ser firewall também.
Você pode usar alguma ferramenta para ver se a porta está aberta como esta Open Port Check Tool - Test Port Forwarding on Your Router

1 curtida

Se a operadora não liberar a porta 80 (http) ou 443 (https), como aconteceu comigo, vc pode fazer uma gambiarra e mudar a porta no ngrok pra ela passar a se comunicar por outra porta qualqualuqer.

Comigo a net não quis liberar minha 443 “por motivos de segurnaça” (disse que só era liberado se eu PAGASSE UM PLANO EMPRESARIAL) então eu alterei para a porta 4430 e funciona perfeitamente.

1 curtida

Pelo o que eu entendi, o ngrok é um servidor que vc pega emprestado, e teoricamente não precisa de porta aberta para que funcione porque no caso seu computador estará enviando os dados do servidor para ele e ele irá permitir que as pessoas o acessem…

Então, teoricamente seu computador não esta conectado com o mundo, esta apenas fazendo um “upload” do servidor enquanto quem realmente esta hospedando é o ngrok… Sabes dizer se é isso mesmo? Se você testar a porta no seu ip ela ainda estará fechada e no ngrok o ip será diferente e estará aberta. Pode me corrigir se eu estiver errado porque no final das contas estou bem curioso sobre o funcionamento dele kkkk

O ngrok cria uma espécie de túnel de conexão diretamente com seu equipamento (servidor). Não necessita realizar configurações na rede.
Funciona mais ou menos assim de forma exemplificada:
Você acessa um site utilizando a porta 80, neste caso a conexão se faz de “dentro para fora” ou seja “do seu PC para outro PC” neste caso você quem iniciou a conexão com o outro PC e este PC (servidor por exemplo) precisa responder o que você pediu que como exemplo vamos dizer que é uma página WEB (um site) neste caso como foi você que iniciou a conexão já foram enviados os dados de retorno da resposta (seu IP na rede) então você consegue ver a página do site.
O que acontece é que o processo que você esta fazendo é o inverso, você é o “servidor”, então neste caso a conexão é feita de “fora para dentro”, um “PC de fora que faz a conexão com seu PC”, neste caso o PC de fora precisa saber os dados para acessar que no caso é o IP e a porta.
Aqui entra uma questão técnica em relação a provedora de internet, as operadoras podem usar o sistema de NAT, que explicando de forma resumida é mais ou menos assim:
O IP é reutilizado para vários usuários da rede ou seja o seu IP externo pode ser o mesmo do seu vizinho se ele utiliza o mesmo provedor de internet que você, mas vocês 2 tem IPs diferentes dentro deste mesmo IP.
Agora imagina uma pessoa (um PC) querendo acessar o seu servidor, em modo NAT não tem como saber o seu IP dentro da rede da provedora, já que o seu IP externo está sendo utilizado por outros usuários da operadora.
Existem também as questões de segurança por este motivo as operadoras bloqueiam as portas por padrão … outro motivo é que você contrata uma internet para uso residencial e você está oferecendo um serviço então as operadores tem planos diferentes para quem está oferecendo um serviço na internet como IP fixo por exemplo.
A Vivo mesmo (não sei agora) oferece IPs estáticos (mas bloqueia a porta 80) sem o uso de NAT neste caso poderia usar o NOIP e um redirecionamento de porta.
E depois tem os planos comerciais que são mais caros provavelmente com IP fixo e tal
No caso o ngrok foi desenvolvido para esta finalidade (contornar as redes NAT) a versão gratuita você consegue servir seu servidor na internet, se for algo mais profissional para que você tenha uma URL personalizada e fixa tem um plano pago.
Bom este minha explicação não foi nada técnica …rsrss mas dá uma pesquisado sobre NAT que você encontra explicações mais detalhadas

2 curtidas

Cara, muito obrigado pela resposta :pray:

1 curtida