[RESOLVIDO] Como me tornar um Mirror de distro

Vejo poucos mirrors brasileiros de distros Linux quando vou baixar alguam distro pra testar como foi o caso do Linux Mint que só tinha 2 mirrors.
Como me tornar um mirror de distro Linux?
Sei de antemão que meu plano de hospedagem tem que mudar pra Cloud por conta dos acessos e acho o Linux Mint uma boa pra eu começar.
Alguém aqui faz mirror ou sabe como fazer e quer compartilhar a experiência ou dar sugestão?
Obrigado.

1 curtida

Aqui no Brasil, você pode pedir a criação do espelho - gratuitamente - para qualquer Universidade Federal que preste esse serviço.

A princípio do espelho do Paraná é o melhor do país. Tem estrutura para um fluxo de informações bem elevado.

Seria importante haver um espelho em Fortaleza (na entrada de internet no país); mas a UFCE (e nem o IF) prestam esse serviço (ainda!). Quem mora no Nordeste, as vezes tem velocidades melhores ao se conectar com espelho gringo. Eu sou do RS, e o espelho do Paraná atendente perfeitamente bem.

Os problemas seriam a galera do Norte (como tem na UFAM, tá de boa). E no nordeste… A UFAL (Alagoas) tem espelho; mas a estrutura é fraca - melhor seria no Ceará.

Aqui vc informações sobre como criar o espelho (c/ rsync):

1 curtida

Aqui (RJ) sempre tenho o dobro da velocidade com mirror americano. Minha taxa máxima são de 12mb/s e com o mirror do paraná chega muito mal aos 7mb/s.

1 curtida

Eu sempre uso o que estiver com a melhor taxa de transferência. Nos últimos tempos é a UFAL, mas outras tantas vezes a melhor foi a UFCA, ou a UFAM, as vezes a Usp e a ufpr…

Captura%20de%20tela_2019-05-21_18-50-38

Captura%20de%20tela_2019-05-21_18-51-36

1 curtida

@rodrigoluna, sei que este post tem mais de um ano, mas estava curioso a respeito dos mirros e o encontrei.

O que acho curioso é que temos um do Globo.com.
Alguém sabe pq?
Qual seria o interesse?

Obrigado

Não só a Globo, como a Locaweb. Imagino que por usarem serviços de servidor de maneira bem intensiva, talvez tenham feito algum acordo com a Canonical para conseguir um desconto na manutenção de seus servidores. Algo como “hospedamos pra vcs e vcs nos cobram menos pra cuidar dos nossos servidores”. Mas o que disse é puro palpite

1 curtida

@Rodrigo_Chile, não posso discordar, pois não sei o que rola. Mas gostei da sua ideia. Procurei alguma noticia, mas nada.

Enfim, obrigado.

1 curtida