[RESOLVIDO] Como posso instalar o driver nvidia correto para minha placa? no Zorin OS

estou utilizando o Zorin em um pc antigo que tenho aqui em casa para jogos retro, baixei a versão mais recente disponível no site, porém, tenho tido problemas com os drivers para minha gt 610 1gb, e queria saber se há alguma forma de instalar o driver correto
Hardware: Nvidia Geforce GT 610 1gb, Core 2 Duo E7500, 6gb de ram 1066mhz

Olá @kurtzzin, tudo bem contigo?

Em hardwares tão antigos assim, o mais recomendável é utilizar o driver Noveuau que já existe no kernel. A função desse driver é bem básica.

Infelizmente, não existem drivers atualizados que suportem mais essas GPUs. Pode ser que você tenha uma experiência melhor usando o vídeo integrado do processador.

:vulcan_salute:

Sim, estou utilizando esses drivers, o unico complicado é na questão do desempenho de jogos steam/heroic, não sei se o gráfico integrado entregaria um desempenho superior em jogos (mais antigos, como The Witcher 1, Fable, Need for Speed Most Wanted, Assassins Creed 2 e etc). Mas, muito obrigado por esclarecer a duvida!

Como essa placa de vídeo tem uma idade considerável e não é mais mantida, você acaba tendo problemas em manter o driver. Então, geralmente, usam o Noveuau. Infelizmente, não existe muita coisa que você possa fazer para mitigar esse problema. A única alternativa viável, caso você esteja tendo muitos problemas, é tentar usar o Windows, de preferência alguma versão LTSC (sem bloatware, para não consumir recursos do hardware) e usar o SDIO para atualizar os drivers da placa de vídeo dedicada e integrada para a última versão suportada pelo fabricante. Neste aspecto, o Windows consegue ser um pouco melhor de lidar do que o Linux, já que é possível você ter um driver de 10-15 anos sem conflitos na máquina e ainda ter um desempenho decente.

1 curtida

Faça reclock da sua GPU que o clock vai aumentar bastante, reclock nas placas da Nvidia não é overclock.
Reclock é quando a GPU sai do modo de economia de energia e vai para o modo performance.
O reclock no nouveal ainda não é automático, mas existe tutorial na internet de como fazer a seleção do modo e ate um script LUA no github para fazer isso.

Vc pode acompanhar o desenvolvimento do reclock da sua GPU neste site oficial do nouveal:

Em “performance level” ou seja, se vc pode setar niveis diferentes de performance esta como “MOSTLY”.

Vc pode achar chato setar o modo performance sempre que for rodar algo pesado, mas não tem outro jeito.

A o código da sua GPU na pagina é “NVC0” ou “NVE0”.

Talvez ajude mas não há garantia que funcione, se a base ainda for 22.04 pode ser que funcione

Geralmente o Arch com o AUR tem o driver

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.